Assédio moral no serviço público.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, Raimundo Silva.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16845
Resumo: No interior das repartições públicas ocorre, por vezes, uma prática que para muitos ainda é bem natural, mas que hoje, com os ditames da lei, é passível de ações na justiça. Trata-se das repetidas humilhações, indiferenças, sofridas por muitos servidores, vítimas de abuso de poder e de uma forma exagerada do autoritarismo dos superiores para com seus subordinados.O presente trabalho aborda, a partir de um estudo bibliográfico, a prática do Assédio Moral no Serviço Público, com o objetivo de identificar as suas características, formas, métodos e consequências dessa prática, tanto do lado humano como jurídico. O metodologia empregada foi a de natureza dogmática instrumental, o Método dedutivo e o método interpretativo e as Técnicas de pesquisas foram as bibliográficas onde consistiu de uma revisão de literatura através de artigos, livros, periódicos em sites como Scielo, Google, sites oficiais da Justiça Federal, dentre outros. Percebeu-se, contudo, que o tema abordado, apesar de aparentemente ter surgido ainda de forma tímida nas discussões jurídicas, é algo que já vem acontecendo há muito tempo, uma vez que, o assédio moral se faz presente no trabalho, onde as vítimas desta prática são amedrontadas e forçadas a exercerem trabalhos que, em muitas ocasiões não condizem com a sua função, mas por conta de temerem perseguição se deixam subordinar a tais práticas. Outras formas de assédio identificadas são: a humilhação, os xingamentos, o isolamento, o menosprezo, que pode levar a vítima a condições psicológicas extremas. Desta feita, conclui-se que, o assédio moral consiste na exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, geralmente repetitivas e prolongadas, durante o horário de trabalho e no exercício de suas funções, situações essas que ofendem a sua dignidade ou integridade física.
id UFCG_e1ddce820dcc6cc4833c0f9fb7a8b6fe
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/16845
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling QUIRINO FILHO, João de Deus.QUIRINO FILHO, J. D.http://lattes.cnpq.br/2600726404115260DANTAS, Iana Melo Solano.DANTAS, I. M. S.MOURA, Francivaldo Gomes.MOURA, F. G.NOGUEIRA, R. S.http://lattes.cnpq.br/0545690788646583NOGUEIRA, Raimundo Silva.No interior das repartições públicas ocorre, por vezes, uma prática que para muitos ainda é bem natural, mas que hoje, com os ditames da lei, é passível de ações na justiça. Trata-se das repetidas humilhações, indiferenças, sofridas por muitos servidores, vítimas de abuso de poder e de uma forma exagerada do autoritarismo dos superiores para com seus subordinados.O presente trabalho aborda, a partir de um estudo bibliográfico, a prática do Assédio Moral no Serviço Público, com o objetivo de identificar as suas características, formas, métodos e consequências dessa prática, tanto do lado humano como jurídico. O metodologia empregada foi a de natureza dogmática instrumental, o Método dedutivo e o método interpretativo e as Técnicas de pesquisas foram as bibliográficas onde consistiu de uma revisão de literatura através de artigos, livros, periódicos em sites como Scielo, Google, sites oficiais da Justiça Federal, dentre outros. Percebeu-se, contudo, que o tema abordado, apesar de aparentemente ter surgido ainda de forma tímida nas discussões jurídicas, é algo que já vem acontecendo há muito tempo, uma vez que, o assédio moral se faz presente no trabalho, onde as vítimas desta prática são amedrontadas e forçadas a exercerem trabalhos que, em muitas ocasiões não condizem com a sua função, mas por conta de temerem perseguição se deixam subordinar a tais práticas. Outras formas de assédio identificadas são: a humilhação, os xingamentos, o isolamento, o menosprezo, que pode levar a vítima a condições psicológicas extremas. Desta feita, conclui-se que, o assédio moral consiste na exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, geralmente repetitivas e prolongadas, durante o horário de trabalho e no exercício de suas funções, situações essas que ofendem a sua dignidade ou integridade física.In the interior of the public it comes distributions occurring one practical one that for many it is still well natural, but that today, with the dictates of the law, it is capable of action in justice. One is about the repeated humiliations, indifferences suffered for many servers, victims of abuse and of being able of an exaggerated form of the authoritarianism of the superiors it stops with its subordinate. The present article is looked on to the bibliographical study regarding the Moral Siege in the Public Service, whose objective was considered to identify the characteristics of the moral siege, its forms, methods and practical consequences of this, as much of the human side of legal . The methodology employed was the dogmatic nature instrumental, the deductive method and the interpretive method and techniques were the bibliographical research which consisted of a literature review through articles, books, periodic sites in the SciELO, Google, official sites of Federal Justice, amongst others. It was perceived, however, that boarded the subject, although apparently to have appeared still shy of form in the legal quarrels, is something that comes already happening has much time, a time that, if the moral siege makes gift in the work, where the victims of this practical are rightened to exert a work that, in many occasions they do not are consistent with its function, but on account to fear persecution if they leave to subordinate to such practical. Other identified forms of siege are: the humiliation, the insults, the isolation, disdain, leading the victim to the extreme psychological conditions. Of making this, one concludes that, the moral siege consists of