Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Vinicius Ferreira de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31472
Resumo: O presente trabalho apresenta apontamentos importantes acerca da relação entre as tecnologias digitais e o ensino de ciências, considerando os recursos digitais como um facilitador do processo educativo, pois o seu uso possibilita a construção de uma aula mais dinâmica e interativa. Desse modo esse estudo tem como objetivo geral identificar o uso e a aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de ciências, tendo como objetivos específicos demostrar as possibilidades de uso de recursos tecnológicos pelo professor; incentivar um ensino de ciências mais dinâmico e diversificado e promover uma reflexão sobre a importância das tecnologias digitais para uma prática educativa mais inovadora no ensino de ciências. A partir de uma pesquisa realizada nos bancos de dados Scielo e google acadêmico buscou-se por trabalhos que abordassem a temática em um contexto mais atual, visto que a tecnologia assim como o processo educativo se encontra em constante mudança. Com isso foi feita uma sequência didática com a finalidade de oferecer sugestões de atividades utilizando a tecnologia, onde em cada aula se utilizaria algum recurso tecnológico para trabalhar os conteúdos. Nesse sentido, a tecnologia se torna um recurso didático muito importante para o ensino de ciências, visto que a partir do seu uso o docente pode planejar uma estrutura de aula mais instigante e diversificada, permitindo com que o aluno seja protagonista dentro do processo de ensino. Aponta-se que ainda tem muito a se avançar em relação ao uso da tecnologia na educação, ainda mais se considerarmos que nem todas as escolas possuem recursos como computadores, internet, data show ou qualquer aparelho semelhante para ser utilizado em sala de aula. Porém, a partir desse trabalho foi possível perceber que mesmo existindo algumas limitações a tecnologia ainda se encontra presente nas escolas, que mesmo não tendo todo suporte necessário buscam trabalhar com esse recurso com o que tem em mãos para assim melhorar o processo de ensino.
id UFCG_e00e3ed79c23294b7a91586942a37050
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31472
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.Digital technologies applied to Science Teaching: existing resources and application possibilities.Ensino de ciências - tecnologias digitaisRecursos tecnológicos- EducaçãoPrática de ensino – recursos tecnológicosProcesso educativo em ciênciasCiências – prática de ensinoScience teaching - digital technologiesTechnological resources- EducationTeaching practice - technological resourcesProcess science educationSciences – teaching practiceEducação.O presente trabalho apresenta apontamentos importantes acerca da relação entre as tecnologias digitais e o ensino de ciências, considerando os recursos digitais como um facilitador do processo educativo, pois o seu uso possibilita a construção de uma aula mais dinâmica e interativa. Desse modo esse estudo tem como objetivo geral identificar o uso e a aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de ciências, tendo como objetivos específicos demostrar as possibilidades de uso de recursos tecnológicos pelo professor; incentivar um ensino de ciências mais dinâmico e diversificado e promover uma reflexão sobre a importância das tecnologias digitais para uma prática educativa mais inovadora no ensino de ciências. A partir de uma pesquisa realizada nos bancos de dados Scielo e google acadêmico buscou-se por trabalhos que abordassem a temática em um contexto mais atual, visto que a tecnologia assim como o processo educativo se encontra em constante mudança. Com isso foi feita uma sequência didática com a finalidade de oferecer sugestões de atividades utilizando a tecnologia, onde em cada aula se utilizaria algum recurso tecnológico para trabalhar os conteúdos. Nesse sentido, a tecnologia se torna um recurso didático muito importante para o ensino de ciências, visto que a partir do seu uso o docente pode planejar uma estrutura de aula mais instigante e diversificada, permitindo com que o aluno seja protagonista dentro do processo de ensino. Aponta-se que ainda tem muito a se avançar em relação ao uso da tecnologia na educação, ainda mais se considerarmos que nem todas as escolas possuem recursos como computadores, internet, data show ou qualquer aparelho semelhante para ser utilizado em sala de aula. Porém, a partir desse trabalho foi possível perceber que mesmo existindo algumas limitações a tecnologia ainda se encontra presente nas escolas, que mesmo não tendo todo suporte necessário buscam trabalhar com esse recurso com o que tem em mãos para assim melhorar o processo de ensino.The present work presents important notes about the relationship between digital technologies and science teaching, considering digital resources as a facilitator of the educational process, because their use enables the construction of a more dynamic and interactive class. Thus, this study aims to identify the use and applicability of digital technologies in science teaching, and has as specific objectives to demonstrate the possibilities of use of technological resources by the teacher; to encourage a more dynamic and diverse science teaching, and to promote a reflection on the importance of digital technologies for a more innovative educational practice in science teaching. From a search in the Scielo and Google Academic databases, we looked for works that approached the theme in a more current context, since technology and the educational process are constantly changing. With this, a didactic sequence was made with the purpose of offering suggestions of activities using technology, where in each class some technological resource would be used to work on the contents. In this sense, technology becomes a very important didactic resource for science teaching, since through its use the teacher can plan a more instigating and diversified class structure, allowing the student to be the protagonist in the teaching process. It is pointed out that there is still much to advance in relation to the use of technology in education, especially considering that not all schools have resources such as computers, internet, data show, or any similar device to be used in the classroom. However, from this work it was possible to realize that even though there are some limitations, technology is still present in schools, which, even without all the necessary support, seek to work with this resource with what they have at hand to improve the teaching process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Everton Vieira da.SILVA, E. V.FERNANDES , Dorgival Gonçalves.LOPES, Wiama de Jesis Freitas.http://lattes.cnpq.br/4274801533745465SOUZA, Vinicius Ferreira de.2023-06-272023-08-16T19:24:50Z2023-08-062023-08-16T19:24:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31472SOUZA, Vinicius Ferreira de. Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-11T14:10:53Zoai:localhost:riufcg/31472Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-11T14:10:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.
