Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.sales http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937 |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo demonstrar a possibilidade do uso de material audiovisual de curta-metragem nas aulas de Sociologia a partir da elaboração de lições. Para tal, foi desenvolvido um estudo documental de duas das principais normas que regem o ensino médio brasileiro, sendo elas a BNCC e as OCN’s acerca dos conhecimentos sociológicos aplicados a esta categoria do ensino, além da utilização de outros estudos que são referência na área.. Também foram retirados do Youtube materiais de audiovisual (curtas-metragens) que foram associados a teorias, temas e conceitos da Sociologia que possam ser aplicados em sala de aula. A principal contribuição deste trabalho constituiu-se na elaboração de 05 (cinco) lições que orientam os professores no uso do audiovisual em sala de aula, tais instrumentos possuem como materiais e teorias os seguintes: Lição 1 – Vida Maria, associada a teoria de Pierre Bourdieu tratando da violência simbólica; Lição II - Você está perdido no mundo, assim como eu?, ligada a teoria de Zygmunt Bauman a respeito da modernidade líquida; Lição III - O sonho impossível, relacionada a teoria de Simone de Beauvoir acerca do segundo sexo; Lição IV – Escolhas, correlacionada com a teoria de Émile Durkheim que diz respeito ao fato social e a Lição V – O emprego, ligada a teoria de alienação do trabalho de Karl Marx. Tais materiais possuem como intuito principal colaborar para uma melhor transposição didática dos conhecimentos sociológicos visando facilitar o trabalho do professor e aumentar o interesse dos alunos pela Sociologia. As principais referências utilizadas neste trabalho foram as legislações BNCC e OCN’s, e ainda, os estudos realizados por: Rocha (2020); Oliveira (2019) e Napolitano (2003). |
id |
UFCG_e143ba40043aa29c0b826ae65afa10be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28937 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.Sociology and Cinema: a pedagogical guide for high school education.Sociología y cine: una guía pedagógica para la escuela secundaria.Sociologia e cinemaCinema e SociologiaSociologia no ensino médioEnsino de SociologiaGuia pedagógico - cinemaMaterial audiovisualAudiovisual e ensino de SociologiaCurta-metragemSociología y cineCine y SociologíaSociología en la escuela secundariaEnseñanza de SociologíaGuía pedagógica - cineMaterial audiovisualDocencia Audiovisual y SociologíaCortometrajeSociology and cinemaCinema and SociologySociology in high schoolSociology TeachingPedagogical guide - cinemaAudiovisual materialAudiovisual and Sociology teachingShort filmSociologiaEste trabalho teve como principal objetivo demonstrar a possibilidade do uso de material audiovisual de curta-metragem nas aulas de Sociologia a partir da elaboração de lições. Para tal, foi desenvolvido um estudo documental de duas das principais normas que regem o ensino médio brasileiro, sendo elas a BNCC e as OCN’s acerca dos conhecimentos sociológicos aplicados a esta categoria do ensino, além da utilização de outros estudos que são referência na área.. Também foram retirados do Youtube materiais de audiovisual (curtas-metragens) que foram associados a teorias, temas e conceitos da Sociologia que possam ser aplicados em sala de aula. A principal contribuição deste trabalho constituiu-se na elaboração de 05 (cinco) lições que orientam os professores no uso do audiovisual em sala de aula, tais instrumentos possuem como materiais e teorias os seguintes: Lição 1 – Vida Maria, associada a teoria de Pierre Bourdieu tratando da violência simbólica; Lição II - Você está perdido no mundo, assim como eu?, ligada a teoria de Zygmunt Bauman a respeito da modernidade líquida; Lição III - O sonho impossível, relacionada a teoria de Simone de Beauvoir acerca do segundo sexo; Lição IV – Escolhas, correlacionada com a teoria de Émile Durkheim que diz respeito ao fato social e a Lição V – O emprego, ligada a teoria de alienação do trabalho de Karl Marx. Tais materiais possuem como intuito principal colaborar para uma melhor transposição didática dos conhecimentos sociológicos visando facilitar o trabalho do professor e aumentar o interesse dos alunos pela Sociologia. As principais referências utilizadas neste trabalho foram as legislações BNCC e OCN’s, e ainda, os estudos realizados por: Rocha (2020); Oliveira (2019) e Napolitano (2003).The main objective of this work was to demonstrate the possibility of using short film audiovisual material in Sociology classes based on the preparation of lessons. To this end, a documentary study of two of the main norms that govern Brazilian secondary education was developed, namely the BNCC and the OCN's about sociological knowledge applied to this category of education, in addition to the use of other studies that are references in the area. Audio-visual materials (short films) were also taken from Youtube, which were associated with theories, themes and concepts of Sociology that can be applied in the classroom. The main contribution of this work was the elaboration of 05 (five) lessons that guide teachers in the use of audiovisual in the classroom, such instruments have the following materials and theories as follows: Lesson 1 – Vida Maria, associated with Pierre's theory Bourdieu dealing with symbolic violence; Lesson II - Are you lost in the world, like me?, linked to Zygmunt Bauman's theory about liquid modernity; Lesson III - The impossible dream, related to Simone de Beauvoir's theory about the second sex; Lesson IV – Choices, correlated with Émile Durkheim's theory regarding the social fact and Lesson V – Employment, linked to Karl Marx's theory of alienation of work. Such materials have the main purpose of collaborating for a better didactic transposition of sociological knowledge in order to facilitate the teacher's work and increase students' interest in Sociology. The main references used in this work were the BNCC and OCN's legislation, and also the studies carried out by: Rocha (2020); Oliveira (2019) and Napolitano (2003).