Discriminação racial no contexto escolar : uma pesquisa bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Ludmilla Gomes Figueiró
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251963
Resumo: O presente trabalho tem como tema central a discriminação racial no âmbito escolar. Aborda a identidade de alunos negros no processo de ensino-aprendizagem dentro desse espaço, enfatizando a diferença na quantidade de alunos negros em escolas públicas e privadas e a construção dessa identidade e autoestima negra. Destacamos de forma ampla o racismo no parâmetro escolar, seja esse contido em livros didáticos, no currículo escolar, na sala de aula, etc. O trabalho tem como objetivo central compreender a importância das relações étnico-raciais a serem trabalhadas e desenvolvidas nas escolas, principalmente a identidade negra no processo de ensino-aprendizagem, bem como na construção de cidadania, a influência que exercem na autoestima negra, a omissão existente nas atitudes de alguns educadores em relação à ausência de práticas pedagógicas e metodologias que possibilitem a discussão da diversidade étnica. Acreditamos e somos esperançosos que a educação pode eliminar o preconceito presente na sociedade, e, devido à interação desigual que temos dentro das escolas brasileiras, confiamos que os docentes ali presentes têm todo o direito e dever de intervir quando houver alguma situação contra a identidade da criança negra. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica com artigos, sites, livros, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso publicados entre 1995 e 2022 e que atendiam à proposta desta investigação. Os resultados apontam que a escola contribui à manutenção e permanência do preconceito racial quando não oferece práticas pedagógicas inclusivas que fortaleçam a identidade do aluno negro. Portanto, é necessário que o Currículo seja adequado, contendo uma abordagem da questão étnico-racial através destas práticas educativas inclusivas, que possibilitem a construção identitária do aluno na busca da reversibilidade do preconceito, da discriminação e na formação de novas concepções.
id UFRGS-2_28872cea43d18d4de49a53853b36eafa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251963
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bastos, Ludmilla Gomes FigueiróPereira, Diego Carlos2022-11-30T04:53:01Z2022http://hdl.handle.net/10183/251963001154097O presente trabalho tem como tema central a discriminação racial no âmbito escolar. Aborda a identidade de alunos negros no processo de ensino-aprendizagem dentro desse espaço, enfatizando a diferença na quantidade de alunos negros em escolas públicas e privadas e a construção dessa identidade e autoestima negra. Destacamos de forma ampla o racismo no parâmetro escolar, seja esse contido em livros didáticos, no currículo escolar, na sala de aula, etc. O trabalho tem como objetivo central compreender a importância das relações étnico-raciais a serem trabalhadas e desenvolvidas nas escolas, principalmente a identidade negra no processo de ensino-aprendizagem, bem como na construção de cidadania, a influência que exercem na autoestima negra, a omissão existente nas atitudes de alguns educadores em relação à ausência de práticas pedagógicas e metodologias que possibilitem a discussão da diversidade étnica. Acreditamos e somos esperançosos que a educação pode eliminar o preconceito presente na sociedade, e, devido à interação desigual que temos dentro das escolas brasileiras, confiamos que os docentes ali presentes têm todo o direito e dever de intervir quando houver alguma situação contra a identidade da criança negra. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica com artigos, sites, livros, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso publicados entre 1995 e 2022 e que atendiam à proposta desta investigação. Os resultados apontam que a escola contribui à manutenção e permanência do preconceito racial quando não oferece práticas pedagógicas inclusivas que fortaleçam a identidade do aluno negro. Portanto, é necessário que o Currículo seja adequado, contendo uma abordagem da questão étnico-racial através destas práticas educativas inclusivas, que possibilitem a construção identitária do aluno na busca da reversibilidade do preconceito, da discriminação e na formação de novas concepções.The central theme of this paper is racial discrimination in the school environment. It approaches the identity of blackstudents in the teaching-learning process within this space, emphasizing the difference in the quantity of blackstudents in public and private schools and the constructionof both this black identity and self-esteem. We broadly highlight racism in the school parameter, be it contained in textbooks, in the school curriculum, in the classroom, etc. The central objective of this work is to understand the importance of ethnic-racial relations to be worked on and developed in schools, especially black identity in the teaching-learning process, as well as in the construction of citizenship, the influence they have on black self-esteem, the current omission in some educators´ attitudes regarding the lack of pedagogical practices and methodologies that enable the discussion of ethnic diversity. We believe and are hopeful that education can eliminate the prejudice present in society, and, due to the unequal interaction we have inside Brazilian schools, we trust that the teachers there have every right and duty to