Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930 |
Resumo: | Com o advento da internet surgiu um novo modo de escrever em alguns gêneros digitais, a 'internet', que tem levado gramáticos e linguistas a se questionarem sobre essa nova linguagem que está se proliferando, principalmente entre os jovens na hora de escrever na internet por ser uma linguagem de escrita simplista, abreviada e que possibilita usar diversos recursos, dentre outros, imagéticos e sonoros. Neste trabalho monográfico, refletiremos sobre as interferências ocasionadas pela 'internet' no cotidiano linguístico de sala de aula dos alunos, resultado do uso freqüente de bate-papos no MSN, Orkut, facebook e outros. Na seqüência apresentaremos os conceitos de texto e discurso, segundo Travaglia (2009) e Bakhtin (2003), as concepções de oralidade e escrita na visão de Favero et. al. (2002) e Antunes (2003), gêneros textual/discursivo, como também a abordagem que os PCN's (2000) apresentam para o trabalho com a língua materna. Discorreremos sobre o conceito de língua numa visão sócio integracionista sob a ótica de Marcuschi (2008) e suas normas mediante os vários aspectos de sua heterogeneidade segundo Faraco (2008). Conceituamos os gêneros do discurso segundo Bakhtin (2003) e os gêneros textuais na visão de Marcuschi (2004) enfatizando os elementos composicionais do enunciado, suas características e os tipos textuais que estão inseridos em um determinado gênero. Por último discorreremos sob o advento da internet e o tratamento que os PCN's (2000) dão ao ensino de língua materna, como também o surgimento de novas linguagens, segundo Marcuschi & Xavier (2005). |
id |
UFCG_db944f127b79c3141388c1a6bef5a847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4930 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.From text to hypertext: Relevant discussions.Língua Portuguesa- textoHipertextoGênero textual- discursivoPortuguese Language - textHypertextTextual-discursive genreLetras - Língua Portuguesa.Com o advento da internet surgiu um novo modo de escrever em alguns gêneros digitais, a 'internet', que tem levado gramáticos e linguistas a se questionarem sobre essa nova linguagem que está se proliferando, principalmente entre os jovens na hora de escrever na internet por ser uma linguagem de escrita simplista, abreviada e que possibilita usar diversos recursos, dentre outros, imagéticos e sonoros. Neste trabalho monográfico, refletiremos sobre as interferências ocasionadas pela 'internet' no cotidiano linguístico de sala de aula dos alunos, resultado do uso freqüente de bate-papos no MSN, Orkut, facebook e outros. Na seqüência apresentaremos os conceitos de texto e discurso, segundo Travaglia (2009) e Bakhtin (2003), as concepções de oralidade e escrita na visão de Favero et. al. (2002) e Antunes (2003), gêneros textual/discursivo, como também a abordagem que os PCN's (2000) apresentam para o trabalho com a língua materna. Discorreremos sobre o conceito de língua numa visão sócio integracionista sob a ótica de Marcuschi (2008) e suas normas mediante os vários aspectos de sua heterogeneidade segundo Faraco (2008). Conceituamos os gêneros do discurso segundo Bakhtin (2003) e os gêneros textuais na visão de Marcuschi (2004) enfatizando os elementos composicionais do enunciado, suas características e os tipos textuais que estão inseridos em um determinado gênero. Por último discorreremos sob o advento da internet e o tratamento que os PCN's (2000) dão ao ensino de língua materna, como também o surgimento de novas linguagens, segundo Marcuschi & Xavier (2005).With the advent of the internet appeared a new way to write in some digitals genders, the 'intenetes' that has conducted grammarian and linguistics to question about this new language that is spreading, mainly among youngs in time to write in internet to be language to simple write, abreviated and possibilite to use recurse several, among others, images and sounds. In this monograph work, we going to analyse about the interference caused to 'internetes' in the linguistcs day by day to the pupils, result of the frequence use of to talking in MSN, orkut, facebook and others. In the sequence we going to the conceite of text and discuss, like Travaglia (2009) and Bakhtin (2003), the conceptions of discuss and written in the Favero's view at al. (2002) and Antunes (2003), textual genders/discuss, as so too the approach that PCN's (2000) to show to the work like the mother language. We'll speak about the conception of language in a sociointeracionsit view under Marcuschi's otic (2008) and its rules means the several aspects of its heterogenety according Faraco (2008). We conception the genders Bakhtin's discuss (2003) and the textual genders in the Marcuschi's view (2004) emphatezing the composeted elements of enunciated its characterist and the textual kinds that they are inserted in a gender determinated. At last we discovering under the advent of the internet and the treatment that PCN's (2000) it will give teach of mother language, like too the source of new languages, according Marcuschi and Xavier (2005).