the exposition of the workers the humiliating and embarrassing situations, generally repetitive and drawn out, during the working hours and of the exercise of its functions, these situations that offend its dignity or physical integrity.Submitted by Marly Silva (biblioteca.ccjs@ufcg.edu.br) on 2020-12-30T02:19:05Z No. of bitstreams: 1 RAIMUNDO SILVA NOGUEIRA - TCC DIREITO 2013.pdf: 559891 bytes, checksum: ffe5a29c8e7cb3a92215068a7d3f2280 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-30T02:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAIMUNDO SILVA NOGUEIRA - TCC DIREITO 2013.pdf: 559891 bytes, checksum: ffe5a29c8e7cb3a92215068a7d3f2280 (MD5) Previous issue date: 2013Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSDireitoAssédio moralHumilhaçãoServiço públicoBullyingHumiliationPublic serviceAssédio moral no serviço público.Bullying in the public service.20132020-12-30T02:19:05Z2020-12-302020-12-30T02:19:05Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16845NOGUEIRA, Raimundo Silva. Assédio moral no serviço público. 2013. 68fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16845/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRAIMUNDO SILVA NOGUEIRA - TCC DIREITO 2013.pdfRAIMUNDO SILVA NOGUEIRA - TCC DIREITO 2013.pdfapplication/pdf559891http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16845/1/RAIMUNDO+SILVA+NOGUEIRA+-+TCC+DIREITO+2013.pdfffe5a29c8e7cb3a92215068a7d3f2280MD51riufcg/168452020-12-29 23:19:05.468oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:16:53.359955Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Assédio moral no serviço público.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Bullying in the public service.
title Assédio moral no serviço público.
spellingShingle Assédio moral no serviço público.
NOGUEIRA, Raimundo Silva.
Direito
Assédio moral
Humilhação
Serviço público
Bullying
Humiliation
Public service
title_short Assédio moral no serviço público.
title_full Assédio moral no serviço público.
title_fullStr Assédio moral no serviço público.
title_full_unstemmed Assédio moral no serviço público.
title_sort Assédio moral no serviço público.
author NOGUEIRA, Raimundo Silva.
author_facet NOGUEIRA, Raimundo Silva.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv QUIRINO FILHO, João de Deus.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv QUIRINO FILHO, J. D.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2600726404115260
dc.contributor.referee1.fl_str_mv DANTAS, Iana Melo Solano.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv DANTAS, I. M. S.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MOURA, Francivaldo Gomes.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv MOURA, F. G.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv NOGUEIRA, R. S.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0545690788646583
dc.contributor.author.fl_str_mv NOGUEIRA, Raimundo Silva.
contributor_str_mv QUIRINO FILHO, João de Deus.
DANTAS, Iana Melo Solano.
MOURA, Francivaldo Gomes.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Direito
topic Direito
Assédio moral
Humilhação
Serviço público
Bullying
Humiliation
Public service
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio moral
Humilhação
Serviço público
Bullying
Humiliation
Public service
description No interior das repartições públicas ocorre, por vezes, uma prática que para muitos ainda é bem natural, mas que hoje, com os ditames da lei, é passível de ações na justiça. Trata-se das repetidas humilhações, indiferenças, sofridas por muitos servidores, vítimas de abuso de poder e de uma forma exagerada do autoritarismo dos superiores para com seus subordinados.O presente trabalho aborda, a partir de um estudo bibliográfico, a prática do Assédio Moral no Serviço Público, com o objetivo de identificar as suas características, formas, métodos e consequências dessa prática, tanto do lado humano como jurídico. O metodologia empregada foi a de natureza dogmática instrumental, o Método dedutivo e o método interpretativo e as Técnicas de pesquisas foram as bibliográficas onde consistiu de uma revisão de literatura através de artigos, livros, periódicos em sites como Scielo, Google, sites oficiais da Justiça Federal, dentre outros. Percebeu-se, contudo, que o tema abordado, apesar de aparentemente ter surgido ainda de forma tímida nas discussões jurídicas, é algo que já vem acontecendo há muito tempo, uma vez que, o assédio moral se faz presente no trabalho, onde as vítimas desta prática são amedrontadas e forçadas a exercerem trabalhos que, em muitas ocasiões não condizem com a sua função, mas por conta de temerem perseguição se deixam subordinar a tais práticas. Outras formas de assédio identificadas são: a humilhação, os xingamentos, o isolamento, o menosprezo, que pode levar a vítima a condições psicológicas extremas. Desta feita, conclui-se que, o assédio moral consiste na exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, geralmente repetitivas e prolongadas, durante o horário de trabalho e no exercício de suas funções, situações essas que ofendem a sua dignidade ou integridade física.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-30T02:19:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-30
2020-12-30T02:19:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16845
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA, Raimundo Silva. Assédio moral no serviço público. 2013. 68fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16845
identifier_str_mv NOGUEIRA, Raimundo Silva. Assédio moral no serviço público. 2013. 68fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16845/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16845/1/RAIMUNDO+SILVA+NOGUEIRA+-+TCC+DIREITO+2013.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
ffe5a29c8e7cb3a92215068a7d3f2280
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396707774365696