Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463
Resumo: O presente trabalho objetivou discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do município de Sousa/PB. Para tanto, realizamos discussões e análises sobre o processo histórico do Sistema Prisional da antiguidade a Era moderna punições, também debatemos sobre o sistema prisional brasileiro e apresentamos o lócus da nossa pesquisa, bem como os dados coletados na pesquisa exploratória realizada com os apenados e docentes que lecionam a EJA na referida instituição. Tratou-se de uma pesquisa exploratória de campo e bibliográfica onde utilizamos autores, sites e leis que abordam o assunto. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a seis apenados que cumprem regime na referida Colônia Penal Agrícola e três professores/as que atuam na instituição. No entanto, a EJA conta com trinta e seis alunos matriculados e seis professores/as, porém, apenas seis apenados concordaram participar da pesquisa e três docentes. A coleta de dados se deu a luz de roteiro de pesquisa com questões abertas. A análise dos dados se processou através da técnica da análise de conteúdo, seguindo todos os seus parâmetros. Os dados foram reveladores de que os reclusos consideram a EJA como uma oportunidade para a contribuir na remição da pena, além de possibilitar a continuidade da sua formação, abrindo-lhes a mente para entender e perceber aspectos da realidade e da vida até então não conhecidos. Os/as docentes, consideram que a EJA também é uma oportunidade para o crescimento dos reclusos, mas apontaram que há questões que devem ser melhor analisadas, a exemplo da carga horária que inferior a destinada ao ensino regular, ampliação da utilização de materiais que possam contribuir para o aprimoramento do ensino aprendizagem, bem como um melhor investimento nas condições infra estruturais do ambiente de ensino. Isso posto, a EJA é de suma importância para o crescimento humano e pedagógico dos alunos da Colônia Penal, contudo necessita de um maior aparato e compromisso dos entes federados, para que realmente possa se configurar como estratégia de ressocialização dos egressos.
id UFCG_dc99dc3edaed9cfcda773afaa2f7c2bc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17463
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.Analyzing the effectiveness of Education for Youth and Adults (EJA) in the Agricultural Penal Colony of the Municipality of Sousa / PB.Educação de Jovens e AdultosSistema prisionalColônia Penal AgrícolaApenados e docentesRessocializaçãoYouth and Adult EducationPrison systemAgricultural Penal ColonyInmates and teachersResocializationServiço SocialO presente trabalho objetivou discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do município de Sousa/PB. Para tanto, realizamos discussões e análises sobre o processo histórico do Sistema Prisional da antiguidade a Era moderna punições, também debatemos sobre o sistema prisional brasileiro e apresentamos o lócus da nossa pesquisa, bem como os dados coletados na pesquisa exploratória realizada com os apenados e docentes que lecionam a EJA na referida instituição. Tratou-se de uma pesquisa exploratória de campo e bibliográfica onde utilizamos autores, sites e leis que abordam o assunto. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a seis apenados que cumprem regime na referida Colônia Penal Agrícola e três professores/as que atuam na instituição. No entanto, a EJA conta com trinta e seis alunos matriculados e seis professores/as, porém, apenas seis apenados concordaram participar da pesquisa e três docentes. A coleta de dados se deu a luz de roteiro de pesquisa com questões abertas. A análise dos dados se processou através da técnica da análise de conteúdo, seguindo todos os seus parâmetros. Os dados foram reveladores de que os reclusos consideram a EJA como uma oportunidade para a contribuir na remição da pena, além de possibilitar a continuidade da sua formação, abrindo-lhes a mente para entender e perceber aspectos da realidade e da vida até então não conhecidos. Os/as docentes, consideram que a EJA também é uma oportunidade para o crescimento dos reclusos, mas apontaram que há questões que devem ser melhor analisadas, a exemplo da carga horária que inferior a destinada ao ensino regular, ampliação da utilização de materiais que possam contribuir para o aprimoramento do ensino aprendizagem, bem como um melhor investimento nas condições infra estruturais do ambiente de ensino. Isso posto, a EJA é de suma importância para o crescimento humano e pedagógico dos alunos da Colônia Penal, contudo necessita de um maior aparato e compromisso dos entes federados, para que realmente possa se configurar como estratégia de ressocialização dos egressos.This study aimed to discuss Youth and Adult Education (EJA) in the Agricultural Penal Colony in the municipality of Sousa / PB. For this purpose, we conducted discussions and analyzes about the historical process of the Prison System from antiquity to the modern era, punishments, we also debate about the Brazilian prison system and present the locus of our research, as well as the data collected in the exploratory research carried out with the inmates and teachers. who teach EJA at that institution. It was an exploratory field and bibliographic research where we used authors, websites and laws that address the subject. The research subjects corresponded to six inmates who are in a regime in the said Agricultural Penal Colony and three professors who work at the institution. However, EJA has thirty-six students enrolled and six teachers / as, however, only six inmates agreed to participate in the research and three teachers. The data collection was based on a research script with open questions. Data analysis was carried out using the content analysis technique, following all its parameters. The data revealed that prisoners consider EJA as an opportunity to contribute to the remission of the sentence, in addition to enabling them to continue their training, opening their minds to understand and perceive aspects of reality and life previously unknown. The teachers consider that EJA is also an opportunity for the growth of prisoners, but pointed out that there are issues that should be better analyzed, such as the lower number of hours devoted to regular education, expansion of the use of materials that can contribute to the improvement of teaching and learning, as well as a better investment in the infrastructure conditions of the teaching environment. That said, EJA is of paramount importance for the human and pedagogical growth of the students of the Penal Colony, however it needs a greater apparatus and commitment from the federated entities, so that it can really be configured as a strategy of resocialization of the graduates.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGCOSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.COSTA, C. M. O. S.http://lattes.cnpq.br/1735872941805831WANDERLEY, Helmara Gicelli Formiga.WANDERLEY, H. G. F.OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.OLIVEIRA, L. G. S.MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula.20202021-03-02T01:23:19Z2021-03-012021-03-02T01:23:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. 2020, 59fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-23T21:03:28Zoai:localhost:riufcg/17463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-23T21:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.
