O silêncio e o papel em busca de fontes para a História da Educação em Campina Grande: o caso da professora Apolônia Amorim (1904-1949).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Jussara Natália Moreira Bélens de.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MELO, Josemir Camilo de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34140
Resumo: A professora Apolônia Amorim viveu e lecionou em Campina Grande entre 1931 e 1949, tempo do surgimento e expansão da guinada pedagógica conhecida como Escola Nova no Brasil. Na Paraíba, o movimento teve aceitação, sendo uma das militantes (porque era uma causa, à época) a professora Apolônia. No entanto, pouco se sabe de sua vida, embora venha de uma destacada família de classe média alta e, como dizem os parentes, revolucionou a escola em sua cidade. Solteira, Independente, viajava ao Rio de Janeiro, em busca de espaços afetivos, intelectuais e políticos, compondo, assim uma nova forma de ser mulher. Professora do Estado, fundou seu próprio educandário, Ginásio Campinense, aplicando didática da Escola Nova. Devido ao silenciamento na História local sobre suas atividades, lançamos mão de fontes da história oral (MEIHY, 2007; ALBERTI, 2004), embora escassas na composição literária não só de sua biografia, mas de suas atividades pedagógicas. Recorremos, principalmente, à imprensa da época local e estadual, cujos exemplares se encontram na Biblioteca Átila Almeida/UEPB, tanto a de esquerda (A Batalha e A Frente), como a católica (A Imprensa, da capital) e revistas de colégios como Evolução (do Instituto Pedagógico/Alfredo Dantas) e almanaques (LUCA, 2005) de época, tanto da cidade, como do Estado, para desvelar um perfil silenciado desta militante da Escola Nova. No entanto, as fontes jornalísticas forneceram diversos registros que contribuem para a compreensão da história da educação na cidade em conformidade com o que ocorria no país diante do embate entre o ensino laico e o religioso.
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