A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Lígia Arruda.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6770
Resumo: O trabalho tem como foco a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. Para a pesquisa, tomamos como referencial teórico Bahrens; Masetto; Moran (2011), Sampaio; Leite (2011), Tajra (2012) e Demo (2008) e outros. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi investigar o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB, bem como, verificar como se dá o uso do computador pelas professoras, buscando identificar quais os tipos de tecnologias são disponibilizadas nas escolas pesquisadas. Tivemos o cuidado de focar a pesquisa quanto aos objetivos como sendo uma pesquisa exploratória, uma vez que buscamos saber mais da realidade enfrentada pelos professores quanto à utilização de recursos tecnológicos junto aos alunos de 5º ano, e como uma pesquisa de Campo quanto aos procedimentos técnicos, já que esta busca o aprofundamento das questões propostas. A pesquisa foi realizada através da aplicação do instrumento questionário, contando este de 09 (nove) questões abertas, respondidas por 04(quatro) professoras de escolas de nível fundamental de instituições Estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. A partir da análise dos dados foi possível constatar que apesar das professoras terem afirmado que sabem lidar bem com as tecnologias na escola e que o Estado propicia um curso de capacitação na área, ainda sentem dificuldades em utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula como auxiliar da aprendizagem dos/as alunos/as. Nesse sentido, os resultados encontrados foram à necessidade de uma formação mais eficaz, quanto à utilização de recursos tecnológicos na escola com fins de auxiliar mais no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental na cidade de Cajazeiras/PB.
id UFCG_a620ff51370af39b5a26caf311f4b0f8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6770
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.The use of technological resources in the teaching and 5th grade pupils' learning state public schools of the city of Cajazeiras / PB.Recursos tecnológicos - educaçãoAprendizagemPrática de ensinoEnsino - recursos tecnológicosTechnological Resources - EducationlearningTeaching practiceEducation - technological resourcesEducação.O trabalho tem como foco a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. Para a pesquisa, tomamos como referencial teórico Bahrens; Masetto; Moran (2011), Sampaio; Leite (2011), Tajra (2012) e Demo (2008) e outros. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi investigar o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB, bem como, verificar como se dá o uso do computador pelas professoras, buscando identificar quais os tipos de tecnologias são disponibilizadas nas escolas pesquisadas. Tivemos o cuidado de focar a pesquisa quanto aos objetivos como sendo uma pesquisa exploratória, uma vez que buscamos saber mais da realidade enfrentada pelos professores quanto à utilização de recursos tecnológicos junto aos alunos de 5º ano, e como uma pesquisa de Campo quanto aos procedimentos técnicos, já que esta busca o aprofundamento das questões propostas. A pesquisa foi realizada através da aplicação do instrumento questionário, contando este de 09 (nove) questões abertas, respondidas por 04(quatro) professoras de escolas de nível fundamental de instituições Estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. A partir da análise dos dados foi possível constatar que apesar das professoras terem afirmado que sabem lidar bem com as tecnologias na escola e que o Estado propicia um curso de capacitação na área, ainda sentem dificuldades em utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula como auxiliar da aprendizagem dos/as alunos/as. Nesse sentido, os resultados encontrados foram à necessidade de uma formação mais eficaz, quanto à utilização de recursos tecnológicos na escola com fins de auxiliar mais no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental na cidade de Cajazeiras/PB.The work has the focus the use of technological resources in the teaching and learning process of students the 5º grade of elementary public school of Cajazeiras city. For survey, we based on theorical referencial Bahrens; Masetto; Moran (2011), Sampaio; Leite (2011), Tajra (2012) e Demo (2008) among others. Thus, the objective of this paper it was investigate the use of the technological resources in the teaching and learning process of students the 5º grade of elementary public school of Cajazeiras city, as well as, to check how the computer was used by the teachers, looking to identify which kind of available technologies in the researched schools. We had the care in keeping the survey focus as exploratory, and also, we tried to know the reality of the teacher on the use of tecnological resources with the 5º grade students, and how the field research can contribute to techniques procedures since it seeks to deepen the questions posed. The survey was conducted through of questionnaire with 09 (nine) open questions, which were answered by 04 (four) teachers of the public schools elementar level in the public institutions of the Cajazeiras city. From of the data analyzes it was possible to note that despite the teachers had claimed that know how to use the tecnologies in the school and that the state provides an empowerment course, they experience difficulties in the use of the technology resources in the class like auxiliar in the students learning. In the sense, the results found were the necessity effective training, as the use of tecnological resources in the school to assist the learning and teaching processo of the students of 5º grade the elementar school of cajazeiras city.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTIAGO, Stella Márcia de Morais.SANTIAGO, Stella M. de M.http://lattes.cnpq.br/1977726452183817CUNHA, Ane Cristine Hermínio.FEITOSA, Belijane Marques.SOUSA, Lígia Arruda.2016-10-072019-09-05T19:38:37Z2019-09-052019-09-05T19:38:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6770SOUSA, Lígia Arruda. A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. 2016. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T12:12:41Zoai:localhost:riufcg/6770Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T12:12:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.
