Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOIS, Pamela Karina de Melo.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4404
Resumo: A Lei de Cotas, além do recorte social, trata de critérios étnico-raciais e permite que as próprias Instituições, a partir da realidade social na qual estão inseridas, utilizem como ação afirmativa a criação de reserva de vagas para beneficiar outros grupos minoritários. O artigo tem como objetivo analisar a política de reserva de vagas para filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais no Ensino Superior Público, além de discutir os fundamentos jurídicos desta ação afirmativa, identificar as Instituições Públicas que utilizam esta política de cotas, apresentar os cursos ofertados e o número de vagas reservadas para estes estudantes rurais. Os procedimentos metodológicos da investigação ancoraram-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e quantitativa, de documentação indireta e descritiva. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção da Lei de Cotas representou um inegável avanço em relação à democratização, quanto ao acesso a grupos historicamente excluídos previstos na lei. Contudo, ainda são poucas Instituições que utilizam cotas para beneficiar os filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais. São apenas 3 em todo o Brasil – IFPB, IFSEMG e IFTO –, ainda assim, em Campi específicos e, em sua maioria, para cursos voltados para a área rural. Portanto, tendo em vista a notória desvantagem na concorrência entre estudantes urbanos e rurais ainda há muito a ser feito para que os objetivos desta ação afirmativa sejam alcançados: democratização do acesso ao Ensino Superior, dessegregação do espaço universitário, efetivação da cidadania para os estudantes rurais.
id UFCG_e42a036d3632c07f9cf80fa6493af870
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4404
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.Quotas for pronafianos, settlers of the agrarian reform and rural employees in public higher education: an analytical panorama.Ensino superiorHigher educationUniversidadesUniversitiesReservas de vagas - cotasReservation of vacancies - quotasEstudantes ruraisRural studentsAção afirmativaAffirmative actionSociologia.Serviço social.A Lei de Cotas, além do recorte social, trata de critérios étnico-raciais e permite que as próprias Instituições, a partir da realidade social na qual estão inseridas, utilizem como ação afirmativa a criação de reserva de vagas para beneficiar outros grupos minoritários. O artigo tem como objetivo analisar a política de reserva de vagas para filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais no Ensino Superior Público, além de discutir os fundamentos jurídicos desta ação afirmativa, identificar as Instituições Públicas que utilizam esta política de cotas, apresentar os cursos ofertados e o número de vagas reservadas para estes estudantes rurais. Os procedimentos metodológicos da investigação ancoraram-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e quantitativa, de documentação indireta e descritiva. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção da Lei de Cotas representou um inegável avanço em relação à democratização, quanto ao acesso a grupos historicamente excluídos previstos na lei. Contudo, ainda são poucas Instituições que utilizam cotas para beneficiar os filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais. São apenas 3 em todo o Brasil – IFPB, IFSEMG e IFTO –, ainda assim, em Campi específicos e, em sua maioria, para cursos voltados para a área rural. Portanto, tendo em vista a notória desvantagem na concorrência entre estudantes urbanos e rurais ainda há muito a ser feito para que os objetivos desta ação afirmativa sejam alcançados: democratização do acesso ao Ensino Superior, dessegregação do espaço universitário, efetivação da cidadania para os estudantes rurais.The Quota Law, apart from its social contour, deals with ethnic-racial criteria and allows institutions, based on their particular social reality, to use, as affirmative action, the creation of a reserve of vacancies, aiming at benefitting other minority groups. This article, therefore, aims at analyzing the policy related to the reserving vacancies for children belonging to PRONAF families, settlers of agrarian reform and rural employees who are taking up Public Higher Education. In addition, it aims both at discussing the legal bases concerning this affirmative action, in order to identify the Public Institutions that adopt this quotas policy, and at presenting the offered courses as well as the number of vacancies reserved for rural students. As to its methodological procedure, it was based both on qualitative/ quantitative research, and on indirect and descriptive documentation. The results show that the adoption of the Quotas Law represented an undeniable advance in terms of democratization, taking into consideration the access to the once historically excluded groups. It is important to point out, however, that there are only few institutions adopting such system and benefitting children who belong to PRONAF families, settlers of agrarian reform and rural employees. They are only 3 in Brazil - IFPB, IFSEMG and IFTO. Besides, they belong to specific Campuses and are mostly related to courses which are directed to the rural area. In this sense, and taking into consideration a significative disadvantage in competition between urban and rural students, a lot still has to be done in order to achieve the objectives of affirmative action: democratization of access to Higher Education, university space desegregation, and the achievement of citizenship for rural students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISUFCGPEREIRA JÚNIOR, Ednaldo Barbosa.PEREIRA JUNIOR, E. B.http://lattes.cnpq.br/3705874601912500XIMENES, Jedson Machado.DUARTE, Amélia Lizziane Leite.GOIS, Pamela Karina de Melo.2018-06-202019-06-18T13:07:02Z2019-06-182019-06-18T13:07:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4404GOIS, Pamela Karina de Melo. Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico. 2018. 17 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-01T17:24:45Zoai:localhost:riufcg/4404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-01T17:24:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.
