Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do município de Sousa/PB. Para tanto, realizamos discussões e análises sobre o processo histórico do Sistema Prisional da antiguidade a Era moderna punições, também debatemos sobre o sistema prisional brasileiro e apresentamos o lócus da nossa pesquisa, bem como os dados coletados na pesquisa exploratória realizada com os apenados e docentes que lecionam a EJA na referida instituição. Tratou-se de uma pesquisa exploratória de campo e bibliográfica onde utilizamos autores, sites e leis que abordam o assunto. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a seis apenados que cumprem regime na referida Colônia Penal Agrícola e três professores/as que atuam na instituição. No entanto, a EJA conta com trinta e seis alunos matriculados e seis professores/as, porém, apenas seis apenados concordaram participar da pesquisa e três docentes. A coleta de dados se deu a luz de roteiro de pesquisa com questões abertas. A análise dos dados se processou através da técnica da análise de conteúdo, seguindo todos os seus parâmetros. Os dados foram reveladores de que os reclusos consideram a EJA como uma oportunidade para a contribuir na remição da pena, além de possibilitar a continuidade da sua formação, abrindo-lhes a mente para entender e perceber aspectos da realidade e da vida até então não conhecidos. Os/as docentes, consideram que a EJA também é uma oportunidade para o crescimento dos reclusos, mas apontaram que há questões que devem ser melhor analisadas, a exemplo da carga horária que inferior a destinada ao ensino regular, ampliação da utilização de materiais que possam contribuir para o aprimoramento do ensino aprendizagem, bem como um melhor investimento nas condições infra estruturais do ambiente de ensino. Isso posto, a EJA é de suma importância para o crescimento humano e pedagógico dos alunos da Colônia Penal, contudo necessita de um maior aparato e compromisso dos entes federados, para que realmente possa se configurar como estratégia de ressocialização dos egressos. |
id |
UFCG_dc99dc3edaed9cfcda773afaa2f7c2bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17463 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.Analyzing the effectiveness of Education for Youth and Adults (EJA) in the Agricultural Penal Colony of the Municipality of Sousa / PB.Educação de Jovens e AdultosSistema prisionalColônia Penal AgrícolaApenados e docentesRessocializaçãoYouth and Adult EducationPrison systemAgricultural Penal ColonyInmates and teachersResocializationServiço SocialO presente trabalho objetivou discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do município de Sousa/PB. Para tanto, realizamos discussões e análises sobre o processo histórico do Sistema Prisional da antiguidade a Era moderna punições, também debatemos sobre o sistema prisional brasileiro e apresentamos o lócus da nossa pesquisa, bem como os dados coletados na pesquisa exploratória realizada com os apenados e docentes que lecionam a EJA na referida instituição. Tratou-se de uma pesquisa exploratória de campo e bibliográfica onde utilizamos autores, sites e leis que abordam o assunto. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a seis apenados que cumprem regime na referida Colônia Penal Agrícola e três professores/as que atuam na instituição. No entanto, a EJA conta com trinta e seis alunos matriculados e seis professores/as, porém, apenas seis apenados concordaram participar da pesquisa e três docentes. A coleta de dados se deu a luz de roteiro de pesquisa com questões abertas. A análise dos dados se processou através da técnica da análise de conteúdo, seguindo todos os seus parâmetros. Os dados foram reveladores de que os reclusos consideram a EJA como uma oportunidade para a contribuir na remição da pena, além de possibilitar a continuidade da sua formação, abrindo-lhes a mente para entender e perceber aspectos da realidade e da vida até então não conhecidos. Os/as docentes, consideram que a EJA também é uma oportunidade para o crescimento dos reclusos, mas apontaram que há questões que devem ser melhor analisadas, a exemplo da carga horária que inferior a destinada ao ensino regular, ampliação da utilização de materiais que possam contribuir para o aprimoramento do ensino aprendizagem, bem como um melhor investimento nas condições infra estruturais do ambiente de ensino. Isso posto, a EJA é de suma importância para o crescimento humano e pedagógico dos alunos da Colônia Penal, contudo necessita de um maior aparato e compromisso dos entes federados, para que realmente possa se configurar como estratégia de ressocialização dos egressos.This study aimed to discuss Youth and Adult Education (EJA) in the Agricultural Penal Colony in the municipality of Sousa / PB. For this purpose, we conducted discussions and analyzes about the historical process of the Prison System from antiquity to the modern era, punishments, we also debate about the Brazilian prison system and present the locus of our research, as well as the data collected in the exploratory research carried out with the inmates and teachers. who teach EJA at that institution. It was an exploratory field and bibliographic research where we used authors, websites and laws that address the subject. The research subjects corresponded to six inmates who are in a regime in the said Agricultural Penal Colony and three professors who work at the institution. However, EJA has thirty-six students enrolled and six teachers / as, however, only six inmates agreed to participate in the research and three teachers. The data collection was based on a research script with open questions. Data analysis was carried out using the content analysis technique, following all its parameters. The data revealed that prisoners consider