Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, Zenalda Florêncio.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.sales
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo demonstrar a possibilidade do uso de material audiovisual de curta-metragem nas aulas de Sociologia a partir da elaboração de lições. Para tal, foi desenvolvido um estudo documental de duas das principais normas que regem o ensino médio brasileiro, sendo elas a BNCC e as OCN’s acerca dos conhecimentos sociológicos aplicados a esta categoria do ensino, além da utilização de outros estudos que são referência na área.. Também foram retirados do Youtube materiais de audiovisual (curtas-metragens) que foram associados a teorias, temas e conceitos da Sociologia que possam ser aplicados em sala de aula. A principal contribuição deste trabalho constituiu-se na elaboração de 05 (cinco) lições que orientam os professores no uso do audiovisual em sala de aula, tais instrumentos possuem como materiais e teorias os seguintes: Lição 1 – Vida Maria, associada a teoria de Pierre Bourdieu tratando da violência simbólica; Lição II - Você está perdido no mundo, assim como eu?, ligada a teoria de Zygmunt Bauman a respeito da modernidade líquida; Lição III - O sonho impossível, relacionada a teoria de Simone de Beauvoir acerca do segundo sexo; Lição IV – Escolhas, correlacionada com a teoria de Émile Durkheim que diz respeito ao fato social e a Lição V – O emprego, ligada a teoria de alienação do trabalho de Karl Marx. Tais materiais possuem como intuito principal colaborar para uma melhor transposição didática dos conhecimentos sociológicos visando facilitar o trabalho do professor e aumentar o interesse dos alunos pela Sociologia. As principais referências utilizadas neste trabalho foram as legislações BNCC e OCN’s, e ainda, os estudos realizados por: Rocha (2020); Oliveira (2019) e Napolitano (2003).
id UFCG_e143ba40043aa29c0b826ae65afa10be
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28937
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.Sociology and Cinema: a pedagogical guide for high school education.Sociología y cine: una guía pedagógica para la escuela secundaria.Sociologia e cinemaCinema e SociologiaSociologia no ensino médioEnsino de SociologiaGuia pedagógico - cinemaMaterial audiovisualAudiovisual e ensino de SociologiaCurta-metragemSociología y cineCine y SociologíaSociología en la escuela secundariaEnseñanza de SociologíaGuía pedagógica - cineMaterial audiovisualDocencia Audiovisual y SociologíaCortometrajeSociology and cinemaCinema and SociologySociology in high schoolSociology TeachingPedagogical guide - cinemaAudiovisual materialAudiovisual and Sociology teachingShort filmSociologiaEste trabalho teve como principal objetivo demonstrar a possibilidade do uso de material audiovisual de curta-metragem nas aulas de Sociologia a partir da elaboração de lições. Para tal, foi desenvolvido um estudo documental de duas das principais normas que regem o ensino médio brasileiro, sendo elas a BNCC e as OCN’s acerca dos conhecimentos sociológicos aplicados a esta categoria do ensino, além da utilização de outros estudos que são referência na área.. Também foram retirados do Youtube materiais de audiovisual (curtas-metragens) que foram associados a teorias, temas e conceitos da Sociologia que possam ser aplicados em sala de aula. A principal contribuição deste trabalho constituiu-se na elaboração de 05 (cinco) lições que orientam os professores no uso do audiovisual em sala de aula, tais instrumentos possuem como materiais e teorias os seguintes: Lição 1 – Vida Maria, associada a teoria de Pierre Bourdieu tratando da violência simbólica; Lição II - Você está perdido no mundo, assim como eu?, ligada a teoria de Zygmunt Bauman a respeito da modernidade líquida; Lição III - O sonho impossível, relacionada a teoria de Simone de Beauvoir acerca do segundo sexo; Lição IV – Escolhas, correlacionada com a teoria de Émile Durkheim que diz respeito ao fato social e a Lição V – O emprego, ligada a teoria de alienação do trabalho de Karl Marx. Tais materiais possuem como intuito principal colaborar para uma melhor transposição didática dos conhecimentos sociológicos visando facilitar o trabalho do professor e aumentar o interesse dos alunos pela Sociologia. As principais referências utilizadas neste trabalho foram as legislações BNCC e OCN’s, e ainda, os estudos realizados por: Rocha (2020); Oliveira (2019) e Napolitano (2003).The main objective of this work was to demonstrate the possibility of using short film audiovisual material in Sociology classes based on the preparation of lessons. To this end, a documentary study of two of the main norms that govern Brazilian secondary education was developed, namely the BNCC and the OCN's about sociological knowledge applied to this category of education, in addition to the use of other studies that are references in the area. Audio-visual materials (short films) were also taken from Youtube, which were associated with theories, themes and concepts of Sociology that can be applied in the classroom. The main contribution of this work was the elaboration of 05 (five) lessons that guide teachers in the use of audiovisual in the classroom, such instruments have the following materials and theories as follows: Lesson 1 – Vida Maria, associated with Pierre's theory Bourdieu dealing with symbolic violence; Lesson II - Are you lost in the world, like me?, linked to Zygmunt Bauman's theory about liquid modernity; Lesson III - The impossible dream, related to Simone de Beauvoir's theory about the second sex; Lesson IV – Choices, correlated with Émile Durkheim's theory regarding the social fact and Lesson V – Employment, linked to Karl Marx's theory of alienation of work. Such materials have the main purpose of collaborating for a better didactic transposition of sociological knowledge in order to facilitate the teacher's work and increase students' interest in Sociology. The main references used in this work were the BNCC and OCN's legislation, and also the studies carried out by: Rocha (2020); Oliveira (2019) and Napolitano (2003).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSOUSA, Rozenval de Almeida e.SOUSA, R. A.ttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.MONTEIRO, José Marciano.SALES, Zenalda Florêncio.2023-02-142023-02-28T19:12:37Z2023-02-282023-02-28T19:12:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.saleshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937SALES, Zenalda Florêncio. Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T18:43:54Zoai:localhost:riufcg/28937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T18:43:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.