Quotas for pronafianos, settlers of the agrarian reform and rural employees in public higher education: an analytical panorama.
title Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.
spellingShingle Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.
GOIS, Pamela Karina de Melo.
Ensino superior
Higher education
Universidades
Universities
Reservas de vagas - cotas
Reservation of vacancies - quotas
Estudantes rurais
Rural students
Ação afirmativa
Affirmative action
Sociologia.
Serviço social.
title_short Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.
title_full Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.
title_fullStr Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.
title_full_unstemmed Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.
title_sort Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.
author GOIS, Pamela Karina de Melo.
author_facet GOIS, Pamela Karina de Melo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA JÚNIOR, Ednaldo Barbosa.
PEREIRA JUNIOR, E. B.
http://lattes.cnpq.br/3705874601912500
XIMENES, Jedson Machado.
DUARTE, Amélia Lizziane Leite.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOIS, Pamela Karina de Melo.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Higher education
Universidades
Universities
Reservas de vagas - cotas
Reservation of vacancies - quotas
Estudantes rurais
Rural students
Ação afirmativa
Affirmative action
Sociologia.
Serviço social.
topic Ensino superior
Higher education
Universidades
Universities
Reservas de vagas - cotas
Reservation of vacancies - quotas
Estudantes rurais
Rural students
Ação afirmativa
Affirmative action
Sociologia.
Serviço social.
description A Lei de Cotas, além do recorte social, trata de critérios étnico-raciais e permite que as próprias Instituições, a partir da realidade social na qual estão inseridas, utilizem como ação afirmativa a criação de reserva de vagas para beneficiar outros grupos minoritários. O artigo tem como objetivo analisar a política de reserva de vagas para filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais no Ensino Superior Público, além de discutir os fundamentos jurídicos desta ação afirmativa, identificar as Instituições Públicas que utilizam esta política de cotas, apresentar os cursos ofertados e o número de vagas reservadas para estes estudantes rurais. Os procedimentos metodológicos da investigação ancoraram-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e quantitativa, de documentação indireta e descritiva. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção da Lei de Cotas representou um inegável avanço em relação à democratização, quanto ao acesso a grupos historicamente excluídos previstos na lei. Contudo, ainda são poucas Instituições que utilizam cotas para beneficiar os filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais. São apenas 3 em todo o Brasil – IFPB, IFSEMG e IFTO –, ainda assim, em Campi específicos e, em sua maioria, para cursos voltados para a área rural. Portanto, tendo em vista a notória desvantagem na concorrência entre estudantes urbanos e rurais ainda há muito a ser feito para que os objetivos desta ação afirmativa sejam alcançados: democratização do acesso ao Ensino Superior, dessegregação do espaço universitário, efetivação da cidadania para os estudantes rurais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20
2019-06-18T13:07:02Z
2019-06-18
2019-06-18T13:07:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4404
GOIS, Pamela Karina de Melo. Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico. 2018. 17 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4404
identifier_str_mv GOIS, Pamela Karina de Melo. Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico. 2018. 17 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744377380077568