EJA as an opportunity to contribute to the remission of the sentence, in addition to enabling them to continue their training, opening their minds to understand and perceive aspects of reality and life previously unknown. The teachers consider that EJA is also an opportunity for the growth of prisoners, but pointed out that there are issues that should be better analyzed, such as the lower number of hours devoted to regular education, expansion of the use of materials that can contribute to the improvement of teaching and learning, as well as a better investment in the infrastructure conditions of the teaching environment. That said, EJA is of paramount importance for the human and pedagogical growth of the students of the Penal Colony, however it needs a greater apparatus and commitment from the federated entities, so that it can really be configured as a strategy of resocialization of the graduates.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGCOSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.COSTA, C. M. O. S.http://lattes.cnpq.br/1735872941805831WANDERLEY, Helmara Gicelli Formiga.WANDERLEY, H. G. F.OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.OLIVEIRA, L. G. S.MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula.20202021-03-02T01:23:19Z2021-03-012021-03-02T01:23:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. 2020, 59fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-23T21:03:28Zoai:localhost:riufcg/17463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-23T21:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. Analyzing the effectiveness of Education for Youth and Adults (EJA) in the Agricultural Penal Colony of the Municipality of Sousa / PB. |
title |
Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. |
spellingShingle |
Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. Educação de Jovens e Adultos Sistema prisional Colônia Penal Agrícola Apenados e docentes Ressocialização Youth and Adult Education Prison system Agricultural Penal Colony Inmates and teachers Resocialization Serviço Social |
title_short |
Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. |
title_full |
Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. |
title_fullStr |
Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. |
title_full_unstemmed |
Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. |
title_sort |
Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. |
author |
MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. |
author_facet |
MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos. COSTA, C. M. O. S. http://lattes.cnpq.br/1735872941805831 WANDERLEY, Helmara Gicelli Formiga. WANDERLEY, H. G. F. OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de. OLIVEIRA, L. G. S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Sistema prisional Colônia Penal Agrícola Apenados e docentes Ressocialização Youth and Adult Education Prison system Agricultural Penal Colony Inmates and teachers Resocialization Serviço Social |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Sistema prisional Colônia Penal Agrícola Apenados e docentes Ressocialização Youth and Adult Education Prison system Agricultural Penal Colony Inmates and teachers Resocialization Serviço Social |
description |
O presente trabalho objetivou discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do município de Sousa/PB. Para tanto, realizamos discussões e análises sobre o processo histórico do Sistema Prisional da antiguidade a Era moderna punições, também debatemos sobre o sistema prisional brasileiro e apresentamos o lócus da nossa pesquisa, bem como os dados coletados na pesquisa exploratória realizada com os apenados e docentes que lecionam a EJA na referida instituição. Tratou-se de uma pesquisa exploratória de campo e bibliográfica onde utilizamos autores, sites e leis que abordam o assunto. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a seis apenados que cumprem regime na referida Colônia Penal Agrícola e três professores/as que atuam na instituição. No entanto, a EJA conta com trinta e seis alunos matriculados e seis professores/as, porém, apenas seis apenados concordaram participar da pesquisa e três docentes. A coleta de dados se deu a luz de roteiro de pesquisa com questões abertas. A análise dos dados se processou através da técnica da análise de conteúdo, seguindo todos os seus parâmetros. Os dados foram reveladores de que os reclusos consideram a EJA como uma oportunidade para a contribuir na remição da pena, além de possibilitar a continuidade da sua formação, abrindo-lhes a mente para entender e perceber aspectos da realidade e da vida até então não conhecidos. Os/as docentes, consideram que a EJA também é uma oportunidade para o crescimento dos reclusos, mas apontaram que há questões que devem ser melhor analisadas, a exemplo da carga horária que inferior a destinada ao ensino regular, ampliação da utilização de materiais que possam contribuir para o aprimoramento do ensino aprendizagem, bem como um melhor investimento nas condições infra estruturais do ambiente de ensino. Isso posto, a EJA é de suma importância para o crescimento humano e pedagógico dos alunos da Colônia Penal, contudo necessita de um maior aparato e compromisso dos entes federados, para que realmente possa se configurar como estratégia de ressocialização dos egressos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-03-02T01:23:19Z 2021-03-01 2021-03-02T01:23:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463 MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. 2020, 59fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2020. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. 2020, 59fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744480908083200 |