Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Abel Júnior Batista.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930
Resumo: Com o advento da internet surgiu um novo modo de escrever em alguns gêneros digitais, a 'internet', que tem levado gramáticos e linguistas a se questionarem sobre essa nova linguagem que está se proliferando, principalmente entre os jovens na hora de escrever na internet por ser uma linguagem de escrita simplista, abreviada e que possibilita usar diversos recursos, dentre outros, imagéticos e sonoros. Neste trabalho monográfico, refletiremos sobre as interferências ocasionadas pela 'internet' no cotidiano linguístico de sala de aula dos alunos, resultado do uso freqüente de bate-papos no MSN, Orkut, facebook e outros. Na seqüência apresentaremos os conceitos de texto e discurso, segundo Travaglia (2009) e Bakhtin (2003), as concepções de oralidade e escrita na visão de Favero et. al. (2002) e Antunes (2003), gêneros textual/discursivo, como também a abordagem que os PCN's (2000) apresentam para o trabalho com a língua materna. Discorreremos sobre o conceito de língua numa visão sócio integracionista sob a ótica de Marcuschi (2008) e suas normas mediante os vários aspectos de sua heterogeneidade segundo Faraco (2008). Conceituamos os gêneros do discurso segundo Bakhtin (2003) e os gêneros textuais na visão de Marcuschi (2004) enfatizando os elementos composicionais do enunciado, suas características e os tipos textuais que estão inseridos em um determinado gênero. Por último discorreremos sob o advento da internet e o tratamento que os PCN's (2000) dão ao ensino de língua materna, como também o surgimento de novas linguagens, segundo Marcuschi & Xavier (2005).
id UFCG_db944f127b79c3141388c1a6bef5a847
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4930
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.From text to hypertext: Relevant discussions.Língua Portuguesa- textoHipertextoGênero textual- discursivoPortuguese Language - textHypertextTextual-discursive genreLetras - Língua Portuguesa.Com o advento da internet surgiu um novo modo de escrever em alguns gêneros digitais, a 'internet', que tem levado gramáticos e linguistas a se questionarem sobre essa nova linguagem que está se proliferando, principalmente entre os jovens na hora de escrever na internet por ser uma linguagem de escrita simplista, abreviada e que possibilita usar diversos recursos, dentre outros, imagéticos e sonoros. Neste trabalho monográfico, refletiremos sobre as interferências ocasionadas pela 'internet' no cotidiano linguístico de sala de aula dos alunos, resultado do uso freqüente de bate-papos no MSN, Orkut, facebook e outros. Na seqüência apresentaremos os conceitos de texto e discurso, segundo Travaglia (2009) e Bakhtin (2003), as concepções de oralidade e escrita na visão de Favero et. al. (2002) e Antunes (2003), gêneros textual/discursivo, como também a abordagem que os PCN's (2000) apresentam para o trabalho com a língua materna. Discorreremos sobre o conceito de língua numa visão sócio integracionista sob a ótica de Marcuschi (2008) e suas normas mediante os vários aspectos de sua heterogeneidade segundo Faraco (2008). Conceituamos os gêneros do discurso segundo Bakhtin (2003) e os gêneros textuais na visão de Marcuschi (2004) enfatizando os elementos composicionais do enunciado, suas características e os tipos textuais que estão inseridos em um determinado gênero. Por último discorreremos sob o advento da internet e o tratamento que os PCN's (2000) dão ao ensino de língua materna, como também o surgimento de novas linguagens, segundo Marcuschi & Xavier (2005).With the advent of the internet appeared a new way to write in some digitals genders, the 'intenetes' that has conducted grammarian and linguistics to question about this new language that is spreading, mainly among youngs in time to write in internet to be language to simple write, abreviated and possibilite to use recurse several, among others, images and sounds. In this monograph work, we going to analyse about the interference caused to 'internetes' in the linguistcs day by day to the pupils, result of the frequence use of to talking in MSN, orkut, facebook and others. In the sequence we going to the conceite of text and discuss, like Travaglia (2009) and Bakhtin (2003), the conceptions of discuss and written in the Favero's view at al. (2002) and Antunes (2003), textual genders/discuss, as so too the approach that PCN's (2000) to show to the work like the mother language. We'll speak about the conception of language in a sociointeracionsit view under Marcuschi's otic (2008) and its rules means the several aspects of its heterogenety according Faraco (2008). We conception the genders Bakhtin's discuss (2003) and the textual genders in the Marcuschi's view (2004) emphatezing the composeted elements of enunciated its characterist and the textual kinds that they are inserted in a gender determinated. At last we discovering under the advent of the internet and the treatment that PCN's (2000) it will give teach of mother language, like too the source of new languages, according Marcuschi and Xavier (2005).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBARROS, Alvanira Lucia de.BARROS, Alvanira Lucia de.http://lattes.cnpq.br/1175236007103349PEREIRA , Hérica Paiva.CASTRO , Onireves Monteiro de.BARROS, Abel Júnior Batista.2012-12-122019-07-18T15:40:55Z2019-07-182019-07-18T15:40:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930BARROS,Abel Júnior Batista. Do texto ao hipertexto: discussões pertinentes. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:40:13Zoai:localhost:riufcg/4930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:40:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.
