Percepção de alunos acerca da aplicação de uma metodologia gamificada de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Ravenna Lins.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida., SILVA, Jairo Rodrigues da.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32137
Resumo: A nítida e célere mudança de uma série de perspectivas atreladas a instituição das novas tecnologias faz do mundo contemporâneo mais conectado, e trouxe consigo maior acessibilidade a informação. Surge, portanto, a oportunidade de dar utilidade à estas ferramentas tecnológicas na implementação de uma modalidade híbrida e aprazível de ensinoaprendizagem. Desta forma, aproveitando-se do universo lúdico dos games didáticos voltados para temáticas educativas, a gamificação surge como um novo conceito de ensino com o enfoque pedagógico em diferentes experiências cognitivas e sensoriais integrativas e holística por parte dos alunos. O presente trabalho buscou estudar a perspectiva de alunos à respeito da aprendizagem, motivação e engajamento quando submetidos à esta nova ferramenta de ensino. Percebeu-se que a ferramenta tornou a experiência de aprendizagem mais atraente e duradoura, além de estimular cooperação e engajamento em um ambiente saudável de competição. O visível interesse dos alunos em ter uma participação ativa na experiência lúdica faz da metodologia uma estratégia válida para o processo de ensino-aprendizagem.
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