A formação do professor para práticas inclusivas: uma revisão sistemática da literatura das publicações entre 2012 e 2022.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29173 |
Resumo: | A abordagem inclusiva tem um papel fundamental na vida dos alunos com necessidades especiais, à medida que busca garantir a sua participação em todas as atividades promovidas no ambiente escolar. A inclusão escolar está delineada na literatura da área e nos principais documentos que norteiam a educação no Brasil. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as discussões presentes na literatura científica sobre os espaços e os processos de formação docente que possibilitam aos educadores brasileiros desenvolverem práticas inclusivas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, desenvolvida a partir do protocolo de Okoli (2019) e da técnica de análise de conteúdo formulada por Bardin (2016). Nesse sentido, de acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que a necessidade de se repensar a formação docente, tanto em cursos de Licenciatura nas instituições de ensino superior, quanto em relação à formação continuada. Somado a isso, tem-se que a legislação também constitui importante fator no que diz respeito à educação da pessoa com deficiência, uma vez que as normas refletem as concepções, práticas e representações de determinado momento em torno da pessoa com deficiência e, dessa forma, não pode ser lida de forma restrita, mas sim sob uma perspectiva social, cultural e histórica, de modo que o conhecimento do educador em torno da legislação se torna preponderante para conhecer os direitos de todos os alunos e, a partir disso, efetivar a garantia legal que lhes é dada. |
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CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.CORRÊA, A. M. S.http://lattes.cnpq.br/7748176565683643SOUSA, Rozilene Lopes de.FEITOSA, Belijane Marques.SILVA, Nayara Maíla Henrique da.A abordagem inclusiva tem um papel fundamental na vida dos alunos com necessidades especiais, à medida que busca garantir a sua participação em todas as atividades promovidas no ambiente escolar. A inclusão escolar está delineada na literatura da área e nos principais documentos que norteiam a educação no Brasil. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as discussões presentes na literatura científica sobre os espaços e os processos de formação docente que possibilitam aos educadores brasileiros desenvolverem práticas inclusivas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, desenvolvida a partir do protocolo de Okoli (2019) e da técnica de análise de conteúdo formulada por Bardin (2016). Nesse sentido, de acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que a necessidade de se repensar a formação docente, tanto em cursos de Licenciatura nas instituições de ensino superior, quanto em relação à formação continuada. Somado a isso, tem-se que a legislação também constitui importante fator no que diz respeito à educação da pessoa com deficiência, uma vez que as normas refletem as concepções, práticas e representações de determinado momento em torno da pessoa com deficiência e, dessa forma, não pode ser lida de forma restrita, mas sim sob uma perspectiva social, cultural e histórica, de modo que o conhecimento do educador em torno da legislação se torna preponderante para conhecer os direitos de todos os alunos e, a partir disso, efetivar a garantia legal que lhes é dada.The inclusive approach plays a key role in the lives of students with special needs, as it seeks to ensure their participation in all activities promoted in the school environment. School inclusion is outlined in the literature of the area and in the main documents that guide education in Brazil. Therefore, the present work aims to analyze the discussions present in the scientific literature about spaces and teacher training processes that enable Brazilian educators to develop inclusive practices in the early years of elementary school. Thus, methodologically, a systematic review of the literature was carried out, based on the protocol by Okoli (2019) and the content analysis technique formulated by Bardin (2016). In this sense, according to the results obtained, it was possible to observe the need to rethink teacher training, both in Licentiate courses in colleges, and in relation to continuing education. Added to this, legislation is also an important factor with regard to the education of people with disabilities, since the norms reflect the conceptions, practices and representations of a given moment around people with disabilities and, in this way, cannot be read in a restricted way, but under a social, cultural and historical perspective, so that the educator's knowledge of the legislation becomes preponderant to know the rights of all students and, from that, to carry out the legal guarantee given to them.Submitted by Girlene Lourenço (girlene_100@hotmail.com) on 2023-03-23T13:06:54Z No. of bitstreams: 1 NAYARA MAÍLA HENRIQUE DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2023.pdf: 1217223 bytes, checksum: bcd00687f4aeb920536b46f3c8daaee1 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-23T13:06:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NAYARA MAÍLA HENRIQUE DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2023.pdf: 1217223 bytes, checksum: bcd00687f4aeb920536b46f3c8daaee1 (MD5) Previous issue date: 2023-02-08Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Educação inclusivaPráticas inclusivasFormação docenteLegislaçãoPessoa com deficiênciaPrática escolarInclusive educationInclusive practicesTeacher trainingLegislationDisabled personSchool practiceA formação do professor para práticas inclusivas: uma revisão sistemática da literatura das publicações entre 2012 e 2022.Teacher training for inclusive practices: a systematic literature review of publications between 2012 and 2022.2023-02-082023-03-23T13:06:55Z2023-03-232023-03-23T13:06:55Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29173SILVA,Nayara Maíla Henrique da. A formação do professor para práticas inclusivas: uma revisão sistemática da literatura das publicações entre 2012 e 2022. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29173/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALNAYARA MAÍLA HENRIQUE DA SILVA. MONOGRAFIA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2023.pdfNAYARA MAÍLA HENRIQUE DA SILVA. 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