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSOUSA, Rozenval de Almeida e.SOUSA, R. A.ttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.MONTEIRO, José Marciano.SALES, Zenalda Florêncio.2023-02-142023-02-28T19:12:37Z2023-02-282023-02-28T19:12:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.saleshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937SALES, Zenalda Florêncio. Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T18:43:54Zoai:localhost:riufcg/28937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T18:43:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. Sociology and Cinema: a pedagogical guide for high school education. Sociología y cine: una guía pedagógica para la escuela secundaria. |
title |
Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. |
spellingShingle |
Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. SALES, Zenalda Florêncio. Sociologia e cinema Cinema e Sociologia Sociologia no ensino médio Ensino de Sociologia Guia pedagógico - cinema Material audiovisual Audiovisual e ensino de Sociologia Curta-metragem Sociología y cine Cine y Sociología Sociología en la escuela secundaria Enseñanza de Sociología Guía pedagógica - cine Material audiovisual Docencia Audiovisual y Sociología Cortometraje Sociology and cinema Cinema and Sociology Sociology in high school Sociology Teaching Pedagogical guide - cinema Audiovisual material Audiovisual and Sociology teaching Short film Sociologia |
title_short |
Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. |
title_full |
Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. |
title_fullStr |
Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. |
title_sort |
Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. |
author |
SALES, Zenalda Florêncio. |
author_facet |
SALES, Zenalda Florêncio. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Rozenval de Almeida e. SOUSA, R. A. ttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. MONTEIRO, José Marciano. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SALES, Zenalda Florêncio. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia e cinema Cinema e Sociologia Sociologia no ensino médio Ensino de Sociologia Guia pedagógico - cinema Material audiovisual Audiovisual e ensino de Sociologia Curta-metragem Sociología y cine Cine y Sociología Sociología en la escuela secundaria Enseñanza de Sociología Guía pedagógica - cine Material audiovisual Docencia Audiovisual y Sociología Cortometraje Sociology and cinema Cinema and Sociology Sociology in high school Sociology Teaching Pedagogical guide - cinema Audiovisual material Audiovisual and Sociology teaching Short film Sociologia |
topic |
Sociologia e cinema Cinema e Sociologia Sociologia no ensino médio Ensino de Sociologia Guia pedagógico - cinema Material audiovisual Audiovisual e ensino de Sociologia Curta-metragem Sociología y cine Cine y Sociología Sociología en la escuela secundaria Enseñanza de Sociología Guía pedagógica - cine Material audiovisual Docencia Audiovisual y Sociología Cortometraje Sociology and cinema Cinema and Sociology Sociology in high school Sociology Teaching Pedagogical guide - cinema Audiovisual material Audiovisual and Sociology teaching Short film Sociologia |
description |
Este trabalho teve como principal objetivo demonstrar a possibilidade do uso de material audiovisual de curta-metragem nas aulas de Sociologia a partir da elaboração de lições. Para tal, foi desenvolvido um estudo documental de duas das principais normas que regem o ensino médio brasileiro, sendo elas a BNCC e as OCN’s acerca dos conhecimentos sociológicos aplicados a esta categoria do ensino, além da utilização de outros estudos que são referência na área.. Também foram retirados do Youtube materiais de audiovisual (curtas-metragens) que foram associados a teorias, temas e conceitos da Sociologia que possam ser aplicados em sala de aula. A principal contribuição deste trabalho constituiu-se na elaboração de 05 (cinco) lições que orientam os professores no uso do audiovisual em sala de aula, tais instrumentos possuem como materiais e teorias os seguintes: Lição 1 – Vida Maria, associada a teoria de Pierre Bourdieu tratando da violência simbólica; Lição II - Você está perdido no mundo, assim como eu?, ligada a teoria de Zygmunt Bauman a respeito da modernidade líquida; Lição III - O sonho impossível, relacionada a teoria de Simone de Beauvoir acerca do segundo sexo; Lição IV – Escolhas, correlacionada com a teoria de Émile Durkheim que diz respeito ao fato social e a Lição V – O emprego, ligada a teoria de alienação do trabalho de Karl Marx. Tais materiais possuem como intuito principal colaborar para uma melhor transposição didática dos conhecimentos sociológicos visando facilitar o trabalho do professor e aumentar o interesse dos alunos pela Sociologia. As principais referências utilizadas neste trabalho foram as legislações BNCC e OCN’s, e ainda, os estudos realizados por: Rocha (2020); Oliveira (2019) e Napolitano (2003). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-14 2023-02-28T19:12:37Z 2023-02-28 2023-02-28T19:12:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.sales http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937 SALES, Zenalda Florêncio. Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.sales http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937 |
identifier_str_mv |
SALES, Zenalda Florêncio. Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744569362808832 |