Programa de erradicação do trabalho infantil: uma análise das práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na cidade de Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Jociane Lins de.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10289
Resumo: Este estudo pretende lançar um olhar mais apurado sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com o objetivo de colher dados concretos e fazer uma análise sobre as práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na sua Jornada Ampliada, como também analisar a importância do projeto para os educadores nele inseridos, averiguar a sua formação profissional, e verificar a participação da família nos projetos de geração de trabalho e renda ofertados pelo programa. Apresenta aspectos históricos sobre o surgimento do trabalho infantil no Brasil, e em especial, no estado da Paraíba, referenciando o PETI como programa assistencial à criança e ao adolescente. Situa leis e diretrizes, a exemplo da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como essenciais à defesa e proteção de ambos. O enfoque metodológico tem concentração na pesquisa exploratória e descritiva, com aplicação de questionários a uma amostra de 10 sujeitos que desenvolvem atividades no PETI da cidade de Cajazeiras – PB. Com base em ideias de estudiosos sobre o assunto aqui pesquisado, mais os dados emitidos pelos profissionais atuantes, amplia-se os conhecimentos sobre o programa, sobre seus objetivos e características, culminando com uma análise concreta das ações socioeducativas desenvolvidas na Jornada Ampliada, com vistas à socialização integral de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.
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