Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Diná Menezes da.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2562
Resumo: O presente trabalho, objetivou analisar uma experiência na alfabetização mediada pela leitura oral de poesia. Fez-se necessário primeiramente um resgate de determinados conceitos teóricos sobre a literatura infantil brasileira, especialmente sobre a poesia e sua aproximação com as crianças. Além disso, alguns poemas foram analisados com o objetivo de destacar-se o valor estético dos textos e a proximidade que os poetas estabelecem com o público infantil. Objetivamos despertar o gosto pela leitura de poemas com crianças e estimular a criatividade das crianças, através da brincadeira com a linguagem, percepção da beleza das imagens, musicalidade e fantasia presentes nos poemas. Para verificarmos a recepção da poesia pelas crianças observamos as reações e comentários feitos pelos alunos pesquisados e anotamos num Diário de Campo. A experiência foi adaptada de acordo com as expectativas e sugestões da comunidade de leitores pesquisada para propiciar momentos de leitura de forma espontânea e prazerosa. O relato da experiência, fundamentado nos pressupostos da Estética da Recepção, pretendeu mostrar as diferentes atitudes diante dos poemas lidos, pois acreditamos que o contato com a poesia é um momento singular que, na maioria das vezes depende da qualidade estética da obra, da metodologia utilizada, da vivência e expectativas dos alunos. Nessa perspectiva, a experiência de leitura com alunos da alfabetização nos ensinou que as crianças tendem a reportar a poesia para sua experiência real, elas chamam os objetos para o concreto e dialogam com eles; a partir daí surgem reações inesperadas que muitas vezes nos surpreendem. Não existe uma receita pronta, um modelo a ser copiado, para que o gosto pela leitura de poemas seja despertado em nossos alunos. É preciso que tenhamos sensibilidade para selecionarmos a metodologia e o texto adequado para cada comunidade de leitores. A exemplo do que vivenciamos, não basta escolhermos um poema de qualidade, antes disso, devemos planejar nossas atividades e pensarmos os textos a partir do horizonte de expectativas do grupo. Nesse caso, se quisermos criar as condições adequadas para uma atitude receptiva satisfatória, o poema deve ser avaliado de acordo com os procedimentos textuais utilizados e o nível de compreensão de nossos alunos. Aprendemos também que diante da realidade e da opinião das crianças precisamos adaptar nossos planos, pois a leitura de poemas só será significativa se alterar, de alguma forma, o horizonte de expectativas do pequeno leitor. Essa pesquisa contribuiu para o nosso crescimento pessoal e profissional pois, antes de tudo, ouvimos e consideramos cada comentário, cada sugestão e cada gesto daquelas crianças.
id UFCG_dd065dfb82d25d912e3a9612e6487751
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2562
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização.Poetry reading: an experience in literacy.Literatura InfantilEstética da recepçãoPoesiaAesthetic of the ReceptionChildren's literaturePoetryLetrasO presente trabalho, objetivou analisar uma experiência na alfabetização mediada pela leitura oral de poesia. Fez-se necessário primeiramente um resgate de determinados conceitos teóricos sobre a literatura infantil brasileira, especialmente sobre a poesia e sua aproximação com as crianças. Além disso, alguns poemas foram analisados com o objetivo de destacar-se o valor estético dos textos e a proximidade que os poetas estabelecem com o público infantil. Objetivamos despertar o gosto pela leitura de poemas com crianças e estimular a criatividade das crianças, através da brincadeira com a linguagem, percepção da beleza das imagens, musicalidade e fantasia presentes nos poemas. Para verificarmos a recepção da poesia pelas crianças observamos as reações e comentários feitos pelos alunos pesquisados e anotamos num Diário de Campo. A experiência foi adaptada de acordo com as expectativas e sugestões da comunidade de leitores pesquisada para propiciar momentos de leitura de forma espontânea e prazerosa. O relato da experiência, fundamentado nos pressupostos da Estética da Recepção, pretendeu mostrar as diferentes atitudes diante dos poemas lidos, pois acreditamos que o contato com a poesia é um momento singular que, na maioria das vezes depende da qualidade estética da obra, da metodologia utilizada, da vivência e expectativas dos alunos. Nessa perspectiva, a experiência de leitura com alunos