From text to hypertext: Relevant discussions.
title Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.
spellingShingle Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.
BARROS, Abel Júnior Batista.
Língua Portuguesa- texto
Hipertexto
Gênero textual- discursivo
Portuguese Language - text
Hypertext
Textual-discursive genre
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.
title_full Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.
title_fullStr Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.
title_full_unstemmed Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.
title_sort Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.
author BARROS, Abel Júnior Batista.
author_facet BARROS, Abel Júnior Batista.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARROS, Alvanira Lucia de.
BARROS, Alvanira Lucia de.
http://lattes.cnpq.br/1175236007103349
PEREIRA , Hérica Paiva.
CASTRO , Onireves Monteiro de.
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Abel Júnior Batista.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa- texto
Hipertexto
Gênero textual- discursivo
Portuguese Language - text
Hypertext
Textual-discursive genre
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua Portuguesa- texto
Hipertexto
Gênero textual- discursivo
Portuguese Language - text
Hypertext
Textual-discursive genre
Letras - Língua Portuguesa.
description Com o advento da internet surgiu um novo modo de escrever em alguns gêneros digitais, a 'internet', que tem levado gramáticos e linguistas a se questionarem sobre essa nova linguagem que está se proliferando, principalmente entre os jovens na hora de escrever na internet por ser uma linguagem de escrita simplista, abreviada e que possibilita usar diversos recursos, dentre outros, imagéticos e sonoros. Neste trabalho monográfico, refletiremos sobre as interferências ocasionadas pela 'internet' no cotidiano linguístico de sala de aula dos alunos, resultado do uso freqüente de bate-papos no MSN, Orkut, facebook e outros. Na seqüência apresentaremos os conceitos de texto e discurso, segundo Travaglia (2009) e Bakhtin (2003), as concepções de oralidade e escrita na visão de Favero et. al. (2002) e Antunes (2003), gêneros textual/discursivo, como também a abordagem que os PCN's (2000) apresentam para o trabalho com a língua materna. Discorreremos sobre o conceito de língua numa visão sócio integracionista sob a ótica de Marcuschi (2008) e suas normas mediante os vários aspectos de sua heterogeneidade segundo Faraco (2008). Conceituamos os gêneros do discurso segundo Bakhtin (2003) e os gêneros textuais na visão de Marcuschi (2004) enfatizando os elementos composicionais do enunciado, suas características e os tipos textuais que estão inseridos em um determinado gênero. Por último discorreremos sob o advento da internet e o tratamento que os PCN's (2000) dão ao ensino de língua materna, como também o surgimento de novas linguagens, segundo Marcuschi & Xavier (2005).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-12
2019-07-18T15:40:55Z
2019-07-18
2019-07-18T15:40:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930
BARROS,Abel Júnior Batista. Do texto ao hipertexto: discussões pertinentes. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930
identifier_str_mv BARROS,Abel Júnior Batista. Do texto ao hipertexto: discussões pertinentes. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380867641344