Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Samanta da Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29044
Resumo: O trabalho tem como objetivo geral deste trabalho foi compreender a relevância da formação inicial para atender continuadamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Teve como justificativa propiciar discussões e estratégias que possam auxiliar no processo de formação de professores e na dialética ação-reflexão que faz parte da construção docente. Além de facilitar o entendimento acerca de muitas inquietações na área de licenciatura e buscar questões que abordem o processo de ensino na formação teórica e na prática. Objetivos específicos buscamos: apresentar as necessidades da construção da prática na formação para a vivência escolar; compreender a importância das práxis para lidar com a realidade em sala de aula; identificar a importância de refletir a própria formação. Quanto a pesquisa este foi um estudo exploratório, de campo e seguindo a abordagem qualitativa. Foi realizada no alto sertão Paraibano, zona urbana de Cajazeiras-PB e no Distrito de Gravatá, município de São João do Rio do Peixe/PB, feito em forma de questionário. Os instrumentos de coleta de dados foi um questionário, com 10 perguntas abertas, que foi aplicado com 3 professores de cada escola. A partir dos resultados obtidos percebe-se que a formação inicial é importante para a prática, porém não é exclusiva, visto que todos os professores questionados buscam formação continuada e veem a importância desse recurso. Foi possível verificar que o processo de ensino é algo complexo, que exige muito do professor e este profissional precisa estar preparado para oferecer e desenvolver práticas pedagógicas que atendam o processo educacional e ainda, relevantemente desafiante e que necessita ter uma reflexão, valorização e construída continuadamente. Esta pesquisa ainda pretendeu para trazer muitas abordagens de políticas educacionais, práticas pedagógicas, teorias de ensino aprendizagem, reflexões acerca das práxis, entre outros aspectos que serviram como embasamento para o desenvolvimento desta pesquisa. Apontando também a importância de pensarmos na abrangência de se falar em formação e no desenvolvimento das práticas educativas.
id UFCG_dd593f6153f4e1fd0e1a0a8ce712c3da
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29044
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.Teacher training in the implementation of educational practices: a reflective approach to school routine.Formação de professorDocênciaPráticas educativasVivência escolarSéries iniciaisTeacher trainingTeachingEducational practicesSchool experienceInitial seriesEducação.O trabalho tem como objetivo geral deste trabalho foi compreender a relevância da formação inicial para atender continuadamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Teve como justificativa propiciar discussões e estratégias que possam auxiliar no processo de formação de professores e na dialética ação-reflexão que faz parte da construção docente. Além de facilitar o entendimento acerca de muitas inquietações na área de licenciatura e buscar questões que abordem o processo de ensino na formação teórica e na prática. Objetivos específicos buscamos: apresentar as necessidades da construção da prática na formação para a vivência escolar; compreender a importância das práxis para lidar com a realidade em sala de aula; identificar a importância de refletir a própria formação. Quanto a pesquisa este foi um estudo exploratório, de campo e seguindo a abordagem qualitativa. Foi realizada no alto sertão Paraibano, zona urbana de Cajazeiras-PB e no Distrito de Gravatá, município de São João do Rio do Peixe/PB, feito em forma de questionário. Os instrumentos de coleta de dados foi um questionário, com 10 perguntas abertas, que foi aplicado com 3 professores de cada escola. A partir dos resultados obtidos percebe-se que a formação inicial é importante para a prática, porém não é exclusiva, visto que todos os professores questionados buscam formação continuada e veem a importância desse recurso. Foi possível verificar que o processo de ensino é algo complexo, que exige muito do professor e este profissional precisa estar preparado para oferecer e desenvolver práticas pedagógicas que atendam o processo educacional e ainda, relevantemente desafiante e que necessita ter uma reflexão, valorização e construída continuadamente. Esta pesquisa ainda pretendeu para trazer muitas abordagens de políticas educacionais, práticas pedagógicas, teorias de ensino aprendizagem, reflexões acerca das práxis, entre outros aspectos que serviram como embasamento para o desenvolvimento desta pesquisa. Apontando também a importância de pensarmos na abrangência de se falar em formação e no desenvolvimento das práticas educativas.The work has the general objective of this work to understand the relevance of initial training to continuously meet the teaching and learning process of students in the early years of elementary school. Its justification was to promote discussions and strategies that could help in the process of teacher training and in the action-reflection dialectic that is part of teaching construction. In addition to facilitating the understanding of many concerns in the area of teaching and seeking questions that address the teaching process in theoretical and practical training. Specific objectives we sought: to present the needs of the construction of the practice in the formation for the school experience; understand the importance of praxis to deal with reality in the classroom; identify the importance of reflecting on one's own training. As for the search, this was an exploratory field study, following a qualitative approach. It was carried out in the high hinterland of Paraiba, urban area of Cajazeiras-PB and