Utilização de resíduos sólidos no estudo da susceptibilidade do concreto asfáltico à presença d'água.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4033 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo o estudo da viabilidade técnica da utilização dos resíduos sólidos, com origem na produção do Caulim e de Rochas Ornamentais, como agregado miúdo e fileres para minimizar a susceptibilidade à presença de água de misturas asfálticas. Ambos são responsáveis e/ou citados como fonte poluidora do meio ambiente no Estado da Paraíba. Esta proposta parte do pressuposto que sua utilização reduzirá custos para a pavimentação rodoviária, bem como deverá servi para reaproveitar, de forma ambientalmente adequada, materiais tóxicos e não inertes gerados pelo setor de pequenas e médias indústrias no Estado da Paraíba. Foram realizados ensaios para a caracterização dos materiais, ensaios com o mastique e ensaios com as misturas asfálticas, dentre eles destacam-se: espectroscopia por absorção atômica, análise química, análise termogravimétrica, análise térmica diferencial, difração de raios-X, granulometria por difração a laser, viscosidade Saybolt-Furol, penetração, tração por compressão diametral, Lottman Modificado e Marshall. Os resultados indicam que ambos os fileres tornam a mistura asfáltica menos susceptível a presença de água, com ênfase para o resíduo do Caulim, o qual proporciona uma mistura mais flexível, e com uma menor probabilidade de trincas por fadiga de forma prematura durante sua vida útil. |
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Utilização de resíduos sólidos no estudo da susceptibilidade do concreto asfáltico à presença d'água.Use of solid waste in the study of the susceptibility of asphalt concrete to the presence of water.ResíduoResiduosResidueFilerArchivadorSusceptibilidadeSusceptibilitySusceptibilidadPavimentaçãoPavimentaciónPavingMisturas asfálticasAsphalt mixturesMezclas asfálticasEngenharia civilEste trabalho teve como objetivo o estudo da viabilidade técnica da utilização dos resíduos sólidos, com origem na produção do Caulim e de Rochas Ornamentais, como agregado miúdo e fileres para minimizar a susceptibilidade à presença de água de misturas asfálticas. Ambos são responsáveis e/ou citados como fonte poluidora do meio ambiente no Estado da Paraíba. Esta proposta parte do pressuposto que sua utilização reduzirá custos para a pavimentação rodoviária, bem como deverá servi para reaproveitar, de forma ambientalmente adequada, materiais tóxicos e não inertes gerados pelo setor de pequenas e médias indústrias no Estado da Paraíba. Foram realizados ensaios para a caracterização dos materiais, ensaios com o mastique e ensaios com as misturas asfálticas, dentre eles destacam-se: espectroscopia por absorção atômica, análise química, análise termogravimétrica, análise térmica diferencial, difração de raios-X, granulometria por difração a laser, viscosidade Saybolt-Furol, penetração, tração por compressão diametral, Lottman Modificado e Marshall. Os resultados indicam que ambos os fileres tornam a mistura asfáltica menos susceptível a presença de água, com ênfase para o resíduo do Caulim, o qual proporciona uma mistura mais flexível, e com uma menor probabilidade de trincas por fadiga de forma prematura durante sua vida útil.This study considered the technical viability of the use of solid residues from the kaolin and ornamental rock industries, reported in the literature as pollutants in Paraiba, as small aggregate and filler to minimize the susceptibility to water of asphalt mixtures. These residues utilization may reduce costs of road pavement and find an environmentally correct destiny to toxic and non inert materials generated by small and medium industries of Paraíba. Several laboratory tests were carried out to characterize the residues, the “mastiq” and the asphalt mixtures, such as atomic absorption spectrometry, chemical, thermogravimetric and differential thermic analyses, X-ray diffraction, laser diffraction granulometry, Saybolt-Furol viscosity, penetration, traction from diametric compression, modified Lottman and Marshall tests. Data analyses showed that both residues render the asphalt mixture less susceptible to water action, specially the kaolin residue. The asphalt mixture with this residue is more flexible and less prone to crack due to premature material fatigue, extending the lifetime of pavements.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283CARVALHO, João Batista Queiroz de.ODA, Sandra.BARROSO, Suelly Helena de Araújo.FERNANDES, Macel Wallace Queiroz.2007-032019-05-30T16:21:19Z2019-05-302019-05-30T16:21:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4033FERNANDES, Macel Wallace Queiroz. Utilização de resíduos sólidos no estudo da susceptibilidade do concreto asfáltico à presença d'água. 2007. 21f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T17:58:33Zoai:localhost:riufcg/4033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T17:58:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Este trabalho teve como objetivo o estudo da viabilidade técnica da utilização dos resíduos sólidos, com origem na produção do Caulim e de Rochas Ornamentais, como agregado miúdo e fileres para minimizar a susceptibilidade à presença de água de misturas asfálticas. Ambos são responsáveis e/ou citados como fonte poluidora do meio ambiente no Estado da Paraíba. Esta proposta parte do pressuposto que sua utilização reduzirá custos para a pavimentação rodoviária, bem como deverá servi para reaproveitar, de forma ambientalmente adequada, materiais tóxicos e não inertes gerados pelo setor de pequenas e médias indústrias no Estado da Paraíba. Foram realizados ensaios para a caracterização dos materiais, ensaios com o mastique e ensaios com as misturas asfálticas, dentre eles destacam-se: espectroscopia por absorção atômica, análise química, análise termogravimétrica, análise térmica diferencial, difração de raios-X, granulometria por difração a laser, viscosidade Saybolt-Furol, penetração, tração por compressão diametral, Lottman Modificado e Marshall. Os resultados indicam que ambos os fileres tornam a mistura asfáltica menos susceptível a presença de água, com ênfase para o resíduo do Caulim, o qual proporciona uma mistura mais flexível, e com uma menor probabilidade de trincas por fadiga de forma prematura durante sua vida útil. |
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