A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2013.tccmon.sousa http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou apresentar a prática da compostagem e verificar a percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental II sobre a necessidade de conservação dos solos, a partir de conversas, apresentação de palestras e realização de oficinas. As atividades foram realizadas em duas turmas da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica, experimental e descritiva, com a aplicação de um questionário para saber o conhecimento prévio dos estudantes sobre a compostagem, seguido de palestras com narração e acompanhamento de todas as etapas de um processo de compostagem, além da socialização de conhecimento sobre solos e agroecologia através de palestras e oficinas ministradas no Viveiro de Mudas. Os resultados da pesquisa mostraram que a compostagem, além de ser forma simples, barata e prática de aproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados no campo ou na cidade, serve como um excelente instrumento para a promoção da educação ambiental, alertando sobre o risco de proliferação de doenças e contaminação da água e do solo advindos pelo manejo e destinação inadequados dos resíduos orgânicos, evidenciando a compostagem como alternativa de conservação dos solos, em especial no contexto do Semiárido. |
id |
UFCG_dcfb4dab64a5c91b107d291483b0b894 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5799 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.Composting as an agroecological practice: a case study at the Sumé-PB Agrotechnical School.Educação ambientalAgroecologiaConservaçãoEnvironmental education Agroecology ConservationO presente trabalho objetivou apresentar a prática da compostagem e verificar a percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental II sobre a necessidade de conservação dos solos, a partir de conversas, apresentação de palestras e realização de oficinas. As atividades foram realizadas em duas turmas da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica, experimental e descritiva, com a aplicação de um questionário para saber o conhecimento prévio dos estudantes sobre a compostagem, seguido de palestras com narração e acompanhamento de todas as etapas de um processo de compostagem, além da socialização de conhecimento sobre solos e agroecologia através de palestras e oficinas ministradas no Viveiro de Mudas. Os resultados da pesquisa mostraram que a compostagem, além de ser forma simples, barata e prática de aproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados no campo ou na cidade, serve como um excelente instrumento para a promoção da educação ambiental, alertando sobre o risco de proliferação de doenças e contaminação da água e do solo advindos pelo manejo e destinação inadequados dos resíduos orgânicos, evidenciando a compostagem como alternativa de conservação dos solos, em especial no contexto do Semiárido.This study aimed to present the practice of composting and verify the perception of students from the 7 th grade levelI Ion the need for conservation of soils, from conversations, present in glectures and workshops. The activities were conducted in two groups of Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. The methodology consisted of literature research, experimental and descriptive, with the application of a questionnaire to know the students' prior knowledge about composting, followed by lectures with narration and monitoring of all stages of a composting process, and the socialization of knowledge about soil sand agroecology through lectures and workshops given in Seedling Nursery. The results showed that composting, besides being simple, inexpensive and practical utilization of organic waste generated in the countryside or in the city, serves as an excellent tool for promoting environmental education, warning of the risk of proliferation of diseases and contamination of water and soil management and disposal arising by inadequate waste organic, demonstrating composting as an alternative soil conservation, especially in the context of the semiarid region.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022SILVA, Lindiberg Farias Duarte da.ALENCAR, Maria Leide Silva de.SOUSA, Jaceny Batista de.20132019-08-15T11:11:51Z2019-08-152019-08-15T11:11:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2013.tccmon.sousahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799SOUSA, Jaceny Batista de. A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T17:40:43Zoai:localhost:riufcg/5799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T17:40:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. Composting as an agroecological practice: a case study at the Sumé-PB Agrotechnical School. |
title |
A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. |
spellingShingle |
A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. SOUSA, Jaceny Batista de. Educação ambiental Agroecologia Conservação Environmental education Agroecology Conservation |
title_short |
A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. |
title_full |
A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. |
title_fullStr |
A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. |
title_full_unstemmed |
A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. |
title_sort |
A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. |
author |
SOUSA, Jaceny Batista de. |
author_facet |
SOUSA, Jaceny Batista de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. VITAL, A. F. M. http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 SILVA, Lindiberg Farias Duarte da. ALENCAR, Maria Leide Silva de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Jaceny Batista de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Agroecologia Conservação Environmental education Agroecology Conservation |
topic |
Educação ambiental Agroecologia Conservação Environmental education Agroecology Conservation |
description |
O presente trabalho objetivou apresentar a prática da compostagem e verificar a percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental II sobre a necessidade de conservação dos solos, a partir de conversas, apresentação de palestras e realização de oficinas. As atividades foram realizadas em duas turmas da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica, experimental e descritiva, com a aplicação de um questionário para saber o conhecimento prévio dos estudantes sobre a compostagem, seguido de palestras com narração e acompanhamento de todas as etapas de um processo de compostagem, além da socialização de conhecimento sobre solos e agroecologia através de palestras e oficinas ministradas no Viveiro de Mudas. Os resultados da pesquisa mostraram que a compostagem, além de ser forma simples, barata e prática de aproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados no campo ou na cidade, serve como um excelente instrumento para a promoção da educação ambiental, alertando sobre o risco de proliferação de doenças e contaminação da água e do solo advindos pelo manejo e destinação inadequados dos resíduos orgânicos, evidenciando a compostagem como alternativa de conservação dos solos, em especial no contexto do Semiárido. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-08-15T11:11:51Z 2019-08-15 2019-08-15T11:11:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2013.tccmon.sousa http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799 SOUSA, Jaceny Batista de. A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2013.tccmon.sousa http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Jaceny Batista de. A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744386399928320 |