Digital technologies applied to Science Teaching: existing resources and application possibilities.
title Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.
spellingShingle Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.
SOUZA, Vinicius Ferreira de.
Ensino de ciências - tecnologias digitais
Recursos tecnológicos- Educação
Prática de ensino – recursos tecnológicos
Processo educativo em ciências
Ciências – prática de ensino
Science teaching - digital technologies
Technological resources- Education
Teaching practice - technological resources
Process science education
Sciences – teaching practice
Educação.
title_short Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.
title_full Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.
title_fullStr Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.
title_full_unstemmed Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.
title_sort Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.
author SOUZA, Vinicius Ferreira de.
author_facet SOUZA, Vinicius Ferreira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Everton Vieira da.
SILVA, E. V.
FERNANDES , Dorgival Gonçalves.
LOPES, Wiama de Jesis Freitas.
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Vinicius Ferreira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências - tecnologias digitais
Recursos tecnológicos- Educação
Prática de ensino – recursos tecnológicos
Processo educativo em ciências
Ciências – prática de ensino
Science teaching - digital technologies
Technological resources- Education
Teaching practice - technological resources
Process science education
Sciences – teaching practice
Educação.
topic Ensino de ciências - tecnologias digitais
Recursos tecnológicos- Educação
Prática de ensino – recursos tecnológicos
Processo educativo em ciências
Ciências – prática de ensino
Science teaching - digital technologies
Technological resources- Education
Teaching practice - technological resources
Process science education
Sciences – teaching practice
Educação.
description O presente trabalho apresenta apontamentos importantes acerca da relação entre as tecnologias digitais e o ensino de ciências, considerando os recursos digitais como um facilitador do processo educativo, pois o seu uso possibilita a construção de uma aula mais dinâmica e interativa. Desse modo esse estudo tem como objetivo geral identificar o uso e a aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de ciências, tendo como objetivos específicos demostrar as possibilidades de uso de recursos tecnológicos pelo professor; incentivar um ensino de ciências mais dinâmico e diversificado e promover uma reflexão sobre a importância das tecnologias digitais para uma prática educativa mais inovadora no ensino de ciências. A partir de uma pesquisa realizada nos bancos de dados Scielo e google acadêmico buscou-se por trabalhos que abordassem a temática em um contexto mais atual, visto que a tecnologia assim como o processo educativo se encontra em constante mudança. Com isso foi feita uma sequência didática com a finalidade de oferecer sugestões de atividades utilizando a tecnologia, onde em cada aula se utilizaria algum recurso tecnológico para trabalhar os conteúdos. Nesse sentido, a tecnologia se torna um recurso didático muito importante para o ensino de ciências, visto que a partir do seu uso o docente pode planejar uma estrutura de aula mais instigante e diversificada, permitindo com que o aluno seja protagonista dentro do processo de ensino. Aponta-se que ainda tem muito a se avançar em relação ao uso da tecnologia na educação, ainda mais se considerarmos que nem todas as escolas possuem recursos como computadores, internet, data show ou qualquer aparelho semelhante para ser utilizado em sala de aula. Porém, a partir desse trabalho foi possível perceber que mesmo existindo algumas limitações a tecnologia ainda se encontra presente nas escolas, que mesmo não tendo todo suporte necessário buscam trabalhar com esse recurso com o que tem em mãos para assim melhorar o processo de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
2023-08-16T19:24:50Z
2023-08-06
2023-08-16T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31472
SOUZA, Vinicius Ferreira de. Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31472
identifier_str_mv SOUZA, Vinicius Ferreira de. Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744590534606848