Preconceito racial: implicações no processo ensino aprendizagem da criança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Maria José da Silva.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6189
Resumo: O presente trabalho monográfico intitulado preconceito racial: implicações no processo de ensino aprendizagem da criança enfatiza a questão do preconceito racial existente em sala de aula e buscou identificar o interesse de professoras em trabalhar com à temática racial, bem como analisar como lidam com situações que envolvem o preconceito racial em sala de aula. Discorreu também algumas considerações com relação à implementação da Lei n° 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n° 9.349/96 e assim tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica brasileira. A metodologia se pautou na pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário junto às professoras entrevistadas. No referencial teórico utilizamos autores como: SOUSA (1983), CAVALLEIRO (2001, 2004, 2007), LOPES, (2007), LIMA (2005), dentre outros. Com os resultados dessa pesquisa, ficou notória a necessidade de qualificação profissional para as educadores entrevistadas com relação ao trabalhar com a temática, apesar de algumas terem consciência da necessidade e relevância desse trabalho em sala de aula e realizarem algumas práticas que já a contemplem.. Sendo assim, é considerado importante valorizar o empenho do educador para superar possíveis obstáculos que surgirão no decorrer do processo de ensino aprendizagem, processo esse que é de suma importância para a formação do ser.
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spelling Preconceito racial: implicações no processo ensino aprendizagem da criança.Racial Prejudice: Implications in the Teaching-Learning Process of child.Preconceito racialDiscriminaçãoFormação do educadorEnsinoAprendizagemRacial prejudiceDiscriminationEducator TrainingTeachingLearningEducação.O presente trabalho monográfico intitulado preconceito racial: implicações no processo de ensino aprendizagem da criança enfatiza a questão do preconceito racial existente em sala de aula e buscou identificar o interesse de professoras em trabalhar com à temática racial, bem como analisar como lidam com situações que envolvem o preconceito racial em sala de aula. Discorreu também algumas considerações com relação à implementação da Lei n° 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n° 9.349/96 e assim tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica brasileira. A metodologia se pautou na pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário junto às professoras entrevistadas. No referencial teórico utilizamos autores como: SOUSA (1983), CAVALLEIRO (2001, 2004, 2007), LOPES, (2007), LIMA (2005), dentre outros. Com os resultados dessa pesquisa, ficou notória a necessidade de qualificação profissional para as educadores entrevistadas com relação ao trabalhar com a temática, apesar de algumas terem consciência da necessidade e relevância desse trabalho em sala de aula e realizarem algumas práticas que já a contemplem.. Sendo assim, é considerado importante valorizar o empenho do educador para superar possíveis obstáculos que surgirão no decorrer do processo de ensino aprendizagem, processo esse que é de suma importância para a formação do ser.The present work monographic titled racial prejudice: implications in the process of teaching and learning of the child emphasizes the issue of racial prejudice existing in the classroom and sought to identify the interest of teachers in working with racial thematic, and analyze how they deal with situations that involve racial prejudice in the classroom. Also discoursed some considerations in relation the implementation of Law nº 10.639/03, which amended Law of Directives and Bases of National Education n ° 9.349/96 and thus became mandatory the Teaching of History and African and Afro-Brazilian Culture in the curriculum of Brazilian Basic Education. The methodology was based on qualitative research and the data collection occurred through the application of a questionnaire with the teachers interviewees. In the theoretical reference we use as authors: SOUSA (1983), CAVALLEIRO (2001, 2004, 2007), LOPES, (2007), LIMA (2005), among others.With the results of this research, it became notorious the need for professional qualification for educators interviewed forto work this thematic, despite somehave conscienceof the need and relevance of this work in the classroom and perform some practices that already contemplate.Therefore, it is considered of great value, valorize the effort of educators to overcome possible obstacles that will arise during the teaching-learning process, a process that is of paramount importance for the formation of the being.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Risomar Alves dos.SANTOS, R. A.http://lattes.cnpq.br/7885903292497959FEITOSA, Belijane Marques.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.PIRES, Maria José da Silva.20142019-08-26T15:20:56Z2019-08-262019-08-26T15:20:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6189PIRES, Maria José da Silva. Preconceito racial: implicações no processo ensino aprendizagem da criança. 2014. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T13:38:38Zoai:localhost:riufcg/6189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T13:38:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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