Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Cícera Ângela Alves.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9161
Resumo: Há bastante tempo o ensino de língua portuguesa tem estimado a gramática normativa como eficaz no processo de uso adequada da língua, fato que condiciona o aluno a pensar na existência de uma forma errada de falar em detrimento de uma correta. Como consequência dessa atitude, são excluídas da sociedade grupos de falares estigmatizados, por se manifestarem linguisticamente em divergência com as regras gramaticais adotadas pelas instituições de ensino. Essa forma tradicional de abordagem dificulta que se atinja o objetivo de formar cidadãos atuantes na sociedade e capazes de agir em variados contextos de competência linguística. Assim, objetivamos apresentar uma breve história da língua portuguesa e da gramática para uma melhor compreensão de sua origem, bem como estimular os professores de língua materna a apreciarem a variação linguística, tratando desse realidade em suas múltiplas faces, sem idealizarem apenas a estrutura formal da língua. Pra tanto, discorremos sobre aspectos da abordagem histórica da língua portuguesa, desde suas raízes até o dado momento, das concepções de língua em diferentes abordagens, dos tipos de gramáticas e como o livro didático se apresenta nesse cenário. Nosso trabalho deu-se por pesquisa bibliográfica, com a utilização das considerações de Antunes (2007), Bagno (1999 e 2007), Carvalho e Nascimento (1981), Coutinho (2011), Faraco (2005), Martelotta (2011), Orlandi (2009) além dos PCN (1998), entre outros. Cremos que os métodos de ensino de língua portuguesa devem ser revistos pelos professores, que possuem boa formação e uma base de conhecimento sociolinguístico, passando a considerar a variação e diversidade linguística dos discentes, explanando que a língua se molda conforme as situações comunicativas.
id UFCG_e23c6a072d9ead0f20d793579835a6ab
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9161
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.Linguistic Variations: A Historical Approach to the Transformations of the Portuguese Language.Língua portuguesa - históriaGramática - históriaLivro didáticoVariação linguísticaPortuguese Language - StoryGrammar - StoryTextbookLinguistic VariationLetras - Língua Portuguesa.Há bastante tempo o ensino de língua portuguesa tem estimado a gramática normativa como eficaz no processo de uso adequada da língua, fato que condiciona o aluno a pensar na existência de uma forma errada de falar em detrimento de uma correta. Como consequência dessa atitude, são excluídas da sociedade grupos de falares estigmatizados, por se manifestarem linguisticamente em divergência com as regras gramaticais adotadas pelas instituições de ensino. Essa forma tradicional de abordagem dificulta que se atinja o objetivo de formar cidadãos atuantes na sociedade e capazes de agir em variados contextos de competência linguística. Assim, objetivamos apresentar uma breve história da língua portuguesa e da gramática para uma melhor compreensão de sua origem, bem como estimular os professores de língua materna a apreciarem a variação linguística, tratando desse realidade em suas múltiplas faces, sem idealizarem apenas a estrutura formal da língua. Pra tanto, discorremos sobre aspectos da abordagem histórica da língua portuguesa, desde suas raízes até o dado momento, das concepções de língua em diferentes abordagens, dos tipos de gramáticas e como o livro didático se apresenta nesse cenário. Nosso trabalho deu-se por pesquisa bibliográfica, com a utilização das considerações de Antunes (2007), Bagno (1999 e 2007), Carvalho e Nascimento (1981), Coutinho (2011), Faraco (2005), Martelotta (2011), Orlandi (2009) além dos PCN (1998), entre outros. Cremos que os métodos de ensino de língua portuguesa devem ser revistos pelos professores, que possuem boa formação e uma base de conhecimento sociolinguístico, passando a considerar a variação e diversidade linguística dos discentes, explanando que a língua se molda conforme as situações comunicativas.For a long time the Portuguese language teaching has estimated the normative grammar as effective in the proper use of the language process, a fact that affects the student to think about the existence of a wrong way of speaking rather than a right one. As a result of this attitude, groups of stigmatized ways of talking are excluded from society for speaking linguistically at odds with the grammatical rules adopted by educational institutions. This traditional way of approach makes it difficult to achieve the goal of training acting citizens in society and able to act in different contexts of language competence. Thus, we aimed to present a brief history of the Portuguese language and grammar for a better understanding of its origin and encourage mother tongue teachers to appreciate the linguistic variation, dealing with this reality in its many faces, not just idealize the formal structure of language. To do so, we discoursed about aspects of the historical approach of the Portuguese language, from its roots to the current time, the conceptions of language in different approaches, types of grammars and as the textbook presents this scenario. This is a literature-based work, with the use of Bagno considerations (1999 and 2007), Carvalho and Nascimento (1981), Coutinho (2011), Faraco (2005), Martelotta (2011), Orlandi (2009), addition to the PCN (1998), among others. We believe that the Portuguese language teaching methods should be reviewed by teachers who have good training and sociolinguistic knowledge base, now considering the variation and linguistic diversity of students, explaining that language is shaped according to the communicative situations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545PEREIRA, Hérica Paiva.SOUSA, José Wanderley Alves de.LEITE, Cícera Ângela Alves.20162019-11-13T16:45:22Z2019-11-132019-11-13T16:45:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9161LEITE, Cícera Ângela Alves. Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:29:34Zoai:localhost:riufcg/9161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:29:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.
