Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Cristiane Brasilino Soares.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764
Resumo: O comprometimento corresponde ao vínculo estabelecido pelo indivíduo através da identificação, dedicação, compromisso e forte sentimento positivo ou de lealdade em relação a sua carreira / trabalho / organização. Este tema pode ser analisado em praticamente todas as organizações e pode ser investigado sob diferentes perspectivas, com foco em diversos objetos sociais. Com o objetivo de analisar o comprometimento organizacional de docentes de instituições de ensino superior públicas, foi realizada a presente pesquisa, que teve como base teórica conceitos sobre comprometimento, com destaque ao comprometimento organizacional. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva, e como técnica de coleta de dados foi aplicado questionário, composto por questões abertas e fechadas, baseado na Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), que foi elaborada e validada por Medeiros (2003), com o objetivo de mensurar o construto e seus indicadores no contexto brasileiro. A análise dos dados foi quantiqualitativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que os professores das duas instituições públicas pesquisadas são comprometidos e estão no mesmo nível em todas as bases, não apresentando diferenças significativas entre as instituições.
id UFCG_dad5fb4086a8ef4c63c5b3bfa5caba3c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5764
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.Organizational commitment: a study among professors of the public HEI Administration course in Campina Grande, PB.Comprometimento organizacionalInstituições de ensino superior públicasDocentesOrganizational commitmentPublic institutions of higher educationProfessorsAdministraçãoO comprometimento corresponde ao vínculo estabelecido pelo indivíduo através da identificação, dedicação, compromisso e forte sentimento positivo ou de lealdade em relação a sua carreira / trabalho / organização. Este tema pode ser analisado em praticamente todas as organizações e pode ser investigado sob diferentes perspectivas, com foco em diversos objetos sociais. Com o objetivo de analisar o comprometimento organizacional de docentes de instituições de ensino superior públicas, foi realizada a presente pesquisa, que teve como base teórica conceitos sobre comprometimento, com destaque ao comprometimento organizacional. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva, e como técnica de coleta de dados foi aplicado questionário, composto por questões abertas e fechadas, baseado na Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), que foi elaborada e validada por Medeiros (2003), com o objetivo de mensurar o construto e seus indicadores no contexto brasileiro. A análise dos dados foi quantiqualitativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que os professores das duas instituições públicas pesquisadas são comprometidos e estão no mesmo nível em todas as bases, não apresentando diferenças significativas entre as instituições.The commitment corresponds to the link established by the individual by identifying, dedication, compromise and strong positive feeling or loyalty to your career / job / organization. This theme can be analyzed in almost all organizations and can be investigated from different perspectives, focusing on various social objects. With the aim of analyzing the organizational commitment of professors of public institutions, this research was conducted, which had as theoretical concepts based on commitment, especially when organizational commitment was made. Methodologically, it was opted for a descriptive research, and as a technique for data collection, questionnaires were applied with open and closed questions, based on the Scale Bases of Organizational Commitment (EBACO), which was developed and validated by Medeiros (2003) with the aim of measuring the construct and its indicators in the Brazilian context. The data analysis was quantitative and qualitative. According to the results, it was found that teachers in public institutions surveyed are compromised and are at the same level in all bases, with no significant differences between the institutions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCALDAS, Patrícia Trindade.CALDAS, P. T.http://lattes.cnpq.br/3773621529263860SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.SIEBRA, S. S. B.http://lattes.cnpq.br/1732301263739249ALENCAR, Luciene Firmo.ALENCAR, L. F.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337BARROS, Cristiane Brasilino Soares.20142019-08-13T18:49:00Z2019-08-132019-08-13T18:49:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764BARROS, Cristiane Brasilino Soares. Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. 2014. 71 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-27T17:44:26Zoai:localhost:riufcg/5764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T17:44:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.
Organizational commitment: a study among professors of the public HEI Administration course in Campina Grande, PB.
title Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.
spellingShingle Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.
BARROS, Cristiane Brasilino Soares.
Comprometimento organizacional
Instituições de ensino superior públicas
Docentes
Organizational commitment
Public institutions of higher education
Professors
Administração
title_short Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.
title_full Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.
title_fullStr Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.
title_full_unstemmed Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.
title_sort Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.
author BARROS, Cristiane Brasilino Soares.
author_facet BARROS, Cristiane Brasilino Soares.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CALDAS, Patrícia Trindade.
CALDAS, P. T.
http://lattes.cnpq.br/3773621529263860
SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.
SIEBRA, S. S. B.
http://lattes.cnpq.br/1732301263739249
ALENCAR, Luciene Firmo.
ALENCAR, L. F.
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Cristiane Brasilino Soares.
dc.subject.por.fl_str_mv Comprometimento organizacional
Instituições de ensino superior públicas
Docentes
Organizational commitment
Public institutions of higher education
Professors
Administração
topic Comprometimento organizacional
Instituições de ensino superior públicas
Docentes
Organizational commitment
Public institutions of higher education
Professors
Administração
description O comprometimento corresponde ao vínculo estabelecido pelo indivíduo através da identificação, dedicação, compromisso e forte sentimento positivo ou de lealdade em relação a sua carreira / trabalho / organização. Este tema pode ser analisado em praticamente todas as organizações e pode ser investigado sob diferentes perspectivas, com foco em diversos objetos sociais. Com o objetivo de analisar o comprometimento organizacional de docentes de instituições de ensino superior públicas, foi realizada a presente pesquisa, que teve como base teórica conceitos sobre comprometimento, com destaque ao comprometimento organizacional. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva, e como técnica de coleta de dados foi aplicado questionário, composto por questões abertas e fechadas, baseado na Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), que foi elaborada e validada por Medeiros (2003), com o objetivo de mensurar o construto e seus indicadores no contexto brasileiro. A análise dos dados foi quantiqualitativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que os professores das duas instituições públicas pesquisadas são comprometidos e estão no mesmo nível em todas as bases, não apresentando diferenças significativas entre as instituições.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-08-13T18:49:00Z
2019-08-13
2019-08-13T18:49:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764
BARROS, Cristiane Brasilino Soares. Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. 2014. 71 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764
identifier_str_mv BARROS, Cristiane Brasilino Soares. Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. 2014. 71 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386297167872