Fatores que influenciam o nível de evidenciação dos ativos intangíveis: um estudo nas maiores empresas do Brasil segundo a revista Exame.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Valdeir Pereira.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15672
Resumo: Com a promulgação da Lei 11.638/2007, surgiram os novos padrões de informações contábeis a serem seguidos, como, por exemplo, o fato de as divulgações de ativos intangíveis nas sociedades anônimas brasileiras tornarem-se obrigatórias a partir do ano de 2010. Esta pesquisa teve como objetivo analisar quais fatores podem influenciar as “maiores empresas” do Brasil na divulgação dos ativos intangíveis em seus relatórios anuais. Para tanto, a amostra desta pesquisa foi composta por 35 das 100 maiores empresas do Brasil em 2013, conforme ranking elaborado pela Revista Exame. Os dados para a pesquisa foram extraídos das demonstrações financeiras e das notas explicativas de cada uma das 35 empresas, os quais, em seguida, foram analisados por meio dos níveis de divulgação encontrados a partir de check list e por meio de Regressão Linear Múltipla. Os resultados permitiram inferir que, no decorrer do período analisado, houve um crescimento no nível de evidenciação de intangíveis no grupo das empresas analisadas. Os achados também revelam que quanto maior o número de classes de intangíveis inserido nas demonstrações, maior será o índice de divulgação de intangíveis e que a Rentabilidade sobre o Patrimônio e o ROA também apresentaram relação significativa com o Índice de Divulgação de Intangíveis. As demais variáveis testadas não exercem influência significativa sobre o índice em questão. Concluiu-se que as variáveis estabelecidas possuem um baixo poder explicativo o que se justifica através da ausência de informações padronizadas e divulgadas adequadamente.
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