Linguistic Variations: A Historical Approach to the Transformations of the Portuguese Language.
title Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.
spellingShingle Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.
LEITE, Cícera Ângela Alves.
Língua portuguesa - história
Gramática - história
Livro didático
Variação linguística
Portuguese Language - Story
Grammar - Story
Textbook
Linguistic Variation
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.
title_full Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.
title_fullStr Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.
title_full_unstemmed Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.
title_sort Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.
author LEITE, Cícera Ângela Alves.
author_facet LEITE, Cícera Ângela Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Jorgevaldo de Souza.
SILVA, J. S.
http://lattes.cnpq.br/4839768107713545
PEREIRA, Hérica Paiva.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Cícera Ângela Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - história
Gramática - história
Livro didático
Variação linguística
Portuguese Language - Story
Grammar - Story
Textbook
Linguistic Variation
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua portuguesa - história
Gramática - história
Livro didático
Variação linguística
Portuguese Language - Story
Grammar - Story
Textbook
Linguistic Variation
Letras - Língua Portuguesa.
description Há bastante tempo o ensino de língua portuguesa tem estimado a gramática normativa como eficaz no processo de uso adequada da língua, fato que condiciona o aluno a pensar na existência de uma forma errada de falar em detrimento de uma correta. Como consequência dessa atitude, são excluídas da sociedade grupos de falares estigmatizados, por se manifestarem linguisticamente em divergência com as regras gramaticais adotadas pelas instituições de ensino. Essa forma tradicional de abordagem dificulta que se atinja o objetivo de formar cidadãos atuantes na sociedade e capazes de agir em variados contextos de competência linguística. Assim, objetivamos apresentar uma breve história da língua portuguesa e da gramática para uma melhor compreensão de sua origem, bem como estimular os professores de língua materna a apreciarem a variação linguística, tratando desse realidade em suas múltiplas faces, sem idealizarem apenas a estrutura formal da língua. Pra tanto, discorremos sobre aspectos da abordagem histórica da língua portuguesa, desde suas raízes até o dado momento, das concepções de língua em diferentes abordagens, dos tipos de gramáticas e como o livro didático se apresenta nesse cenário. Nosso trabalho deu-se por pesquisa bibliográfica, com a utilização das considerações de Antunes (2007), Bagno (1999 e 2007), Carvalho e Nascimento (1981), Coutinho (2011), Faraco (2005), Martelotta (2011), Orlandi (2009) além dos PCN (1998), entre outros. Cremos que os métodos de ensino de língua portuguesa devem ser revistos pelos professores, que possuem boa formação e uma base de conhecimento sociolinguístico, passando a considerar a variação e diversidade linguística dos discentes, explanando que a língua se molda conforme as situações comunicativas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-13T16:45:22Z
2019-11-13
2019-11-13T16:45:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9161
LEITE, Cícera Ângela Alves. Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9161
identifier_str_mv LEITE, Cícera Ângela Alves. Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413068361728