Identidades e territórios de desejo: uma análise das práticas amorosas, relações sociais e sociabilidades na primeira metade do século XX ( Caicó-RN).
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Data de Publicação: | 2010 |
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Resumo: | Beatriz Lopes, Benedita Augusta, Otília de Souza. Mulheres que frequentaram espaços de lazer como sambas e bailes em Caicó/RN, na primeira metade do século XX, se divertiram, namoraram, entrelaçaram relações sociais e amorosas, mas também tiveram comportamentos regrados, vigiados, “permitidos” e “proibidos” nesses espaços. É com o olhar sob a produção de identidades e múltiplas subjetividades a partir das relações entrelaçadas nos espaços de sociabilidade e dos embates entre sua idealização pelos discursos jurídicos e as práticas cotidianas masculinas e femininas, que esse trabalho se propõe a analisar a construção de territórios de desejos pelos sujeitos sociais para além das estruturas de poder que o circundaram. Para isso, a análise é intentada através de uma metodologia dialógica entre as discussões teóricas, historiográficas e pela análise das fontes que consistiram em entrevistas realizadas com caicoenses, os quais vivenciaram esses divertimentos, além de vinte processos-crime de lesões corporais resultantes de confusões nesses espaços. Entre as leituras teóricas, foram estabelecidas relações entre memória, identidade social e o esquecimento a partir de autores como Bosi (1994), Halbwachs (2004), Pollak (1989, 1992) e Zumthor (1994); caminhando-se também pelas linhas de identidade, relações de gênero, poder e subjetividade através de Butler (2003), Foucault (2002, 1993) e Deleuze e Guattari (1995, 1996, 1997) e pelas discussões historiográficas de Araújo (2008), Couceiro (2007), Rago (1993, 2004), Sopelsa (2003), entre outros. A partir do olhar sob o baile e o samba se percebe como as relações entrelaçadas nesses espaços influenciaram na produção de cartografias, identidades, alteridades e territórios de desejos que transcenderam polaridades como permitido/proibido, passivo/submisso, demonstrando que a subjetividade é um processo aberto e contínuo em que o sujeito torna-se participe ativo em sua produção. Experimentações e vivências que perpassaram de formas plurais pelas sensações, interações e relações entrelaçadas entre vários sujeitos sociais. |
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