O silêncio e o papel em busca de fontes para a História da Educação em Campina Grande: o caso da professora Apolônia Amorim (1904-1949).
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34140 |
Resumo: | A professora Apolônia Amorim viveu e lecionou em Campina Grande entre 1931 e 1949, tempo do surgimento e expansão da guinada pedagógica conhecida como Escola Nova no Brasil. Na Paraíba, o movimento teve aceitação, sendo uma das militantes (porque era uma causa, à época) a professora Apolônia. No entanto, pouco se sabe de sua vida, embora venha de uma destacada família de classe média alta e, como dizem os parentes, revolucionou a escola em sua cidade. Solteira, Independente, viajava ao Rio de Janeiro, em busca de espaços afetivos, intelectuais e políticos, compondo, assim uma nova forma de ser mulher. Professora do Estado, fundou seu próprio educandário, Ginásio Campinense, aplicando didática da Escola Nova. Devido ao silenciamento na História local sobre suas atividades, lançamos mão de fontes da história oral (MEIHY, 2007; ALBERTI, 2004), embora escassas na composição literária não só de sua biografia, mas de suas atividades pedagógicas. Recorremos, principalmente, à imprensa da época local e estadual, cujos exemplares se encontram na Biblioteca Átila Almeida/UEPB, tanto a de esquerda (A Batalha e A Frente), como a católica (A Imprensa, da capital) e revistas de colégios como Evolução (do Instituto Pedagógico/Alfredo Dantas) e almanaques (LUCA, 2005) de época, tanto da cidade, como do Estado, para desvelar um perfil silenciado desta militante da Escola Nova. No entanto, as fontes jornalísticas forneceram diversos registros que contribuem para a compreensão da história da educação na cidade em conformidade com o que ocorria no país diante do embate entre o ensino laico e o religioso. |
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O silêncio e o papel em busca de fontes para a História da Educação em Campina Grande: o caso da professora Apolônia Amorim (1904-1949).Silence and the role in search of sources for the History of Education in Campina Grande: the case of teacher Apolônia Amorim (1904-1949).História da Educação - Campina Grande - PBCampina Grande - PB - História da EducaçãoApolônia Amorim - Professora - Campina Grande - PBProfessora Apolônia Amorim - Campina Grande - PBBiografia de educadoresEducadores - biografiaMulheres e educaçãoEscola NovaHistória oralBiblioteca Átila de Almeida - UEPBMilitante da Escola NovaHistory of Education - Campina Grande - PBCampina Grande - PB - History of EducationApolônia Amorim - Teacher - Campina Grande - PBProfessor Apolônia Amorim - Campina Grande - PBBiography of educatorsEducators - biographyWomen and educationNew schoolOral historyÁtila de Almeida Library - UEPBNew School MilitantHistória.A professora Apolônia Amorim viveu e lecionou em Campina Grande entre 1931 e 1949, tempo do surgimento e expansão da guinada pedagógica conhecida como Escola Nova no Brasil. Na Paraíba, o movimento teve aceitação, sendo uma das militantes (porque era uma causa, à época) a professora Apolônia. No entanto, pouco se sabe de sua vida, embora venha de uma destacada família de classe média alta e, como dizem os parentes, revolucionou a escola em sua cidade. Solteira, Independente, viajava ao Rio de Janeiro, em busca de espaços afetivos, intelectuais e políticos, compondo, assim uma nova forma de ser mulher. Professora do Estado, fundou seu próprio educandário, Ginásio Campinense, aplicando didática da Escola Nova. Devido ao silenciamento na História local sobre suas atividades, lançamos mão de fontes da história oral (MEIHY, 2007; ALBERTI, 2004), embora escassas na composição literária não só de sua biografia, mas de suas atividades pedagógicas. Recorremos, principalmente, à imprensa da época local e estadual, cujos exemplares se encontram na Biblioteca Átila Almeida/UEPB, tanto a de esquerda (A Batalha e A Frente), como a católica (A Imprensa, da capital) e revistas de colégios como Evolução (do Instituto Pedagógico/Alfredo Dantas) e almanaques (LUCA, 2005) de época, tanto da cidade, como do Estado, para desvelar um perfil silenciado desta militante da Escola Nova. No entanto, as fontes jornalísticas forneceram diversos registros que contribuem para a compreensão da história da educação na cidade em conformidade com o que ocorria no país diante do embate entre o ensino laico e o religioso.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-29T11:25:05Z2024-01-292024-01-29T11:25:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34140MELO, Jussara Natália Moreira Bélens de; MELO, Josemir Camilo de. O silêncio e o papel em busca de fontes para a História da Educação em Campina Grande: o caso da professora Apolônia Amorim (1904-1949). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1128-1138. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34140porMELO, Jussara Natália Moreira Bélens de.MELO, Josemir Camilo de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-29T11:25:31Zoai:localhost:riufcg/34140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-29T11:25:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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