Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Roberg Januário dos.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
Resumo: Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa (2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006).
id UFCG_db184a2a4e691ccdc99a6f48cf16e055
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34303
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.Identity and history teaching in Assu: a research experience in Sertão Potiguar.Identidade e ensino de HistóriaEnsino de HistóriaAssú - RN - ensino de HistóriaSertão Potiguar - ensino de HistóriaProjeto Açu sob o olhar de ClioProjeto Açu sob o olhar de ClioHistória local - Assú - RNIdentity and History teachingTeaching HistoryAssú - RN - History teachingSertão Potiguar - History teachingAçu Project under the eyes of ClioAçu Project under the eyes of ClioLocal history - Assú - RNHistória.Educação.Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa (2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-05T11:53:47Z2024-02-052024-02-05T11:53:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303porSANTOS, Roberg Januário dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-05T11:54:11Zoai:localhost:riufcg/34303Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-05T11:54:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.
Identity and history teaching in Assu: a research experience in Sertão Potiguar.
title Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.
spellingShingle Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.
SANTOS, Roberg Januário dos.
Identidade e ensino de História
Ensino de História
Assú - RN - ensino de História
Sertão Potiguar - ensino de História
Projeto Açu sob o olhar de Clio
Projeto Açu sob o olhar de Clio
História local - Assú - RN
Identity and History teaching
Teaching History
Assú - RN - History teaching
Sertão Potiguar - History teaching
Açu Project under the eyes of Clio
Açu Project under the eyes of Clio
Local history - Assú - RN
História.
Educação.
title_short Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.
title_full Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.
title_fullStr Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.
title_full_unstemmed Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.
title_sort Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.
author SANTOS, Roberg Januário dos.
author_facet SANTOS, Roberg Januário dos.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Roberg Januário dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade e ensino de História
Ensino de História
Assú - RN - ensino de História
Sertão Potiguar - ensino de História
Projeto Açu sob o olhar de Clio
Projeto Açu sob o olhar de Clio
História local - Assú - RN
Identity and History teaching
Teaching History
Assú - RN - History teaching
Sertão Potiguar - History teaching
Açu Project under the eyes of Clio
Açu Project under the eyes of Clio
Local history - Assú - RN
História.
Educação.
topic Identidade e ensino de História
Ensino de História
Assú - RN - ensino de História
Sertão Potiguar - ensino de História
Projeto Açu sob o olhar de Clio
Projeto Açu sob o olhar de Clio
História local - Assú - RN
Identity and History teaching
Teaching History
Assú - RN - History teaching
Sertão Potiguar - History teaching
Açu Project under the eyes of Clio
Açu Project under the eyes of Clio
Local history - Assú - RN
História.
Educação.
description Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa (2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-02-05T11:53:47Z
2024-02-05
2024-02-05T11:53:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
identifier_str_mv SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744611456843776