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBARROS, Alvanira Lucia de.BARROS, Alvanira Lucia de.http://lattes.cnpq.br/1175236007103349PEREIRA , Hérica Paiva.CASTRO , Onireves Monteiro de.BARROS, Abel Júnior Batista.2012-12-122019-07-18T15:40:55Z2019-07-182019-07-18T15:40:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930BARROS,Abel Júnior Batista. Do texto ao hipertexto: discussões pertinentes. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:40:13Zoai:localhost:riufcg/4930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:40:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes. From text to hypertext: Relevant discussions. |
title |
Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes. |
spellingShingle |
Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes. BARROS, Abel Júnior Batista. Língua Portuguesa- texto Hipertexto Gênero textual- discursivo Portuguese Language - text Hypertext Textual-discursive genre Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes. |
title_full |
Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes. |
title_fullStr |
Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes. |
title_full_unstemmed |
Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes. |
title_sort |
Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes. |
author |
BARROS, Abel Júnior Batista. |
author_facet |
BARROS, Abel Júnior Batista. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BARROS, Alvanira Lucia de. BARROS, Alvanira Lucia de. http://lattes.cnpq.br/1175236007103349 PEREIRA , Hérica Paiva. CASTRO , Onireves Monteiro de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, Abel Júnior Batista. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa- texto Hipertexto Gênero textual- discursivo Portuguese Language - text Hypertext Textual-discursive genre Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Língua Portuguesa- texto Hipertexto Gênero textual- discursivo Portuguese Language - text Hypertext Textual-discursive genre Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Com o advento da internet surgiu um novo modo de escrever em alguns gêneros digitais, a 'internet', que tem levado gramáticos e linguistas a se questionarem sobre essa nova linguagem que está se proliferando, principalmente entre os jovens na hora de escrever na internet por ser uma linguagem de escrita simplista, abreviada e que possibilita usar diversos recursos, dentre outros, imagéticos e sonoros. Neste trabalho monográfico, refletiremos sobre as interferências ocasionadas pela 'internet' no cotidiano linguístico de sala de aula dos alunos, resultado do uso freqüente de bate-papos no MSN, Orkut, facebook e outros. Na seqüência apresentaremos os conceitos de texto e discurso, segundo Travaglia (2009) e Bakhtin (2003), as concepções de oralidade e escrita na visão de Favero et. al. (2002) e Antunes (2003), gêneros textual/discursivo, como também a abordagem que os PCN's (2000) apresentam para o trabalho com a língua materna. Discorreremos sobre o conceito de língua numa visão sócio integracionista sob a ótica de Marcuschi (2008) e suas normas mediante os vários aspectos de sua heterogeneidade segundo Faraco (2008). Conceituamos os gêneros do discurso segundo Bakhtin (2003) e os gêneros textuais na visão de Marcuschi (2004) enfatizando os elementos composicionais do enunciado, suas características e os tipos textuais que estão inseridos em um determinado gênero. Por último discorreremos sob o advento da internet e o tratamento que os PCN's (2000) dão ao ensino de língua materna, como também o surgimento de novas linguagens, segundo Marcuschi & Xavier (2005). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-12 2019-07-18T15:40:55Z 2019-07-18 2019-07-18T15:40:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930 BARROS,Abel Júnior Batista. Do texto ao hipertexto: discussões pertinentes. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930 |
identifier_str_mv |
BARROS,Abel Júnior Batista. Do texto ao hipertexto: discussões pertinentes. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744380867641344 |