da alfabetização nos ensinou que as crianças tendem a reportar a poesia para sua experiência real, elas chamam os objetos para o concreto e dialogam com eles; a partir daí surgem reações inesperadas que muitas vezes nos surpreendem. Não existe uma receita pronta, um modelo a ser copiado, para que o gosto pela leitura de poemas seja despertado em nossos alunos. É preciso que tenhamos sensibilidade para selecionarmos a metodologia e o texto adequado para cada comunidade de leitores. A exemplo do que vivenciamos, não basta escolhermos um poema de qualidade, antes disso, devemos planejar nossas atividades e pensarmos os textos a partir do horizonte de expectativas do grupo. Nesse caso, se quisermos criar as condições adequadas para uma atitude receptiva satisfatória, o poema deve ser avaliado de acordo com os procedimentos textuais utilizados e o nível de compreensão de nossos alunos. Aprendemos também que diante da realidade e da opinião das crianças precisamos adaptar nossos planos, pois a leitura de poemas só será significativa se alterar, de alguma forma, o horizonte de expectativas do pequeno leitor. Essa pesquisa contribuiu para o nosso crescimento pessoal e profissional pois, antes de tudo, ouvimos e consideramos cada comentário, cada sugestão e cada gesto daquelas crianças.The present work, objectified to analyze an experience mediated for the verbal reading of poetry. A rescue became first necessary of determined theoretical concepts on Brazilian infantile literature, especially on the poetry and its approach with the children. Moreover, some poems had been analyzed with the objective to be distinguished the aesthetic value of the texts and the proximity that the poets establish with the infantile public. We objectify to awake the taste for the poem reading with children and to stimulate the creativity of the children, through the trick with the language, perception of the beauty of the images, music and fancy gifts in poems. To verify the reception of the poetry for the children we observe the reactions and commentaries made for the searched pupils and write down in a Daily one of Field. The experience was adapted in accordance with the expectations and suggestions of the community of readers searched to propitiate moments of the estimated ones of the Aesthetic one of the Reception, intended to ahead show the different attitudes of read poems, therefore we believe that the contact with the poetry is a singular moment that, most of the time depends on the aesthetic quality of the workmanship, of the used methodology, the experience and expectations of the pupils. In this perspective, the experience of reading with pupils of the alphabetization in taught that the children tend to report the poetry for its real experience, them to them calls objects for the concrete and dialogues with them; from then on unexpected reactions appear that many times in surprise them. A ready prescription, a model does not exist to be copied, so that the taste for the poem reading is waked in our pupils. She is necessary that let us have sensitivity to select the methodology and the text adjusted for each community of readers. The example of what we live deeply, is not enough to choose a quality poem, before this, must plan our activities and think the texts from the horizon of expectations of the group. In this in case that, if to want to create the conditions adjusted for a satisfactory receptive attitude, the poem must in accordance with be evaluated the used literal procedures and the level of understanding of our pupils. We also lean that ahead the reality and the opinion of the children we need to adapt our plans, therefore the poem reading alone will be significant to get excited, of some form, the horizon of expectations of the small reader. This research contributed for our personal growth and professional therefore, before everything, we hear and we consider each commentary each suggestion and each gesture of those children.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166NÓBRÉGA, Maria Marta dos Santos Silva.INÁCIO, Francilda Araújo.SILVEIRA, Diná Menezes da.2007-062019-01-22T09:46:56Z2019-01-222019-01-22T09:46:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2562SILVEIRA, Diná Menezes da. Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização. 109f. 2007. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T22:30:22Zoai:localhost:riufcg/2562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T22:30:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização.
