Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Sílvio César Lopes da.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SILVA, Maria Raquel.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621
Resumo: É possível perceber que, estando a nossa sociedade hoje, dilacerada por desigualdades e pela competitividade, culturalmente a mesma vem se tornando autoritária e subjugada pela globalização hegemônica neoliberal e por uma história de dominação e opressão. Embora se escute falar nas políticas públicas, em projetos sociais, percebemos que a população acaba despojada dos mesmos, uma vez que lhes falta tudo, e quando pressupõe ter algo, este lhe é dado aos poucos ou pela metade, é o caso da educação e da cultura educacional que foi se configurando em nosso país nas últimas décadas. Buscamos neste artigo, refletir algumas questões referentes à educação, no que tange a escola pública e aos indivíduos que nela participam, ou seja, a comunidade escolar. Temos um modelo de escola que na maioria das vezes não corresponde às necessidades da população, uma vez que segue padrões estatísticos que se configura pela exclusão dos tidos como ―piores‖ e pela classificação daqueles que se destacam como os ―melhores‖. Dessa forma, não é nosso objetivo encontrar soluções, mas sim, propor reflexões que promovam o debate e favoreçam a mudanças por meio da reconstrução de conceitos como participação, relação de saber, escola, dentre outros, tão desgastados e, ao mesmo tempo, tão importantes para a construção de um paradigma realmente participativo e transformador.
id UFCG_e31aaac35db83445552f9f89c147ce16
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34621
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.New times, and old problems: reflection on the role of school today.Escola e atualidadeEducaçãoEscola públicaComunidade escolarSchool and current affairsEducationPublic schoolSchool communityEducação.É possível perceber que, estando a nossa sociedade hoje, dilacerada por desigualdades e pela competitividade, culturalmente a mesma vem se tornando autoritária e subjugada pela globalização hegemônica neoliberal e por uma história de dominação e opressão. Embora se escute falar nas políticas públicas, em projetos sociais, percebemos que a população acaba despojada dos mesmos, uma vez que lhes falta tudo, e quando pressupõe ter algo, este lhe é dado aos poucos ou pela metade, é o caso da educação e da cultura educacional que foi se configurando em nosso país nas últimas décadas. Buscamos neste artigo, refletir algumas questões referentes à educação, no que tange a escola pública e aos indivíduos que nela participam, ou seja, a comunidade escolar. Temos um modelo de escola que na maioria das vezes não corresponde às necessidades da população, uma vez que segue padrões estatísticos que se configura pela exclusão dos tidos como ―piores‖ e pela classificação daqueles que se destacam como os ―melhores‖. Dessa forma, não é nosso objetivo encontrar soluções, mas sim, propor reflexões que promovam o debate e favoreçam a mudanças por meio da reconstrução de conceitos como participação, relação de saber, escola, dentre outros, tão desgastados e, ao mesmo tempo, tão importantes para a construção de um paradigma realmente participativo e transformador.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-20T17:29:51Z2024-02-202024-02-20T17:29:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621SILVA, Sílvio César Lopes da; SILVA, Maria Raquel. Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 18 - História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621porSILVA, Sílvio César Lopes da.SILVA, Maria Raquel.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-20T17:30:16Zoai:localhost:riufcg/34621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-20T17:30:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.
New times, and old problems: reflection on the role of school today.
title Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.
spellingShingle Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.
SILVA, Sílvio César Lopes da.
Escola e atualidade
Educação
Escola pública
Comunidade escolar
School and current affairs
Education
Public school
School community
Educação.
title_short Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.
title_full Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.
title_fullStr Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.
title_full_unstemmed Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.
title_sort Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade.
author SILVA, Sílvio César Lopes da.
author_facet SILVA, Sílvio César Lopes da.
SILVA, Maria Raquel.
author_role author
author2 SILVA, Maria Raquel.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Sílvio César Lopes da.
SILVA, Maria Raquel.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola e atualidade
Educação
Escola pública
Comunidade escolar
School and current affairs
Education
Public school
School community
Educação.
topic Escola e atualidade
Educação
Escola pública
Comunidade escolar
School and current affairs
Education
Public school
School community
Educação.
description É possível perceber que, estando a nossa sociedade hoje, dilacerada por desigualdades e pela competitividade, culturalmente a mesma vem se tornando autoritária e subjugada pela globalização hegemônica neoliberal e por uma história de dominação e opressão. Embora se escute falar nas políticas públicas, em projetos sociais, percebemos que a população acaba despojada dos mesmos, uma vez que lhes falta tudo, e quando pressupõe ter algo, este lhe é dado aos poucos ou pela metade, é o caso da educação e da cultura educacional que foi se configurando em nosso país nas últimas décadas. Buscamos neste artigo, refletir algumas questões referentes à educação, no que tange a escola pública e aos indivíduos que nela participam, ou seja, a comunidade escolar. Temos um modelo de escola que na maioria das vezes não corresponde às necessidades da população, uma vez que segue padrões estatísticos que se configura pela exclusão dos tidos como ―piores‖ e pela classificação daqueles que se destacam como os ―melhores‖. Dessa forma, não é nosso objetivo encontrar soluções, mas sim, propor reflexões que promovam o debate e favoreçam a mudanças por meio da reconstrução de conceitos como participação, relação de saber, escola, dentre outros, tão desgastados e, ao mesmo tempo, tão importantes para a construção de um paradigma realmente participativo e transformador.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-02-20T17:29:51Z
2024-02-20
2024-02-20T17:29:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621
SILVA, Sílvio César Lopes da; SILVA, Maria Raquel. Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 18 - História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621
identifier_str_mv SILVA, Sílvio César Lopes da; SILVA, Maria Raquel. Novos tempos, e os velhos problemas: reflexão sobre o papel da escola na atualidade. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 18 - História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744613684019200