A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Jaceny Batista de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2013.tccmon.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799
Resumo: O presente trabalho objetivou apresentar a prática da compostagem e verificar a percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental II sobre a necessidade de conservação dos solos, a partir de conversas, apresentação de palestras e realização de oficinas. As atividades foram realizadas em duas turmas da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica, experimental e descritiva, com a aplicação de um questionário para saber o conhecimento prévio dos estudantes sobre a compostagem, seguido de palestras com narração e acompanhamento de todas as etapas de um processo de compostagem, além da socialização de conhecimento sobre solos e agroecologia através de palestras e oficinas ministradas no Viveiro de Mudas. Os resultados da pesquisa mostraram que a compostagem, além de ser forma simples, barata e prática de aproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados no campo ou na cidade, serve como um excelente instrumento para a promoção da educação ambiental, alertando sobre o risco de proliferação de doenças e contaminação da água e do solo advindos pelo manejo e destinação inadequados dos resíduos orgânicos, evidenciando a compostagem como alternativa de conservação dos solos, em especial no contexto do Semiárido.
id UFCG_dcfb4dab64a5c91b107d291483b0b894
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5799
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.Composting as an agroecological practice: a case study at the Sumé-PB Agrotechnical School.Educação ambientalAgroecologiaConservaçãoEnvironmental education  Agroecology  ConservationO presente trabalho objetivou apresentar a prática da compostagem e verificar a percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental II sobre a necessidade de conservação dos solos, a partir de conversas, apresentação de palestras e realização de oficinas. As atividades foram realizadas em duas turmas da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica, experimental e descritiva, com a aplicação de um questionário para saber o conhecimento prévio dos estudantes sobre a compostagem, seguido de palestras com narração e acompanhamento de todas as etapas de um processo de compostagem, além da socialização de conhecimento sobre solos e agroecologia através de palestras e oficinas ministradas no Viveiro de Mudas. Os resultados da pesquisa mostraram que a compostagem, além de ser forma simples, barata e prática de aproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados no campo ou na cidade, serve como um excelente instrumento para a promoção da educação ambiental, alertando sobre o risco de proliferação de doenças e contaminação da água e do solo advindos pelo manejo e destinação inadequados dos resíduos orgânicos, evidenciando a compostagem como alternativa de conservação dos solos, em especial no contexto do Semiárido.This study aimed to present the practice of composting and verify the perception of students from the 7 th grade levelI Ion the need for conservation of soils, from conversations, present in glectures and workshops. The activities were conducted in two groups of Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. The methodology consisted of literature research, experimental and descriptive, with the application of a questionnaire to know the students' prior knowledge about composting, followed by lectures with narration and monitoring of all stages of a composting process, and the socialization of knowledge about soil sand agroecology through lectures and workshops given in Seedling Nursery. The results showed that composting, besides being simple, inexpensive and practical utilization of organic waste generated in the countryside or in the city, serves as an excellent tool for promoting environmental education, warning of the risk of proliferation of diseases and contamination of water and soil management and disposal arising by inadequate waste organic, demonstrating composting as an alternative soil conservation, especially in the context of the semiarid region.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022SILVA, Lindiberg Farias Duarte da.ALENCAR, Maria Leide Silva de.SOUSA, Jaceny Batista de.20132019-08-15T11:11:51Z2019-08-152019-08-15T11:11:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2013.tccmon.sousahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799SOUSA, Jaceny Batista de. A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T17:40:43Zoai:localhost:riufcg/5799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T17:40:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.
Composting as an agroecological practice: a case study at the Sumé-PB Agrotechnical School.
title A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.
spellingShingle A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.
SOUSA, Jaceny Batista de.
Educação ambiental
Agroecologia
Conservação
Environmental education  
Agroecology  
Conservation
title_short A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.
title_full A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.
title_fullStr A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.
title_full_unstemmed A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.
title_sort A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.
author SOUSA, Jaceny Batista de.
author_facet SOUSA, Jaceny Batista de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VITAL, Adriana de Fátima Meira.
VITAL, A. F. M.
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022
SILVA, Lindiberg Farias Duarte da.
ALENCAR, Maria Leide Silva de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Jaceny Batista de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Agroecologia
Conservação
Environmental education  
Agroecology  
Conservation
topic Educação ambiental
Agroecologia
Conservação
Environmental education  
Agroecology  
Conservation
description O presente trabalho objetivou apresentar a prática da compostagem e verificar a percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental II sobre a necessidade de conservação dos solos, a partir de conversas, apresentação de palestras e realização de oficinas. As atividades foram realizadas em duas turmas da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica, experimental e descritiva, com a aplicação de um questionário para saber o conhecimento prévio dos estudantes sobre a compostagem, seguido de palestras com narração e acompanhamento de todas as etapas de um processo de compostagem, além da socialização de conhecimento sobre solos e agroecologia através de palestras e oficinas ministradas no Viveiro de Mudas. Os resultados da pesquisa mostraram que a compostagem, além de ser forma simples, barata e prática de aproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados no campo ou na cidade, serve como um excelente instrumento para a promoção da educação ambiental, alertando sobre o risco de proliferação de doenças e contaminação da água e do solo advindos pelo manejo e destinação inadequados dos resíduos orgânicos, evidenciando a compostagem como alternativa de conservação dos solos, em especial no contexto do Semiárido.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-08-15T11:11:51Z
2019-08-15
2019-08-15T11:11:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2013.tccmon.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799
SOUSA, Jaceny Batista de. A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799
url https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2013.tccmon.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799
identifier_str_mv SOUSA, Jaceny Batista de. A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386399928320