Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764 |
Resumo: | O comprometimento corresponde ao vínculo estabelecido pelo indivíduo através da identificação, dedicação, compromisso e forte sentimento positivo ou de lealdade em relação a sua carreira / trabalho / organização. Este tema pode ser analisado em praticamente todas as organizações e pode ser investigado sob diferentes perspectivas, com foco em diversos objetos sociais. Com o objetivo de analisar o comprometimento organizacional de docentes de instituições de ensino superior públicas, foi realizada a presente pesquisa, que teve como base teórica conceitos sobre comprometimento, com destaque ao comprometimento organizacional. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva, e como técnica de coleta de dados foi aplicado questionário, composto por questões abertas e fechadas, baseado na Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), que foi elaborada e validada por Medeiros (2003), com o objetivo de mensurar o construto e seus indicadores no contexto brasileiro. A análise dos dados foi quantiqualitativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que os professores das duas instituições públicas pesquisadas são comprometidos e estão no mesmo nível em todas as bases, não apresentando diferenças significativas entre as instituições. |
id |
UFCG_dad5fb4086a8ef4c63c5b3bfa5caba3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5764 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.Organizational commitment: a study among professors of the public HEI Administration course in Campina Grande, PB.Comprometimento organizacionalInstituições de ensino superior públicasDocentesOrganizational commitmentPublic institutions of higher educationProfessorsAdministraçãoO comprometimento corresponde ao vínculo estabelecido pelo indivíduo através da identificação, dedicação, compromisso e forte sentimento positivo ou de lealdade em relação a sua carreira / trabalho / organização. Este tema pode ser analisado em praticamente todas as organizações e pode ser investigado sob diferentes perspectivas, com foco em diversos objetos sociais. Com o objetivo de analisar o comprometimento organizacional de docentes de instituições de ensino superior públicas, foi realizada a presente pesquisa, que teve como base teórica conceitos sobre comprometimento, com destaque ao comprometimento organizacional. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva, e como técnica de coleta de dados foi aplicado questionário, composto por questões abertas e fechadas, baseado na Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), que foi elaborada e validada por Medeiros (2003), com o objetivo de mensurar o construto e seus indicadores no contexto brasileiro. A análise dos dados foi quantiqualitativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que os professores das duas instituições públicas pesquisadas são comprometidos e estão no mesmo nível em todas as bases, não apresentando diferenças significativas entre as instituições.The commitment corresponds to the link established by the individual by identifying, dedication, compromise and strong positive feeling or loyalty to your career / job / organization. This theme can be analyzed in almost all organizations and can be investigated from different perspectives, focusing on various social objects. With the aim of analyzing the organizational commitment of professors of public institutions, this research was conducted, which had as theoretical concepts based on commitment, especially when organizational commitment was made. Methodologically, it was opted for a descriptive research, and as a technique for data collection, questionnaires were applied with open and closed questions, based on the Scale Bases of Organizational Commitment (EBACO), which was developed and validated by Medeiros (2003) with the aim of measuring the construct and its indicators in the Brazilian context. The data analysis was quantitative and qualitative. According to the results, it was found that teachers in public institutions surveyed are compromised and are at the same level in all bases, with no significant differences between the institutions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCALDAS, Patrícia Trindade.CALDAS, P. T.http://lattes.cnpq.br/3773621529263860SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.SIEBRA, S. S. B.http://lattes.cnpq.br/1732301263739249ALENCAR, Luciene Firmo.ALENCAR, L. F.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337BARROS, Cristiane Brasilino Soares.20142019-08-13T18:49:00Z2019-08-132019-08-13T18:49:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764BARROS, Cristiane Brasilino Soares. Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. 2014. 71 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-27T17:44:26Zoai:localhost:riufcg/5764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T17:44:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. Organizational commitment: a study among professors of the public HEI Administration course in Campina Grande, PB. |
title |
Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. |
spellingShingle |
Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. BARROS, Cristiane Brasilino Soares. Comprometimento organizacional Instituições de ensino superior públicas Docentes Organizational commitment Public institutions of higher education Professors Administração |
title_short |
Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. |
title_full |
Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. |
title_fullStr |
Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. |
title_full_unstemmed |
Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. |
title_sort |
Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. |
author |
BARROS, Cristiane Brasilino Soares. |
author_facet |
BARROS, Cristiane Brasilino Soares. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CALDAS, Patrícia Trindade. CALDAS, P. T. http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto. SIEBRA, S. S. B. http://lattes.cnpq.br/1732301263739249 ALENCAR, Luciene Firmo. ALENCAR, L. F. http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, Cristiane Brasilino Soares. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comprometimento organizacional Instituições de ensino superior públicas Docentes Organizational commitment Public institutions of higher education Professors Administração |
topic |
Comprometimento organizacional Instituições de ensino superior públicas Docentes Organizational commitment Public institutions of higher education Professors Administração |
description |
O comprometimento corresponde ao vínculo estabelecido pelo indivíduo através da identificação, dedicação, compromisso e forte sentimento positivo ou de lealdade em relação a sua carreira / trabalho / organização. Este tema pode ser analisado em praticamente todas as organizações e pode ser investigado sob diferentes perspectivas, com foco em diversos objetos sociais. Com o objetivo de analisar o comprometimento organizacional de docentes de instituições de ensino superior públicas, foi realizada a presente pesquisa, que teve como base teórica conceitos sobre comprometimento, com destaque ao comprometimento organizacional. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva, e como técnica de coleta de dados foi aplicado questionário, composto por questões abertas e fechadas, baseado na Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), que foi elaborada e validada por Medeiros (2003), com o objetivo de mensurar o construto e seus indicadores no contexto brasileiro. A análise dos dados foi quantiqualitativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que os professores das duas instituições públicas pesquisadas são comprometidos e estão no mesmo nível em todas as bases, não apresentando diferenças significativas entre as instituições. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-08-13T18:49:00Z 2019-08-13 2019-08-13T18:49:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764 BARROS, Cristiane Brasilino Soares. Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. 2014. 71 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764 |
identifier_str_mv |
BARROS, Cristiane Brasilino Soares. Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. 2014. 71 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744386297167872 |