A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Mylena Vicente da.
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: SÁ, arolina Figueiredo de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519
Resumo: O propósito deste trabalho é refletir sobre experiência no âmbito do Programa de Monitoria Inclusiva implementado no CDSA/UFCG. Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Programa tem a finalidade de promover a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ambiente acadêmico (UFCG, 2022). A discussão apresenta a perspectiva de uma monitora e de sua orientadora sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre o Programa também é descrita e analisada. Como fundamentação teórica, são mapeados trabalhos acerca da Monitoria Inclusiva na Universidade (CASTOLDI, et al, 2023; SANTOS, 2024), bem como são discutidos conceitos basilares sobre a temática (LIBERALESSO; LACERDA, 2020; CAMARGO, 2009). Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL, 1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do autismo em Instituições do Ensino Superior. Adotando abordagem qualitativa quanto a metodologia (MORESI, 2023), é assumida perspectiva democrática e inclusiva quanto a mediação pedagógica do trabalho pedagógico. Apresenta-se a cronologia das atividades desenvolvidas e as particularidades que ocorreram ao longo desta monitoria inclusiva, sendo descritas as principais dificuldades enfrentadas pelo monitorando e pela monitora durante o período letivo. Quanto aos principais resultados, verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas disciplinas matriculadas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período. O apoio acadêmico para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino-aprendizagem quanto ao letramento digital; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do Programa de Monitoria Inclusiva para o avanço da inclusão educacional no campus do CDSA-UFCG, bem como a necessidade de sua consolidação e ampliação.
id UFCG_db379349a28d22834bceb67e375b46bd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36519
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.The importance of inclusive monitoring in higher education: a report of an experience at cdsa/ufcg.Monitoria inclusivaEnsino superiorRelato de experiência - educação inclusivaTranstorno do Espectro Autista - TEAInclusãoCDSA UFCG - monitoria inclusivaNecessidades educacionais específicasInclusive monitoringUniversity educationExperience report - inclusive educationAutism Spectrum Disorder - ASDInclusionCDSA UFCG - inclusive monitoringSpecific educational needsEducação.O propósito deste trabalho é refletir sobre experiência no âmbito do Programa de Monitoria Inclusiva implementado no CDSA/UFCG. Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Programa tem a finalidade de promover a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ambiente acadêmico (UFCG, 2022). A discussão apresenta a perspectiva de uma monitora e de sua orientadora sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre o Programa também é descrita e analisada. Como fundamentação teórica, são mapeados trabalhos acerca da Monitoria Inclusiva na Universidade (CASTOLDI, et al, 2023; SANTOS, 2024), bem como são discutidos conceitos basilares sobre a temática (LIBERALESSO; LACERDA, 2020; CAMARGO, 2009). Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL, 1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do autismo em Instituições do Ensino Superior. Adotando abordagem qualitativa quanto a metodologia (MORESI, 2023), é assumida perspectiva democrática e inclusiva quanto a mediação pedagógica do trabalho pedagógico. Apresenta-se a cronologia das atividades desenvolvidas e as particularidades que ocorreram ao longo desta monitoria inclusiva, sendo descritas as principais dificuldades enfrentadas pelo monitorando e pela monitora durante o período letivo. Quanto aos principais resultados, verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas disciplinas matriculadas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período. O apoio acadêmico para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino-aprendizagem quanto ao letramento digital; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do Programa de Monitoria Inclusiva para o avanço da inclusão educacional no campus do CDSA-UFCG, bem como a necessidade de sua consolidação e ampliação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20242024-07-08T15:04:20Z2024-07-082024-07-08T15:04:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519SILVA, Mylena Vicente da; SÁ, Carolina Figueiredo de. A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 5, 2024. Anais [...] Campina Grande - PB, Universidade Estadual da Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519porSILVA, Mylena Vicente da.SÁ, arolina Figueiredo de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-08T15:04:50Zoai:localhost:riufcg/36519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-08T15:04:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.
The importance of inclusive monitoring in higher education: a report of an experience at cdsa/ufcg.
title A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.
spellingShingle A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.
SILVA, Mylena Vicente da.
Monitoria inclusiva
Ensino superior
Relato de experiência - educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Inclusão
CDSA UFCG - monitoria inclusiva
Necessidades educacionais específicas
Inclusive monitoring
University education
Experience report - inclusive education
Autism Spectrum Disorder - ASD
Inclusion
CDSA UFCG - inclusive monitoring
Specific educational needs
Educação.
title_short A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.
title_full A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.
title_fullStr A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.
title_full_unstemmed A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.
title_sort A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.
author SILVA, Mylena Vicente da.
author_facet SILVA, Mylena Vicente da.
SÁ, arolina Figueiredo de.
author_role author
author2 SÁ, arolina Figueiredo de.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Mylena Vicente da.
SÁ, arolina Figueiredo de.
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria inclusiva
Ensino superior
Relato de experiência - educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Inclusão
CDSA UFCG - monitoria inclusiva
Necessidades educacionais específicas
Inclusive monitoring
University education
Experience report - inclusive education
Autism Spectrum Disorder - ASD
Inclusion
CDSA UFCG - inclusive monitoring
Specific educational needs
Educação.
topic Monitoria inclusiva
Ensino superior
Relato de experiência - educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Inclusão
CDSA UFCG - monitoria inclusiva
Necessidades educacionais específicas
Inclusive monitoring
University education
Experience report - inclusive education
Autism Spectrum Disorder - ASD
Inclusion
CDSA UFCG - inclusive monitoring
Specific educational needs
Educação.
description O propósito deste trabalho é refletir sobre experiência no âmbito do Programa de Monitoria Inclusiva implementado no CDSA/UFCG. Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Programa tem a finalidade de promover a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ambiente acadêmico (UFCG, 2022). A discussão apresenta a perspectiva de uma monitora e de sua orientadora sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre o Programa também é descrita e analisada. Como fundamentação teórica, são mapeados trabalhos acerca da Monitoria Inclusiva na Universidade (CASTOLDI, et al, 2023; SANTOS, 2024), bem como são discutidos conceitos basilares sobre a temática (LIBERALESSO; LACERDA, 2020; CAMARGO, 2009). Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL, 1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do autismo em Instituições do Ensino Superior. Adotando abordagem qualitativa quanto a metodologia (MORESI, 2023), é assumida perspectiva democrática e inclusiva quanto a mediação pedagógica do trabalho pedagógico. Apresenta-se a cronologia das atividades desenvolvidas e as particularidades que ocorreram ao longo desta monitoria inclusiva, sendo descritas as principais dificuldades enfrentadas pelo monitorando e pela monitora durante o período letivo. Quanto aos principais resultados, verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas disciplinas matriculadas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período. O apoio acadêmico para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino-aprendizagem quanto ao letramento digital; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do Programa de Monitoria Inclusiva para o avanço da inclusão educacional no campus do CDSA-UFCG, bem como a necessidade de sua consolidação e ampliação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-07-08T15:04:20Z
2024-07-08
2024-07-08T15:04:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519
SILVA, Mylena Vicente da; SÁ, Carolina Figueiredo de. A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 5, 2024. Anais [...] Campina Grande - PB, Universidade Estadual da Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519
identifier_str_mv SILVA, Mylena Vicente da; SÁ, Carolina Figueiredo de. A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 5, 2024. Anais [...] Campina Grande - PB, Universidade Estadual da Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744627984498688