Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303 |
Resumo: | Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa (2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006). |
id |
UFCG_db184a2a4e691ccdc99a6f48cf16e055 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34303 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.Identity and history teaching in Assu: a research experience in Sertão Potiguar.Identidade e ensino de HistóriaEnsino de HistóriaAssú - RN - ensino de HistóriaSertão Potiguar - ensino de HistóriaProjeto Açu sob o olhar de ClioProjeto Açu sob o olhar de ClioHistória local - Assú - RNIdentity and History teachingTeaching HistoryAssú - RN - History teachingSertão Potiguar - History teachingAçu Project under the eyes of ClioAçu Project under the eyes of ClioLocal history - Assú - RNHistória.Educação.Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa (2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-05T11:53:47Z2024-02-052024-02-05T11:53:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303porSANTOS, Roberg Januário dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-05T11:54:11Zoai:localhost:riufcg/34303Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-05T11:54:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. Identity and history teaching in Assu: a research experience in Sertão Potiguar. |
title |
Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. |
spellingShingle |
Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de História Ensino de História Assú - RN - ensino de História Sertão Potiguar - ensino de História Projeto Açu sob o olhar de Clio Projeto Açu sob o olhar de Clio História local - Assú - RN Identity and History teaching Teaching History Assú - RN - History teaching Sertão Potiguar - History teaching Açu Project under the eyes of Clio Açu Project under the eyes of Clio Local history - Assú - RN História. Educação. |
title_short |
Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. |
title_full |
Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. |
title_fullStr |
Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. |
title_full_unstemmed |
Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. |
title_sort |
Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. |
author |
SANTOS, Roberg Januário dos. |
author_facet |
SANTOS, Roberg Januário dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Roberg Januário dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade e ensino de História Ensino de História Assú - RN - ensino de História Sertão Potiguar - ensino de História Projeto Açu sob o olhar de Clio Projeto Açu sob o olhar de Clio História local - Assú - RN Identity and History teaching Teaching History Assú - RN - History teaching Sertão Potiguar - History teaching Açu Project under the eyes of Clio Açu Project under the eyes of Clio Local history - Assú - RN História. Educação. |
topic |
Identidade e ensino de História Ensino de História Assú - RN - ensino de História Sertão Potiguar - ensino de História Projeto Açu sob o olhar de Clio Projeto Açu sob o olhar de Clio História local - Assú - RN Identity and History teaching Teaching History Assú - RN - History teaching Sertão Potiguar - History teaching Açu Project under the eyes of Clio Açu Project under the eyes of Clio Local history - Assú - RN História. Educação. |
description |
Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa (2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-02-05T11:53:47Z 2024-02-05 2024-02-05T11:53:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303 SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744611456843776 |