Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Élida Maria do.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2926
Resumo: Este trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura africana de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e elabora uma proposta de intervenção voltada aos professores que atuam nesse nível de ensino a partir de um curso de formação. Os objetivos foram discutir aspectos relacionados aos documentos oficiais que fundamentam a Lei 10 639/03, problematizar a inserção dessas literaturas nas salas de aula do nível fundamental, em especial, do nono ano e sugerir estratégias para que o contato entre o aluno e o texto literário seja feito de forma profícua no que concerne à formação do leitor literário. Fundamentamos nosso estudo na Lei 10.639/03, na LDB (1996), nos documentos oficiais do MEC, textos de Gomes (2007, 2011), Santos (2002), Martins (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) entre outros. A proposta de intervenção consistiu na construção de um curso de formação direcionado ao público docente almejando facilitar o acesso e/ouampliar seu contato com a literatura de países africanos lusófonos, e apresentação de estratégias didáticas para trabalhá-la dentro das ambiências escolares, visando contribuir para uma presença mais efetiva da cultura africana nos sistemas de ensino brasileiro.
id UFCG_e1b56afd8f0a6a6a45381df482808386
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2926
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.African Portuguese-language literature: proposal for a training course for teachers of basic education.Literatura africanaFormação docentePrática docenteLiteratura - ensinoEducação básicaAfrican LiteratureTeacher trainingTeaching practiceLiterature - teachingbasic educationLetras.Este trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura africana de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e elabora uma proposta de intervenção voltada aos professores que atuam nesse nível de ensino a partir de um curso de formação. Os objetivos foram discutir aspectos relacionados aos documentos oficiais que fundamentam a Lei 10 639/03, problematizar a inserção dessas literaturas nas salas de aula do nível fundamental, em especial, do nono ano e sugerir estratégias para que o contato entre o aluno e o texto literário seja feito de forma profícua no que concerne à formação do leitor literário. Fundamentamos nosso estudo na Lei 10.639/03, na LDB (1996), nos documentos oficiais do MEC, textos de Gomes (2007, 2011), Santos (2002), Martins (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) entre outros. A proposta de intervenção consistiu na construção de um curso de formação direcionado ao público docente almejando facilitar o acesso e/ouampliar seu contato com a literatura de países africanos lusófonos, e apresentação de estratégias didáticas para trabalhá-la dentro das ambiências escolares, visando contribuir para uma presença mais efetiva da cultura africana nos sistemas de ensino brasileiro.This paper reflects on the presence of African Portuguese Language Literature in Elementary School and elaborates a proposal of intervention directed to teachers who work at this level of education from a training course. The objectives were to discuss aspects related to the official documents that underlie Law 10 639/03, to problematize the insertion of these literatures in the classrooms of the fundamental level, especially of the ninth year and to suggest strategies so that the contact between the student and the text literary work is done in a profitable way in what concerns the formation of the literary reader. We base our study in Law 10.639 / 03, LDB (1996), in the official MEC documents, texts by Gomes (2007, 2011), Santos (2002), Martins (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) among others. The intervention proposal consisted in the construction of a training course aimed at the teaching public aiming at facilitating access and / or broadening their contact with the literature of Portuguese-speaking African countries, and the presentation of didactic strategies to work within the school environment, aiming to contribute for a more effective presence of African culture in Brazilian education systems.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGFERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.FERREIRA JUNIOR, Nelson.http://lattes.cnpq.br/4132315893586224FEITOSA , Maria Eneida.JOCA, Alexandre Martins.NASCIMENTO, Élida Maria do.2018-02-282019-02-25T17:38:52Z2019-02-252019-02-25T17:38:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2926NASCIMENTO, Élida Maria do. Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação par professores da educação básica. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:34:51Zoai:localhost:riufcg/2926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:34:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.
African Portuguese-language literature: proposal for a training course for teachers of basic education.
title Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.
spellingShingle Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.
NASCIMENTO, Élida Maria do.
Literatura africana
Formação docente
Prática docente
Literatura - ensino
Educação básica
African Literature
Teacher training
Teaching practice
Literature - teaching
basic education
Letras.
title_short Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.
title_full Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.
title_fullStr Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.
title_full_unstemmed Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.
title_sort Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.
author NASCIMENTO, Élida Maria do.
author_facet NASCIMENTO, Élida Maria do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
FERREIRA JUNIOR, Nelson.
http://lattes.cnpq.br/4132315893586224
FEITOSA , Maria Eneida.
JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Élida Maria do.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura africana
Formação docente
Prática docente
Literatura - ensino
Educação básica
African Literature
Teacher training
Teaching practice
Literature - teaching
basic education
Letras.
topic Literatura africana
Formação docente
Prática docente
Literatura - ensino
Educação básica
African Literature
Teacher training
Teaching practice
Literature - teaching
basic education
Letras.
description Este trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura africana de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e elabora uma proposta de intervenção voltada aos professores que atuam nesse nível de ensino a partir de um curso de formação. Os objetivos foram discutir aspectos relacionados aos documentos oficiais que fundamentam a Lei 10 639/03, problematizar a inserção dessas literaturas nas salas de aula do nível fundamental, em especial, do nono ano e sugerir estratégias para que o contato entre o aluno e o texto literário seja feito de forma profícua no que concerne à formação do leitor literário. Fundamentamos nosso estudo na Lei 10.639/03, na LDB (1996), nos documentos oficiais do MEC, textos de Gomes (2007, 2011), Santos (2002), Martins (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) entre outros. A proposta de intervenção consistiu na construção de um curso de formação direcionado ao público docente almejando facilitar o acesso e/ouampliar seu contato com a literatura de países africanos lusófonos, e apresentação de estratégias didáticas para trabalhá-la dentro das ambiências escolares, visando contribuir para uma presença mais efetiva da cultura africana nos sistemas de ensino brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
2019-02-25T17:38:52Z
2019-02-25
2019-02-25T17:38:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2926
NASCIMENTO, Élida Maria do. Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação par professores da educação básica. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2926
identifier_str_mv NASCIMENTO, Élida Maria do. Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação par professores da educação básica. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744367561211904