Poetry reading: an experience in literacy.
title Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização.
spellingShingle Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização.
SILVEIRA, Diná Menezes da.
Literatura Infantil
Estética da recepção
Poesia
Aesthetic of the Reception
Children's literature
Poetry
Letras
title_short Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização.
title_full Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização.
title_fullStr Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização.
title_full_unstemmed Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização.
title_sort Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização.
author SILVEIRA, Diná Menezes da.
author_facet SILVEIRA, Diná Menezes da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, José Hélder Pinheiro.
ALVES, J. H. P.
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
NÓBRÉGA, Maria Marta dos Santos Silva.
INÁCIO, Francilda Araújo.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, Diná Menezes da.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Estética da recepção
Poesia
Aesthetic of the Reception
Children's literature
Poetry
Letras
topic Literatura Infantil
Estética da recepção
Poesia
Aesthetic of the Reception
Children's literature
Poetry
Letras
description O presente trabalho, objetivou analisar uma experiência na alfabetização mediada pela leitura oral de poesia. Fez-se necessário primeiramente um resgate de determinados conceitos teóricos sobre a literatura infantil brasileira, especialmente sobre a poesia e sua aproximação com as crianças. Além disso, alguns poemas foram analisados com o objetivo de destacar-se o valor estético dos textos e a proximidade que os poetas estabelecem com o público infantil. Objetivamos despertar o gosto pela leitura de poemas com crianças e estimular a criatividade das crianças, através da brincadeira com a linguagem, percepção da beleza das imagens, musicalidade e fantasia presentes nos poemas. Para verificarmos a recepção da poesia pelas crianças observamos as reações e comentários feitos pelos alunos pesquisados e anotamos num Diário de Campo. A experiência foi adaptada de acordo com as expectativas e sugestões da comunidade de leitores pesquisada para propiciar momentos de leitura de forma espontânea e prazerosa. O relato da experiência, fundamentado nos pressupostos da Estética da Recepção, pretendeu mostrar as diferentes atitudes diante dos poemas lidos, pois acreditamos que o contato com a poesia é um momento singular que, na maioria das vezes depende da qualidade estética da obra, da metodologia utilizada, da vivência e expectativas dos alunos. Nessa perspectiva, a experiência de leitura com alunos da alfabetização nos ensinou que as crianças tendem a reportar a poesia para sua experiência real, elas chamam os objetos para o concreto e dialogam com eles; a partir daí surgem reações inesperadas que muitas vezes nos surpreendem. Não existe uma receita pronta, um modelo a ser copiado, para que o gosto pela leitura de poemas seja despertado em nossos alunos. É preciso que tenhamos sensibilidade para selecionarmos a metodologia e o texto adequado para cada comunidade de leitores. A exemplo do que vivenciamos, não basta escolhermos um poema de qualidade, antes disso, devemos planejar nossas atividades e pensarmos os textos a partir do horizonte de expectativas do grupo. Nesse caso, se quisermos criar as condições adequadas para uma atitude receptiva satisfatória, o poema deve ser avaliado de acordo com os procedimentos textuais utilizados e o nível de compreensão de nossos alunos. Aprendemos também que diante da realidade e da opinião das crianças precisamos adaptar nossos planos, pois a leitura de poemas só será significativa se alterar, de alguma forma, o horizonte de expectativas do pequeno leitor. Essa pesquisa contribuiu para o nosso crescimento pessoal e profissional pois, antes de tudo, ouvimos e consideramos cada comentário, cada sugestão e cada gesto daquelas crianças.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06
2019-01-22T09:46:56Z
2019-01-22
2019-01-22T09:46:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2562
SILVEIRA, Diná Menezes da. Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização. 109f. 2007. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2562
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2562
identifier_str_mv SILVEIRA, Diná Menezes da. Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização. 109f. 2007. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744364703842304