Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GABRIEL, Marcos Naadison.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23461
Resumo: Este relato de experiência busca analisar um projeto de extensão na escola da comunidade do Assentamento Oziel Pereira, no município de Remígio-PB do ano de 2017 a 2019. A escolha da extensão foi motivada pelo Programa de Educação Tutorial de História, PET História que desde 2017 vem realizando esse projeto político pedagógico, tendo como objetivo levar uma educação emancipatória dentro do prisma do conceito de Educação do Campo. Com isso, este trabalho se apresenta como experiência para a formação de professor, na qual trago como objetivo o relato e a análise da experiência adquirida no processo de ensino aprendizagem do PET na escola do campo. Dessa forma, a metodologia utilizada foram a partir das pesquisas e dos debates de leituras sobre Educação do Campo e de um ensino contextualizado no programa, utilizando os Marcos Normativos da Educação do Campo, as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas escolas do campo, como também as produções de materiais produzidos e colhidos durante a extensão. Logo, para concretizar o trabalho dialogamos com os conceitos de educação do campo em autores como Miguel Arroyo e Roseli Salete Caldart, e de práticas pedagógicas e educação popular de Paulo Freire.
id UFCG_d940593c6b3b38d2ae6e8299a5ac1b42
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23461
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).Experience report in Rural Education: the extension of PET História at Escola Paulo Freire do Settlement Oziel Pereira (Remígio-PB).Educação do CampoRelato de experiênciaEducação emancipatóriaDireitos educacionaisPET História - UFCGFormação docente - HistóriaEscola Paulo Freire – Remígio - PBAssentamento Oziel Pereira – Remígio - PBField EducationExperience reportEmancipatory educationEducational rightsPET History - UFCGTeacher training - HistoryPaulo Freire School – Remígio - PBOziel Settlement Pereira – Remígio – PBEste relato de experiência busca analisar um projeto de extensão na escola da comunidade do Assentamento Oziel Pereira, no município de Remígio-PB do ano de 2017 a 2019. A escolha da extensão foi motivada pelo Programa de Educação Tutorial de História, PET História que desde 2017 vem realizando esse projeto político pedagógico, tendo como objetivo levar uma educação emancipatória dentro do prisma do conceito de Educação do Campo. Com isso, este trabalho se apresenta como experiência para a formação de professor, na qual trago como objetivo o relato e a análise da experiência adquirida no processo de ensino aprendizagem do PET na escola do campo. Dessa forma, a metodologia utilizada foram a partir das pesquisas e dos debates de leituras sobre Educação do Campo e de um ensino contextualizado no programa, utilizando os Marcos Normativos da Educação do Campo, as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas escolas do campo, como também as produções de materiais produzidos e colhidos durante a extensão. Logo, para concretizar o trabalho dialogamos com os conceitos de educação do campo em autores como Miguel Arroyo e Roseli Salete Caldart, e de práticas pedagógicas e educação popular de Paulo Freire.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAIRES, José Luciano de Queiroz.AIRES, J. L. Q.http://lattes.cnpq.br/2038792803917117FRANÇA, Damiana de Matos Costa.ARAÚJO, Roberta dos Santos.GABRIEL, Marcos Naadison.2021-102022-02-07T11:42:02Z2022-02-072022-02-07T11:42:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23461GABRIEL, Marcos Naadison. Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB). 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso – Relato de Experiência (Curso de Licenciatura em História) Universidade Federal de Campina Grande; Centro de Humanidades. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-07T11:42:41Zoai:localhost:riufcg/23461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-07T11:42:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).
Experience report in Rural Education: the extension of PET História at Escola Paulo Freire do Settlement Oziel Pereira (Remígio-PB).
title Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).
spellingShingle Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).
GABRIEL, Marcos Naadison.
Educação do Campo
Relato de experiência
Educação emancipatória
Direitos educacionais
PET História - UFCG
Formação docente - História
Escola Paulo Freire – Remígio - PB
Assentamento Oziel Pereira – Remígio - PB
Field Education
Experience report
Emancipatory education
Educational rights
PET History - UFCG
Teacher training - History
Paulo Freire School – Remígio - PB
Oziel Settlement Pereira – Remígio – PB
title_short Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).
title_full Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).
title_fullStr Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).
title_full_unstemmed Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).
title_sort Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).
author GABRIEL, Marcos Naadison.
author_facet GABRIEL, Marcos Naadison.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AIRES, José Luciano de Queiroz.
AIRES, J. L. Q.
http://lattes.cnpq.br/2038792803917117
FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
ARAÚJO, Roberta dos Santos.
dc.contributor.author.fl_str_mv GABRIEL, Marcos Naadison.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Relato de experiência
Educação emancipatória
Direitos educacionais
PET História - UFCG
Formação docente - História
Escola Paulo Freire – Remígio - PB
Assentamento Oziel Pereira – Remígio - PB
Field Education
Experience report
Emancipatory education
Educational rights
PET History - UFCG
Teacher training - History
Paulo Freire School – Remígio - PB
Oziel Settlement Pereira – Remígio – PB
topic Educação do Campo
Relato de experiência
Educação emancipatória
Direitos educacionais
PET História - UFCG
Formação docente - História
Escola Paulo Freire – Remígio - PB
Assentamento Oziel Pereira – Remígio - PB
Field Education
Experience report
Emancipatory education
Educational rights
PET History - UFCG
Teacher training - History
Paulo Freire School – Remígio - PB
Oziel Settlement Pereira – Remígio – PB
description Este relato de experiência busca analisar um projeto de extensão na escola da comunidade do Assentamento Oziel Pereira, no município de Remígio-PB do ano de 2017 a 2019. A escolha da extensão foi motivada pelo Programa de Educação Tutorial de História, PET História que desde 2017 vem realizando esse projeto político pedagógico, tendo como objetivo levar uma educação emancipatória dentro do prisma do conceito de Educação do Campo. Com isso, este trabalho se apresenta como experiência para a formação de professor, na qual trago como objetivo o relato e a análise da experiência adquirida no processo de ensino aprendizagem do PET na escola do campo. Dessa forma, a metodologia utilizada foram a partir das pesquisas e dos debates de leituras sobre Educação do Campo e de um ensino contextualizado no programa, utilizando os Marcos Normativos da Educação do Campo, as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas escolas do campo, como também as produções de materiais produzidos e colhidos durante a extensão. Logo, para concretizar o trabalho dialogamos com os conceitos de educação do campo em autores como Miguel Arroyo e Roseli Salete Caldart, e de práticas pedagógicas e educação popular de Paulo Freire.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2022-02-07T11:42:02Z
2022-02-07
2022-02-07T11:42:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23461
GABRIEL, Marcos Naadison. Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB). 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso – Relato de Experiência (Curso de Licenciatura em História) Universidade Federal de Campina Grande; Centro de Humanidades. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23461
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23461
identifier_str_mv GABRIEL, Marcos Naadison. Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB). 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso – Relato de Experiência (Curso de Licenciatura em História) Universidade Federal de Campina Grande; Centro de Humanidades. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744525281722368