Analyzing the effectiveness of Education for Youth and Adults (EJA) in the Agricultural Penal Colony of the Municipality of Sousa / PB.
title Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.
spellingShingle Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.
MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula.
Educação de Jovens e Adultos
Sistema prisional
Colônia Penal Agrícola
Apenados e docentes
Ressocialização
Youth and Adult Education
Prison system
Agricultural Penal Colony
Inmates and teachers
Resocialization
Serviço Social
title_short Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.
title_full Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.
title_fullStr Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.
title_full_unstemmed Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.
title_sort Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.
author MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula.
author_facet MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
COSTA, C. M. O. S.
http://lattes.cnpq.br/1735872941805831
WANDERLEY, Helmara Gicelli Formiga.
WANDERLEY, H. G. F.
OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.
OLIVEIRA, L. G. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Sistema prisional
Colônia Penal Agrícola
Apenados e docentes
Ressocialização
Youth and Adult Education
Prison system
Agricultural Penal Colony
Inmates and teachers
Resocialization
Serviço Social
topic Educação de Jovens e Adultos
Sistema prisional
Colônia Penal Agrícola
Apenados e docentes
Ressocialização
Youth and Adult Education
Prison system
Agricultural Penal Colony
Inmates and teachers
Resocialization
Serviço Social
description O presente trabalho objetivou discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do município de Sousa/PB. Para tanto, realizamos discussões e análises sobre o processo histórico do Sistema Prisional da antiguidade a Era moderna punições, também debatemos sobre o sistema prisional brasileiro e apresentamos o lócus da nossa pesquisa, bem como os dados coletados na pesquisa exploratória realizada com os apenados e docentes que lecionam a EJA na referida instituição. Tratou-se de uma pesquisa exploratória de campo e bibliográfica onde utilizamos autores, sites e leis que abordam o assunto. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a seis apenados que cumprem regime na referida Colônia Penal Agrícola e três professores/as que atuam na instituição. No entanto, a EJA conta com trinta e seis alunos matriculados e seis professores/as, porém, apenas seis apenados concordaram participar da pesquisa e três docentes. A coleta de dados se deu a luz de roteiro de pesquisa com questões abertas. A análise dos dados se processou através da técnica da análise de conteúdo, seguindo todos os seus parâmetros. Os dados foram reveladores de que os reclusos consideram a EJA como uma oportunidade para a contribuir na remição da pena, além de possibilitar a continuidade da sua formação, abrindo-lhes a mente para entender e perceber aspectos da realidade e da vida até então não conhecidos. Os/as docentes, consideram que a EJA também é uma oportunidade para o crescimento dos reclusos, mas apontaram que há questões que devem ser melhor analisadas, a exemplo da carga horária que inferior a destinada ao ensino regular, ampliação da utilização de materiais que possam contribuir para o aprimoramento do ensino aprendizagem, bem como um melhor investimento nas condições infra estruturais do ambiente de ensino. Isso posto, a EJA é de suma importância para o crescimento humano e pedagógico dos alunos da Colônia Penal, contudo necessita de um maior aparato e compromisso dos entes federados, para que realmente possa se configurar como estratégia de ressocialização dos egressos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-03-02T01:23:19Z
2021-03-01
2021-03-02T01:23:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463
MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. 2020, 59fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2020.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463
identifier_str_mv MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. 2020, 59fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744480908083200