Implantação da sistematização da assistência de enfermagem por meio da educação permanente em saúde: Relato de experiência.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7506 |
Resumo: | Introdução: a sistematização da assistência de enfermagem é uma metodologia científica da prática assistencial e tem como objetivos o direcionamento, a organização e a condução das ações de enfermagem. Contudo, esta metodologia apresenta diversas dificuldades em seu processo de implantação, dentre elas, a falta de conhecimento por parte do enfermeiro sobre a metodologia de assistência. Para uma efetiva implementação é necessário que os profissionais de enfermagem estejam capacitados, o que torna a educação permanente nos serviços de saúde uma alternativa eficaz para sua operacionalização. Objetivo: relatar a experiência da implantação da sistematização da assistência de enfermagem em uma unidade de internação de clínica médica por meio da educação permanente em saúde. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, baseado na vivência de uma aluna de enfermagem na implantação da sistematização da assistência de enfermagem, por meio de oficinas de educação permanente em saúde, ocorridas no Hospital Municipal de Cuité. A coleta de dados ocorreu mediante a realização de encontros presenciais com toda a equipe de enfermagem, por meio de oficinas durante o período de maio a julho de 2017. Resultados: foram planejadas e realizadas seis oficinas, tendo como temas: apresentação dos objetivos do projeto e do cronograma de execução de atividades, objetivos da sistematização da assistência de enfermagem, importância, as dificuldades encontradas na implementação, tais como a falta de conhecimento prévio sobre a temática por parte da equipe de enfermagem, a falta de compromisso e o distanciamento do profissional com a assistência direta ao paciente e a falta de tempo; legislação que regulamenta a implantação da sistematização da assistência de enfermagem; etapas do processo, tais como: coleta de dados, diagnósticos de enfermagem, planejamento, implementação, avaliação; por fim, restruturação e construção do formulário da clínica médica. A ideia de reformulação do instrumento foi justificada pela necessidade de respaldar na assistência diária da equipe de enfermagem ao considerar as potencialidades e peculiaridades do setor, de maneira a adequar o formulário a rotina do serviço. Além disso, foi construído um glossário, para que os termos constantes pudessem ser conceituados. Conclusão: a implementação da sistematização da assistência de enfermagem por meio da educação permanente revelou ser um processo complexo, exigindo identificação não só das potencialidades, mas das fragilidades do ponto de vista da instituição, organização e individual da equipe de enfermagem. |
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Implantação da sistematização da assistência de enfermagem por meio da educação permanente em saúde: Relato de experiência.Implementation of nursing care systematization through permanent health education: Experience report.Implementación de la sistematización del cuidado de enfermería a través de la educación permanente en salud: Informe de experiencia.Cuidados de enfermagemProcesso de enfermagemEducação permanenteNursing careNursing processContinuing educationCuidado de enfermeraProceso de enfermeríaEducación permanenteEnfermagemIntrodução: a sistematização da assistência de enfermagem é uma metodologia científica da prática assistencial e tem como objetivos o direcionamento, a organização e a condução das ações de enfermagem. Contudo, esta metodologia apresenta diversas dificuldades em seu processo de implantação, dentre elas, a falta de conhecimento por parte do enfermeiro sobre a metodologia de assistência. Para uma efetiva implementação é necessário que os profissionais de enfermagem estejam capacitados, o que torna a educação permanente nos serviços de saúde uma alternativa eficaz para sua operacionalização. Objetivo: relatar a experiência da implantação da sistematização da assistência de enfermagem em uma unidade de internação de clínica médica por meio da educação permanente em saúde. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, baseado na vivência de uma aluna de enfermagem na implantação da sistematização da assistência de enfermagem, por meio de oficinas de educação permanente em saúde, ocorridas no Hospital Municipal de Cuité. A coleta de dados ocorreu mediante a realização de encontros presenciais com toda a equipe de enfermagem, por meio de oficinas durante o período de maio a julho de 2017. Resultados: foram planejadas e realizadas seis oficinas, tendo como temas: apresentação dos objetivos do projeto e do cronograma de execução de atividades, objetivos da sistematização da assistência de enfermagem, importância, as dificuldades encontradas na implementação, tais como a falta de conhecimento prévio sobre a temática por parte da equipe de enfermagem, a falta de compromisso e o distanciamento do profissional com a assistência direta ao paciente e a falta de tempo; legislação que regulamenta a implantação da sistematização da assistência de enfermagem; etapas do processo, tais como: coleta de dados, diagnósticos de enfermagem, planejamento, implementação, avaliação; por fim, restruturação e construção do formulário da clínica médica. A ideia de reformulação do instrumento foi justificada pela necessidade de respaldar na assistência diária da equipe de enfermagem ao considerar as potencialidades e peculiaridades do setor, de maneira a adequar o formulário a rotina do serviço. Além disso, foi construído