in the District of Gravatá, municipality of São João do Rio do Peixe/PB, done in the form of a questionnaire. The data collection instruments were a questionnaire, with 10 open questions, which was applied with 3 teachers from each school. From the results obtained, it can be seen that initial training is important for practice, but it is not exclusive, since all teachers questioned seek continuing education and see the importance of this resource. it was possible to verify that the teaching process is complex, which demands a lot from the teacher and this professional needs to be prepared to offer and develop pedagogical practices that meet the educational process and, still, relevantly challenging and that needs to be reflected, valued and built continuously. This research also intended to bring many approaches to educational policies, pedagogical practices, theories of teaching and learning, reflections about praxis, among other aspects that served as a basement point for the development of this research. Also pointing out the importance of thinking about the scope of talking about training and the development of educational practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGARAÚJO, Edinaura Almeida de.ARAUJO, E. A.http://lattes.cnpq.br/6839150263503872PEREIRA, Zildene Francisca.SILVA, José Amiraldo Alves da.COSTA, Samanta da Silva.2023-02-092023-03-13T12:47:10Z2023-03-132023-03-13T12:47:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29044COSTA, Samanta da Silva. Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar. 2023. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T10:35:32Zoai:localhost:riufcg/29044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T10:35:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.
Teacher training in the implementation of educational practices: a reflective approach to school routine.
title Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.
spellingShingle Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.
COSTA, Samanta da Silva.
Formação de professor
Docência
Práticas educativas
Vivência escolar
Séries iniciais
Teacher training
Teaching
Educational practices
School experience
Initial series
Educação.
title_short Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.
title_full Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.
title_fullStr Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.
title_full_unstemmed Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.
title_sort Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.
author COSTA, Samanta da Silva.
author_facet COSTA, Samanta da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
ARAUJO, E. A.
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872
PEREIRA, Zildene Francisca.
SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Samanta da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professor
Docência
Práticas educativas
Vivência escolar
Séries iniciais
Teacher training
Teaching
Educational practices
School experience
Initial series
Educação.
topic Formação de professor
Docência
Práticas educativas
Vivência escolar
Séries iniciais
Teacher training
Teaching
Educational practices
School experience
Initial series
Educação.
description O trabalho tem como objetivo geral deste trabalho foi compreender a relevância da formação inicial para atender continuadamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Teve como justificativa propiciar discussões e estratégias que possam auxiliar no processo de formação de professores e na dialética ação-reflexão que faz parte da construção docente. Além de facilitar o entendimento acerca de muitas inquietações na área de licenciatura e buscar questões que abordem o processo de ensino na formação teórica e na prática. Objetivos específicos buscamos: apresentar as necessidades da construção da prática na formação para a vivência escolar; compreender a importância das práxis para lidar com a realidade em sala de aula; identificar a importância de refletir a própria formação. Quanto a pesquisa este foi um estudo exploratório, de campo e seguindo a abordagem qualitativa. Foi realizada no alto sertão Paraibano, zona urbana de Cajazeiras-PB e no Distrito de Gravatá, município de São João do Rio do Peixe/PB, feito em forma de questionário. Os instrumentos de coleta de dados foi um questionário, com 10 perguntas abertas, que foi aplicado com 3 professores de cada escola. A partir dos resultados obtidos percebe-se que a formação inicial é importante para a prática, porém não é exclusiva, visto que todos os professores questionados buscam formação continuada e veem a importância desse recurso. Foi possível verificar que o processo de ensino é algo complexo, que exige muito do professor e este profissional precisa estar preparado para oferecer e desenvolver práticas pedagógicas que atendam o processo educacional e ainda, relevantemente desafiante e que necessita ter uma reflexão, valorização e construída continuadamente. Esta pesquisa ainda pretendeu para trazer muitas abordagens de políticas educacionais, práticas pedagógicas, teorias de ensino aprendizagem, reflexões acerca das práxis, entre outros aspectos que serviram como embasamento para o desenvolvimento desta pesquisa. Apontando também a importância de pensarmos na abrangência de se falar em formação e no desenvolvimento das práticas educativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-09
2023-03-13T12:47:10Z
2023-03-13
2023-03-13T12:47:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29044
COSTA, Samanta da Silva. Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar. 2023. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29044
identifier_str_mv COSTA, Samanta da Silva. Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar. 2023. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744570347421696