Verificação da influência do uso de resíduos industriais como filer em misturas asfálticas sob o efeito da presença d'água.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25603
Resumo: A disposição final dos residuos sólidos sem um adequado gerenciamento, acarreta a poluição do solo, do ar e de recursos hídricos, podendo resultar em danos aos seres humanos e ao meio ambiente. Diante desse cenário, empresas do setor produtivo tem adotados “práticas limpas“ utilizando a reincorporação de residuos na cadeia produtiva () Caulim e um dos minerais existentes em maior abundância no Brasil sendo empregados, principalmente, nas industrias de cerâmicas e papéis. Entretanto, essas indústrias geram uma quantidade de residuos que são dispostos no meio ambiente de maneira inadequada, causando grandes impactos ambientais. Outro residuo encontrado em larga escala são os remitentes de beneficiamento de rochas ornamentais. Esse tipo de mineral tem grande relevância na economia mundial e o Brasil e detentor de grandes reservas de onde são extraídos mais de 450 tipos de rochas de diversos padrões e tonalidades, O presente trabalho tem por objetivo estudar a viabilidade técnica de utilização dos resíduos de Caulim e de Serragem de granito como tiler nas misturas asiáticas, com forma de minimizar os impactos ambientais causados por tais residuos. Foram realizados ensaios para caracterizações dos resíduos, por Análise Quimica. Análise Termogravimétrica, Análise Térmica Diferencial, Difraçâo de Raios—)(, Granulometria por sedimentação e Difração a Laser. Os ensaios mecânicos de Módulo de Resiliência, de Lottman Modificado e Marshall foram realizados para verificação dos efeitos da incorporação destes fileres na susceptibilidade de misturas asiáticas à presença de água. O efeito do tipo de compactação, por amassamento e por impacto. teve por objetivo avaliar a influência de compactação no comportamento mecânico e volumétrico das misturas. Os resultados indicam que ambos os fileres tornam a mistura asfáltica menos susceptível a presença de água, entretanto, o resíduo de Granito proporciona uma mistura mais flexível e, portanto, sem uma menor probabilidade de fissuras prematuras durante a vida útil do pavimento.
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Entretanto, essas indústrias geram uma quantidade de residuos que são dispostos no meio ambiente de maneira inadequada, causando grandes impactos ambientais. Outro residuo encontrado em larga escala são os remitentes de beneficiamento de rochas ornamentais. Esse tipo de mineral tem grande relevância na economia mundial e o Brasil e detentor de grandes reservas de onde são extraídos mais de 450 tipos de rochas de diversos padrões e tonalidades, O presente trabalho tem por objetivo estudar a viabilidade técnica de utilização dos resíduos de Caulim e de Serragem de granito como tiler nas misturas asiáticas, com forma de minimizar os impactos ambientais causados por tais residuos. Foram realizados ensaios para caracterizações dos resíduos, por Análise Quimica. Análise Termogravimétrica, Análise Térmica Diferencial, Difraçâo de Raios—)(, Granulometria por sedimentação e Difração a Laser. Os ensaios mecânicos de Módulo de Resiliência, de Lottman Modificado e Marshall foram realizados para verificação dos efeitos da incorporação destes fileres na susceptibilidade de misturas asiáticas à presença de água. O efeito do tipo de compactação, por amassamento e por impacto. teve por objetivo avaliar a influência de compactação no comportamento mecânico e volumétrico das misturas. Os resultados indicam que ambos os fileres tornam a mistura asfáltica menos susceptível a presença de água, entretanto, o resíduo de Granito proporciona uma mistura mais flexível e, portanto, sem uma menor probabilidade de fissuras prematuras durante a vida útil do pavimento.Without an aopropriate management, the final dispasa! of the solid wastes can cause the poilution of soil, air and hydrological resources. As a consequence, it may occur any kind of damage to the human health and environment. ln this context severa! proóucfive compames have adopted "clean pracuces" by using the reincorporation of resídues ínto the productive cham. The kaolin is one of the most abundant minerais in Brazil it •s mainty employed at paper and ceramic industries. These kinds of industry, however, generate a huge volume of residues which are inadequately disposed at the environment, provoking many environmental impacts. The residues generated at the ornamental rocks improvement are also found in large amounts in Brazil. This kínd of mineral has great relevance at the global economy and Brazit detents many reserves where are extracted more than 450 rocks with different tonalities and standards. This works aims to study the technícal viabílity of the kaolin and graníte sawíng residues as fillers in the asphaltic mixtures as a way of minimízing the emrironmental lmpacts caused by these residues. To charactertze the residues the Tests of Chemical Analysís, Thermogravimetry, Differentiai Thermal Analysis, X-Ray Diffraction, Sedíment Granulometry and laser Diffraction were performed. The mechanical tests -0f Resilient Modulus, Modifíed Lottman T est and Marshall T est were conducted to verify the effects of these fillers íncorporation in the susceptibility of asphaltic mixtures at water's presence. The analysis of the effect of compaction method, impact and gyration, aimed to evaluate the influence of compaction in the mechanical and vo!umetric behavior of the mixtures. The achieved results indícate that both fillers tum the asphattic mixtures less susceptible to the water presence, The use of Granite residue, however, provides a more flexible mixture and, thus with less probability of presenting premature fissures during the pavement life span.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283CHAGAS FILHO, Milton Bezerra das.CHAGAS FILHO, M. B.http://lattes.cnpq.br/7412213914045283CAVALCANTE, Erinaldo Hilario.CAVALCANTE, E. H.http://lattes.cnpq.br/0174408449858772LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.2009-04-242022-06-09T20:01:34Z2022-06-092022-06-09T20:01:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25603LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes. Verificação da influência do uso de resíduos industriais como filer em misturas asfálticas sob o efeito da presença d'água. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T12:46:24Zoai:localhost:riufcg/25603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T12:46:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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