um glossário, para que os termos constantes pudessem ser conceituados. Conclusão: a implementação da sistematização da assistência de enfermagem por meio da educação permanente revelou ser um processo complexo, exigindo identificação não só das potencialidades, mas das fragilidades do ponto de vista da instituição, organização e individual da equipe de enfermagem.Introduction: The systematization of nursing care is a scientific methodology of care practice and aims to guide, organize and conduct nursing actions. However, this methodology presents several difficulties in its implementation process, among them, the lack of knowledge on the part of the nurse about the assistance methodology. For an effective implementation it is necessary that the nursing professionals are trained, which makes the permanent education in the health services an effective alternative for its operationalization. Objective: to report the experience of the implantation of the systematization of nursing care in a medical clinic inpatient unit through permanent health education. Methodology: this is an experience report, based on the experience of a nursing student in the implementation of nursing care systematization, through permanent health education workshops, held at the Municipal Hospital of Cuité. Data collection was performed through face-to-face meetings with the entire nursing team, through workshops during the period from May to July, 2017. Results: Six workshops were planned and carried out, with the following topics: presentation of project objectives And the schedule of activities, objectives of the systematization of nursing care, importance, difficulties encountered in the implementation, such as the lack of previous knowledge about the subject by the nursing team, lack of commitment and distancing of the professional With direct patient care and lack of time; Legislation that regulates the implementation of the systematization of nursing care; Process steps, such as: data collection, nursing diagnoses, planning, implementation, evaluation; Finally, restructuring and construction of the medical clinic form. The idea of reformulating the instrument was justified by the need to support the daily assistance of the nursing team when considering the potentialities and peculiarities of the sector, in order to adapt the form to the routine of the service. In addition, a glossary was built, so that the constant terms could be conceptualized. Conclusion: the implementation of nursing care systematization through lifelong education has proved to be a complex process, requiring identification not only of the potentialities, but also of the fragilities from the point of view of the institution, organization and individual of the nursing team.Introducción: la sistematización de los cuidados de enfermería es una metodología científica de práctica asistencial y tiene como objetivo dirigir, organizar y conducir la acciones de enfermería. Sin embargo, esta metodología presenta varias dificultades en su proceso de implementación, entre ellos el desconocimiento por parte de las enfermeras sobre la metodología de asistencia. Para una implementación efectiva es necesario que los profesionales Se capacita a los profesionales de enfermería, lo que hace que la educación permanente en los servicios de enfermería. una alternativa eficaz para su funcionamiento. Objetivo: reportar la experiencia de implementación de la sistematización de la atención de enfermería en una unidad de internación de la medicina clínica a través de la educación permanente en salud. Metodología: esta es una relato de experiencia, basado en la experiencia de un estudiante de enfermería en la implementación del sistematización de la atención de enfermería a través de talleres de educación permanente en salud, que tuvo lugar en el Hospital Municipal de Cuité. La recopilación de datos se llevó a cabo a través del realización de reuniones presenciales con todo el equipo de enfermería, a través de talleres durante el período de mayo a julio de 2017. Resultados: seis fueron planificados y ejecutados talleres, con los temas: presentación de los objetivos del proyecto y cronograma de realización de actividades, objetivos de la sistematización del cuidado de enfermería, importancia, las dificultades encontradas en la implementación, como la falta de conocimiento previo sobre el tema por parte del equipo de enfermería, la falta de compromiso y el distanciamiento del profesional con la atención directa al paciente y la falta de tiempo; legislación que regula la implementación de la sistematización de la asistencia de enfermería; etapas del proceso, tales como: recolección de datos, diagnósticos de enfermería, planificar, implementar, evaluar; finalmente, la reestructuración y construcción de la forma del Clinica Medica. La idea de reformular el instrumento se justificó por la necesidad de Apoyar el cuidado diario del equipo de enfermería al considerar el potencial y peculiaridades del sector, con el fin de adecuar la forma a la rutina del servicio. Además, Se construyó un glosario para que se pudieran conceptualizar los términos constantes. Conclusión: la implementación de la sistematización del cuidado de enfermería a través del La educación permanente resultó ser un proceso complejo, que requería la identificación no solo de los potencial, pero las debilidades desde el punto de vista de la institución, organización y individuo del equipo de enfermería.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGANDRADE, Lidiane Lima de.ANDRADE, L. 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