Sociology and Cinema: a pedagogical guide for high school education.
Sociología y cine: una guía pedagógica para la escuela secundaria.
title Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.
spellingShingle Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.
SALES, Zenalda Florêncio.
Sociologia e cinema
Cinema e Sociologia
Sociologia no ensino médio
Ensino de Sociologia
Guia pedagógico - cinema
Material audiovisual
Audiovisual e ensino de Sociologia
Curta-metragem
Sociología y cine
Cine y Sociología
Sociología en la escuela secundaria
Enseñanza de Sociología
Guía pedagógica - cine
Material audiovisual
Docencia Audiovisual y Sociología
Cortometraje
Sociology and cinema
Cinema and Sociology
Sociology in high school
Sociology Teaching
Pedagogical guide - cinema
Audiovisual material
Audiovisual and Sociology teaching
Short film
Sociologia
title_short Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.
title_full Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.
title_fullStr Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.
title_full_unstemmed Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.
title_sort Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.
author SALES, Zenalda Florêncio.
author_facet SALES, Zenalda Florêncio.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Rozenval de Almeida e.
SOUSA, R. A.
ttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.author.fl_str_mv SALES, Zenalda Florêncio.
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia e cinema
Cinema e Sociologia
Sociologia no ensino médio
Ensino de Sociologia
Guia pedagógico - cinema
Material audiovisual
Audiovisual e ensino de Sociologia
Curta-metragem
Sociología y cine
Cine y Sociología
Sociología en la escuela secundaria
Enseñanza de Sociología
Guía pedagógica - cine
Material audiovisual
Docencia Audiovisual y Sociología
Cortometraje
Sociology and cinema
Cinema and Sociology
Sociology in high school
Sociology Teaching
Pedagogical guide - cinema
Audiovisual material
Audiovisual and Sociology teaching
Short film
Sociologia
topic Sociologia e cinema
Cinema e Sociologia
Sociologia no ensino médio
Ensino de Sociologia
Guia pedagógico - cinema
Material audiovisual
Audiovisual e ensino de Sociologia
Curta-metragem
Sociología y cine
Cine y Sociología
Sociología en la escuela secundaria
Enseñanza de Sociología
Guía pedagógica - cine
Material audiovisual
Docencia Audiovisual y Sociología
Cortometraje
Sociology and cinema
Cinema and Sociology
Sociology in high school
Sociology Teaching
Pedagogical guide - cinema
Audiovisual material
Audiovisual and Sociology teaching
Short film
Sociologia
description Este trabalho teve como principal objetivo demonstrar a possibilidade do uso de material audiovisual de curta-metragem nas aulas de Sociologia a partir da elaboração de lições. Para tal, foi desenvolvido um estudo documental de duas das principais normas que regem o ensino médio brasileiro, sendo elas a BNCC e as OCN’s acerca dos conhecimentos sociológicos aplicados a esta categoria do ensino, além da utilização de outros estudos que são referência na área.. Também foram retirados do Youtube materiais de audiovisual (curtas-metragens) que foram associados a teorias, temas e conceitos da Sociologia que possam ser aplicados em sala de aula. A principal contribuição deste trabalho constituiu-se na elaboração de 05 (cinco) lições que orientam os professores no uso do audiovisual em sala de aula, tais instrumentos possuem como materiais e teorias os seguintes: Lição 1 – Vida Maria, associada a teoria de Pierre Bourdieu tratando da violência simbólica; Lição II - Você está perdido no mundo, assim como eu?, ligada a teoria de Zygmunt Bauman a respeito da modernidade líquida; Lição III - O sonho impossível, relacionada a teoria de Simone de Beauvoir acerca do segundo sexo; Lição IV – Escolhas, correlacionada com a teoria de Émile Durkheim que diz respeito ao fato social e a Lição V – O emprego, ligada a teoria de alienação do trabalho de Karl Marx. Tais materiais possuem como intuito principal colaborar para uma melhor transposição didática dos conhecimentos sociológicos visando facilitar o trabalho do professor e aumentar o interesse dos alunos pela Sociologia. As principais referências utilizadas neste trabalho foram as legislações BNCC e OCN’s, e ainda, os estudos realizados por: Rocha (2020); Oliveira (2019) e Napolitano (2003).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-14
2023-02-28T19:12:37Z
2023-02-28
2023-02-28T19:12:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.sales
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937
SALES, Zenalda Florêncio. Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.sales
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937
identifier_str_mv SALES, Zenalda Florêncio. Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744569362808832