Os Terços de Pardos e Negros na sociedade militarizada da Paraíba de inícios dos oitocentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÁ, Jessyka Alves de Figueiredo.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ROCHA, Solange Pereira.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35027
Resumo: O presente trabalho pretende investigar a inserção de homens negros e “pardos” na Paraíba da primeira metade dos Oitocentos, a partir da participação nos corpos militares, como os Terços dos Pardos e dos Pretos (ou de Henriques), instituição importante na sociedade colonial caracterizada por forte militarização (o que remonta aos primeiros esforços colonizadores, caracterizado pela luta contra nativos e estrangeiros considerados invasores), mas eram também espaço de sociabilidades políticas. Assim, nesse pôster iremos analisar o cotidiano de homens negros e pardos que integraram os “Terços Auxiliares de Pretos (ou Henriques) e de Pardos”, que conseguiram participar, a partir de instrumentos legais, como o Regulamento de 1766 – que formaliza os Terços de Henriques e cria os de pardos - dos mencionados corpos militares auxiliares. Esses homens, por meio do engajamento militar puderam vivenciar uma experiência transformadora, principalmente para aqueles que conseguiam servir nas Tropas pagas (ressaltando que por lei a composição por homens pardos e negros nessas tropas era proibida) modificavam suas vidas, não somente pela questão da possível mobilidade social, mas também pela participação social e política. Essa pesquisa, um projeto de iniciação científica intitulado: Corpos Militares e o Mundo do Trabalho: inserção militar e econômica de homens negros na Cidade da Parahyba Oitocentista (1800-1850), adota a proposta teórica thompsoniana, ou seja, considera essas pessoas como sujeitos históricos, dispõe de documentos variados (pedidos de certificado de patentes de oficiais superiores e requerimentos de soltura que mencionam milicianos pardos e negros como proprietários de escravos), que permitem conhecimentos sobre a mobilidade social que a carreira militar proporcionava a esses indivíduos. Também são notáveis nos requerimentos de s oltura as reclamações das condições de vida, de miserabilidade, mesmo dos integrantes das Tropas de Linha (pagas). Acrescentamos que pesquisa também é fruto de reflexões advindas da participação no Grupo de Pesquisa: Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista.
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