Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMALHO, Karintya Évillyn Xavier.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27319
Resumo: Esse trabalho tem a pretensão de promover o letramento literário por meio de uma proposta didática a partir da obra O Quinze da autora cearense Rachel de Queiroz em turmas da 3º série do ensino médio. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: refletir sobre aspectos do letramento literário e sua importância para a formação do leitor crítico reflexivo e propor uma sequência didática expandida tendo como foco o letramento literário e o romance escolhido para esse estudo. Para a realização do nosso trabalho, selecionamos como aporte teórico: Cosson (2021), BNCC (2018), OCEM (2006) dentre outros. Para tanto, temos um estudo aplicado, de cunho exploratório e de método bibliográfico. A base teórica aborda temáticas que tratam sobre as questões do letramento literário e também sobre a fortuna crítica da obra como Andrade (2020) Schmidt (2020) e Medeiros (2010). Como resultado da pesquisa, elaboramos uma sequência didática direcionada a alunos da 3° série do Ensino Médio e fundamentada no modelo de sequência expandida de Cosson (2021). Tal sequência foi desenvolvida com atividades que contribui com o letramento literário e a formação leitora.
id UFCG_e4febe71e390dbd6a59446fba6a248d7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27319
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.Literary literacy: a didactic sequence of Rachel de Queiroz's work "The fifteen".Letramento literárioLeituraSequência didáticaQueiroz Rachel O quinzeLiterary LiteracyReadingFollowing teachingQueiroz Rachel The FifteenLetras - Língua Portuguesa.Esse trabalho tem a pretensão de promover o letramento literário por meio de uma proposta didática a partir da obra O Quinze da autora cearense Rachel de Queiroz em turmas da 3º série do ensino médio. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: refletir sobre aspectos do letramento literário e sua importância para a formação do leitor crítico reflexivo e propor uma sequência didática expandida tendo como foco o letramento literário e o romance escolhido para esse estudo. Para a realização do nosso trabalho, selecionamos como aporte teórico: Cosson (2021), BNCC (2018), OCEM (2006) dentre outros. Para tanto, temos um estudo aplicado, de cunho exploratório e de método bibliográfico. A base teórica aborda temáticas que tratam sobre as questões do letramento literário e também sobre a fortuna crítica da obra como Andrade (2020) Schmidt (2020) e Medeiros (2010). Como resultado da pesquisa, elaboramos uma sequência didática direcionada a alunos da 3° série do Ensino Médio e fundamentada no modelo de sequência expandida de Cosson (2021). Tal sequência foi desenvolvida com atividades que contribui com o letramento literário e a formação leitora.This work intends to promote literacy literacy through a didactic proposal from O quinze by the natural author of the state of Ceará Raquel de Queiroz, to 3rd year high school students. For this goal to be achieved, the specific objectives of this proposal are the following: to reflect on literacy literacy aspects and their importance for the reader's formation and propose an expanded didactic sequence focusing on the literacy literacy from the novel selected for this study. For the accomplishment of our work, contributions to the theoretical discussions were used Cosson (2021), BNCC (2018), OCEM (2006), among others. For that, we have applied study, exploratory and bibliographic methods. The theoretical basis addresses issues of literary literacy and also the critical fortune of the work and we followed studies of Andrade (2020), Schmidt (2020), and Medeiros (2010). As a result of this research, we elaborated a didactic sequence focused on students from the 3rd year of high school, following the sequence model by Cosson (2021). Such a sequence was developed with activities that intend to put into practice the literacy literacy, which should culminate in the formation of readers.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.http://lattes.cnpq.br/4132315893586224FERREIRA JUNIOR, Nelson;MEDEIROS, Ligia Regina Calado de.SILVA, Francisca Alves da.RAMALHO, Karintya Évillyn Xavier.2022-08-262022-09-20T13:00:48Z2022-09-202022-09-20T13:00:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27319RAMALHO,Karintya Évillyn Xavier. Letramento literário: uma sequência didática da obra " O quinze" de Rachel de Queiroz. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T13:00:48Zoai:localhost:riufcg/27319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T13:00:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.
Literary literacy: a didactic sequence of Rachel de Queiroz's work "The fifteen".
title Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.
spellingShingle Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.
RAMALHO, Karintya Évillyn Xavier.
Letramento literário
Leitura
Sequência didática
Queiroz Rachel O quinze
Literary Literacy
Reading
Following teaching
Queiroz Rachel The Fifteen
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.
title_full Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.
title_fullStr Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.
title_full_unstemmed Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.
title_sort Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.
author RAMALHO, Karintya Évillyn Xavier.
author_facet RAMALHO, Karintya Évillyn Xavier.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
http://lattes.cnpq.br/4132315893586224
FERREIRA JUNIOR, Nelson;
MEDEIROS, Ligia Regina Calado de.
SILVA, Francisca Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMALHO, Karintya Évillyn Xavier.
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Leitura
Sequência didática
Queiroz Rachel O quinze
Literary Literacy
Reading
Following teaching
Queiroz Rachel The Fifteen
Letras - Língua Portuguesa.
topic Letramento literário
Leitura
Sequência didática
Queiroz Rachel O quinze
Literary Literacy
Reading
Following teaching
Queiroz Rachel The Fifteen
Letras - Língua Portuguesa.
description Esse trabalho tem a pretensão de promover o letramento literário por meio de uma proposta didática a partir da obra O Quinze da autora cearense Rachel de Queiroz em turmas da 3º série do ensino médio. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: refletir sobre aspectos do letramento literário e sua importância para a formação do leitor crítico reflexivo e propor uma sequência didática expandida tendo como foco o letramento literário e o romance escolhido para esse estudo. Para a realização do nosso trabalho, selecionamos como aporte teórico: Cosson (2021), BNCC (2018), OCEM (2006) dentre outros. Para tanto, temos um estudo aplicado, de cunho exploratório e de método bibliográfico. A base teórica aborda temáticas que tratam sobre as questões do letramento literário e também sobre a fortuna crítica da obra como Andrade (2020) Schmidt (2020) e Medeiros (2010). Como resultado da pesquisa, elaboramos uma sequência didática direcionada a alunos da 3° série do Ensino Médio e fundamentada no modelo de sequência expandida de Cosson (2021). Tal sequência foi desenvolvida com atividades que contribui com o letramento literário e a formação leitora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26
2022-09-20T13:00:48Z
2022-09-20
2022-09-20T13:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27319
RAMALHO,Karintya Évillyn Xavier. Letramento literário: uma sequência didática da obra " O quinze" de Rachel de Queiroz. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27319
identifier_str_mv RAMALHO,Karintya Évillyn Xavier. Letramento literário: uma sequência didática da obra " O quinze" de Rachel de Queiroz. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744556636241920