intervene when there is any situation against the identity of any black child. To this end, a bibliographic research was carried out with articles, websites, books, theses, dissertations, and course completion papers published between 1995 and 2022 that met the proposal of this research. The results indicate that the school contributes to the maintenance and permanence of racial prejudice whenever it does not offer inclusive pedagogical practices that strengthen black students identities. Therefore, it is necessary that the school curriculum be adequate, containing an approach to ethnic-racial issues through these inclusive educational practices, which will enable the construction of the student's identity by searching for the reversibility of prejudice, discrimination and the formation of new racial conceptions.application/pdfporDiscriminação racialRacismoPreconceitoAmbiente escolarRacial discriminationRacismPrejudiceSchool contextDiscriminação racial no contexto escolar : uma pesquisa bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154097.pdf.txt001154097.pdf.txtExtracted Texttext/plain69260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251963/2/001154097.pdf.txtbecff5e6eebec79b75d2c9c40ff6d705MD52ORIGINAL001154097.pdfTexto completoapplication/pdf289293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251963/1/001154097.pdfebc3798f9ead16acb41dbc831217dd04MD5110183/2519632022-12-01 05:53:52.77118oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251963Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:53:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discriminação racial no contexto escolar : uma pesquisa bibliográfica
title Discriminação racial no contexto escolar : uma pesquisa bibliográfica
spellingShingle Discriminação racial no contexto escolar : uma pesquisa bibliográfica
Bastos, Ludmilla Gomes Figueiró
Discriminação racial
Racismo
Preconceito
Ambiente escolar
Racial discrimination
Racism
Prejudice
School context
title_short Discriminação racial no contexto escolar : uma pesquisa bibliográfica
title_full Discriminação racial no contexto escolar : uma pesquisa bibliográfica
title_fullStr Discriminação racial no contexto escolar : uma pesquisa bibliográfica
title_full_unstemmed Discriminação racial no contexto escolar : uma pesquisa bibliográfica
title_sort Discriminação racial no contexto escolar : uma pesquisa bibliográfica
author Bastos, Ludmilla Gomes Figueiró
author_facet Bastos, Ludmilla Gomes Figueiró
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Ludmilla Gomes Figueiró
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Diego Carlos
contributor_str_mv Pereira, Diego Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Discriminação racial
Racismo
Preconceito
Ambiente escolar
topic Discriminação racial
Racismo
Preconceito
Ambiente escolar
Racial discrimination
Racism
Prejudice
School context
dc.subject.eng.fl_str_mv Racial discrimination
Racism
Prejudice
School context
description O presente trabalho tem como tema central a discriminação racial no âmbito escolar. Aborda a identidade de alunos negros no processo de ensino-aprendizagem dentro desse espaço, enfatizando a diferença na quantidade de alunos negros em escolas públicas e privadas e a construção dessa identidade e autoestima negra. Destacamos de forma ampla o racismo no parâmetro escolar, seja esse contido em livros didáticos, no currículo escolar, na sala de aula, etc. O trabalho tem como objetivo central compreender a importância das relações étnico-raciais a serem trabalhadas e desenvolvidas nas escolas, principalmente a identidade negra no processo de ensino-aprendizagem, bem como na construção de cidadania, a influência que exercem na autoestima negra, a omissão existente nas atitudes de alguns educadores em relação à ausência de práticas pedagógicas e metodologias que possibilitem a discussão da diversidade étnica. Acreditamos e somos esperançosos que a educação pode eliminar o preconceito presente na sociedade, e, devido à interação desigual que temos dentro das escolas brasileiras, confiamos que os docentes ali presentes têm todo o direito e dever de intervir quando houver alguma situação contra a identidade da criança negra. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica com artigos, sites, livros, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso publicados entre 1995 e 2022 e que atendiam à proposta desta investigação. Os resultados apontam que a escola contribui à manutenção e permanência do preconceito racial quando não oferece práticas pedagógicas inclusivas que fortaleçam a identidade do aluno negro. Portanto, é necessário que o Currículo seja adequado, contendo uma abordagem da questão étnico-racial através destas práticas educativas inclusivas, que possibilitem a construção identitária do aluno na busca da reversibilidade do preconceito, da discriminação e na formação de novas concepções.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T04:53:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251963
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154097
url http://hdl.handle.net/10183/251963
identifier_str_mv 001154097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251963/2/001154097.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251963/1/001154097.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv becff5e6eebec79b75d2c9c40ff6d705
ebc3798f9ead16acb41dbc831217dd04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224645604540416