Os gêneros textuais como objeto de ensino em cursos de pedagogia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Marina Batista de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28927
Resumo: As mudanças progressivas nas concepções de ensino da Língua Materna e ensino dos gêneros textuais nos levam a refletir sobre as discrepâncias que envolvem a formação do pedagogo e sua atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Partindo desse contexto e outras inquietações surgidas ao longo da nossa atuação profissional, perguntamos: Qual lugar que os gêneros textuais ocupam no currículo de cursos de Pedagogia de universidades públicas da Paraíba? Que implicações esse currículo traz para a formação do pedagogo e suas práticas de ensino? Buscando responder a estas questões investigativas, estabelecemos como objetivo geral: Investigar a configuração curricular da área de linguagem em cursos de Pedagogia, observando o lugar que o ensino dos gêneros textuais ocupa na formação do pedagogo. E como objetivos específicos: Mapear e discutir a organização e orientação curricular da área de linguagem em Cursos de Pedagogia, tomando como referência a perspectiva sociointeracionista de língua e sua abordagem de gêneros textuais; Analisar os gêneros textuais tomados como objeto de ensino em Cursos de Pedagogia de universidades públicas e por último; Discutir as implicações do currículo na perspectiva do ensino dos gêneros textuais para a formação do pedagogo e suas práticas de ensino. Trata-se de uma pesquisa documental, cuja análise se deteve em documentos curriculares (Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e ementas de disciplinas da área de Linguagem) de três Cursos de Pedagogia de instituições públicas da Paraíba. Embasaram nossa análise: Giroux (1987); Freire (1982); Saviani (2010); Arroyo (2011), Gatti (2016); Silva (2007); Bronckart (2006); Costa-Hubes (2012); Marcuschi (2014); Ribeiro (2014); Schneuwly; Dolz (2004) dentre outros. Os resultados encontrados apontam contradições e implicações: de um lado está a formação do pedagogo, onde a área de linguagem e o ensino dos gêneros ocupam um pequeno espaço nos currículos dos cursos; de outro estão os paradigmas contemporâneos de letramentos e as novas diretrizes curriculares, entre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que contemplam os gêneros textuais como objeto de ensino, o que requer dos professores o domínio de teorias e processos de didatização de gêneros capazes de formar alunos leitores críticos, produtores de textos e competentes usuários da língua. A negligência constatada em relação à área de linguagem e ao ensino dos gêneros textuais nos cursos de Pedagogia implicam numa formação deficitária, com possíveis desdobramentos nas práticas docentes que poderão, também, comprometer as competências linguísticas dos alunos no que se refere ao domínio dos gêneros que circulam nas diversas esferas sociais.
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spelling Os gêneros textuais como objeto de ensino em cursos de pedagogia.Textual genres as a teaching object in pedagogy courses.Gêneros textuaisFormação inicialPedagogiaCurrículoTextual genresInitial formationPedagogyCurriculumGéneros textualesFormación inicialPedagogíaPlan de estudiosGenres textuelsFormation initialeLa pédagogieEducação.As mudanças progressivas nas concepções de ensino da Língua Materna e ensino dos gêneros textuais nos levam a refletir sobre as discrepâncias que envolvem a formação do pedagogo e sua atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Partindo desse contexto e outras inquietações surgidas ao longo da nossa atuação profissional, perguntamos: Qual lugar que os gêneros textuais ocupam no currículo de cursos de Pedagogia de universidades públicas da Paraíba? Que implicações esse currículo traz para a formação do pedagogo e suas práticas de ensino? Buscando responder a estas questões investigativas, estabelecemos como objetivo geral: Investigar a configuração curricular da área de linguagem em cursos de Pedagogia, observando o lugar que o ensino dos gêneros textuais ocupa na formação do pedagogo. E como objetivos específicos: Mapear e discutir a organização e orientação curricular da área de linguagem em Cursos de Pedagogia, tomando como referência a perspectiva sociointeracionista de língua e sua abordagem de gêneros textuais; Analisar os gêneros textuais tomados como objeto de ensino em Cursos de Pedagogia de universidades públicas e por último; Discutir as implicações do currículo na perspectiva do ensino dos gêneros textuais para a formação do pedagogo e suas práticas de ensino. Trata-se de uma pesquisa documental, cuja análise se deteve em documentos curriculares (Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e ementas de disciplinas da área de Linguagem) de três Cursos de Pedagogia de instituições públicas da Paraíba. Embasaram nossa análise: Giroux (1987); Freire (1982); Saviani (2010); Arroyo (2011), Gatti (2016); Silva (2007); Bronckart (2006); Costa-Hubes (2012); Marcuschi (2014); Ribeiro (2014); Schneuwly; Dolz (2004) dentre outros. Os resultados encontrados apontam contradições e implicações: de um lado está a formação do pedagogo, onde a área de linguagem e o ensino dos gêneros ocupam um pequeno espaço nos currículos dos cursos; de outro estão os paradigmas contemporâneos de letramentos e as novas diretrizes curriculares, entre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que contemplam os gêneros textuais como objeto de ensino, o que requer dos professores o domínio de teorias e processos de didatização de gêneros capazes de formar alunos leitores críticos, produtores de textos e competentes usuários da língua. A negligência constatada em relação à área de linguagem e ao ensino dos gêneros textuais nos cursos de Pedagogia implicam numa formação deficitária, com possíveis desdobramentos nas práticas docentes que poderão, também, comprometer as competências linguísticas dos alunos no que se refere ao domínio dos gêneros que circulam nas diversas esferas sociais.The progressive variations in the concepts of Mother Tongue teaching and textual genres teaching lead us to reflect on the discrepancies that involve the formation of the pedagogue person and its performance in Early Childhood Education and Elementary School. Based on this context and other concerns that have arisen throughout our professional activity, we have asked: What place do textual genres occupy in the curriculum of Pedagogy courses at public universities in Paraiba? What implications does this curriculum bring to the pedagogues formation and their teaching practices? Looking for to answer these investigative questions, we have established as a general objective: Investigate the curricular configuration of the language area in Pedagogy courses, observing the place that the teaching of textual genres occupies in the formation of the pedagogue. And as specific objectives: To map, discuss the organization and curricular orientation of the language area in Pedagogy Courses, taking as a reference the socio-interactionist perspective of language and its approach to textual genres; To analyze the textual genres taken as an object of teaching in Pedagogy Courses of public universities and finally; Discuss the implications of the curriculum from the perspective of teaching textual genres for the education of pedagogues and their teaching practices. So, this is a documental research, whose analysis focused on curricular documents (Pedagogical Course Project (PPC) and course programs in the Language area) of three Pedagogy Courses from public institutions in Paraíba. To support our analysis, we used as a theoretical reference: Giroux (1987); Freire (1982); Saviani (2010); Arroyo (2011), Gatti (2016); Silva (2007); Bronckart (2006); Costa-Hubes (2012); Marcuschi (2014); Ribeiro (2014); Schneuwly; Dolz (2004), among others. The results point out contradictions and implications: on the one hand, there is the formation of the pedagogue, where the area of language and the teaching of genres occupy a small space in the course curriculum; on the other hand are the contemporary paradigms of literacies and the new curricular guidelines, among them the National Common Curricular Base (BNCC), which consider textual genres as an object of teaching, which requires teachers to master theories and processes of didactic genres capable of forming critical readers, text producers and competent language users. The negligence has observed in relation to the area of language and genres as a teaching object in Pedagogy courses denotes a deficient training, with possible consequences in teaching practices that may also compromise the linguistic competences of students with regard to the mastery of genres that circulate in different social spheres.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFCGRIBEIRO, Roziane Marinho.RIBEIRO, Roziane M.http://lattes.cnpq.br/9508938213112138RAMOS, Fabiana.SILVA, Valdecy Margarida da.MORAES, Marina Batista de.2021-11-182023-02-27T19:02:21Z2023-02-272023-02-27T19:02:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28927MORAES, M. Os gêneros textuais como objeto de ensino em cursos de pedagogia. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-02T19:40:38Zoai:localhost:riufcg/28927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-02T19:40:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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