The use of technological resources in the teaching and 5th grade pupils' learning state public schools of the city of Cajazeiras / PB.
title A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.
spellingShingle A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.
SOUSA, Lígia Arruda.
Recursos tecnológicos - educação
Aprendizagem
Prática de ensino
Ensino - recursos tecnológicos
Technological Resources - Education
learning
Teaching practice
Education - technological resources
Educação.
title_short A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.
title_full A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.
title_fullStr A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.
title_full_unstemmed A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.
title_sort A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.
author SOUSA, Lígia Arruda.
author_facet SOUSA, Lígia Arruda.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
SANTIAGO, Stella M. de M.
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817
CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Lígia Arruda.
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos tecnológicos - educação
Aprendizagem
Prática de ensino
Ensino - recursos tecnológicos
Technological Resources - Education
learning
Teaching practice
Education - technological resources
Educação.
topic Recursos tecnológicos - educação
Aprendizagem
Prática de ensino
Ensino - recursos tecnológicos
Technological Resources - Education
learning
Teaching practice
Education - technological resources
Educação.
description O trabalho tem como foco a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. Para a pesquisa, tomamos como referencial teórico Bahrens; Masetto; Moran (2011), Sampaio; Leite (2011), Tajra (2012) e Demo (2008) e outros. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi investigar o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB, bem como, verificar como se dá o uso do computador pelas professoras, buscando identificar quais os tipos de tecnologias são disponibilizadas nas escolas pesquisadas. Tivemos o cuidado de focar a pesquisa quanto aos objetivos como sendo uma pesquisa exploratória, uma vez que buscamos saber mais da realidade enfrentada pelos professores quanto à utilização de recursos tecnológicos junto aos alunos de 5º ano, e como uma pesquisa de Campo quanto aos procedimentos técnicos, já que esta busca o aprofundamento das questões propostas. A pesquisa foi realizada através da aplicação do instrumento questionário, contando este de 09 (nove) questões abertas, respondidas por 04(quatro) professoras de escolas de nível fundamental de instituições Estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. A partir da análise dos dados foi possível constatar que apesar das professoras terem afirmado que sabem lidar bem com as tecnologias na escola e que o Estado propicia um curso de capacitação na área, ainda sentem dificuldades em utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula como auxiliar da aprendizagem dos/as alunos/as. Nesse sentido, os resultados encontrados foram à necessidade de uma formação mais eficaz, quanto à utilização de recursos tecnológicos na escola com fins de auxiliar mais no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental na cidade de Cajazeiras/PB.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-07
2019-09-05T19:38:37Z
2019-09-05
2019-09-05T19:38:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6770
SOUSA, Lígia Arruda. A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. 2016. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6770
identifier_str_mv SOUSA, Lígia Arruda. A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. 2016. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392585478144