Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164 |
Resumo: | Este artigo é fruto de algumas reflexões posteriores à conclusão parcial do Projeto de Iniciação científica intitulado “Registros referentes ao trabalho docente em Recife e em Olinda, na série documental Instrução Pública (1889-1913), sob a guarda do APEJE”, financiado, em 2017, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da Universidade Federal de Pernambuco e tem por objetivo discutir os procedimentos teórico-metodológicos utilizados na condução de uma pesquisa sobre o trabalho docente, em Pernambuco, dentro do marco temporal caracterizado por Eric Hobsbawm como o “longo século XIX”. Articulando com leituras empreendidas sobre a pesquisa histórica com fontes documentais manuscritas, analisarei, especificamente, os procedimentos utilizados na lida com os registros da série “Instrução Pública” (sob a guarda do Arquivo Público Jordão Emerenciano, no Recife), nos quais estão encadernados (em códices manuscritos) diversos tipos de documentos e uma parte das correspondências, de vários tipos, recebidos pelo governo do estado (em seus primeiros anos de funcionamento) e remetidos pelos mais variados setores da administração estadual. Este conjunto documental apresenta variada tipologia de registros como por exemplo, mapas com o quantitativo das escolas bairros e municípios; pedidos de dispensa de professores; listas de alunos; avaliações apresentadas por inspetores da instrução pública; abaixo-assinados ou ofícios demandando a criação ou o fechamento de cadeiras ou aulas; relações de gastos materiais com escolas e aulas; relações de professores que atuavam na Província; listas de professores aprovados ou não em concursos públicos para o magistério público –bem como as provas de alguns destes –; atestados médicos, entre outros. Exibirei os principais resultados quantitativos e qualitativos na investigação aqui pretendida, e concluirei apresentando os procedimentos do trabalho historiográfico com cada tipo de registro e apresentaremos algumas especificidades do fazer docente, em Recife (e em Pernambuco), no período em questão. Esta investigação se insere nos campos de Estudo da História da Educação de Pernambuco para o século XIX. |
id |
UFCG_e50bbbb8e7e9ca0020ec826df28b73c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35164 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação.Government records from the public instruction series (1889-1913): contributions to the history of education.História da EducaçãoTrabalho docente - PernambucoPernambuco - História da EducaçãoSérie documental Instrução Pública - 1989-1913 APEJEArquivo Público Jordão Emerenciano - Recife - PECódices manuscritosHistory of EducationTeaching work - PernambucoPernambuco - History of EducationDocumentary series Public Instruction - 1989-1913 APEJEJordão Emerenciano Public Archive - Recife - PEManuscript codicesHistória.Este artigo é fruto de algumas reflexões posteriores à conclusão parcial do Projeto de Iniciação científica intitulado “Registros referentes ao trabalho docente em Recife e em Olinda, na série documental Instrução Pública (1889-1913), sob a guarda do APEJE”, financiado, em 2017, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da Universidade Federal de Pernambuco e tem por objetivo discutir os procedimentos teórico-metodológicos utilizados na condução de uma pesquisa sobre o trabalho docente, em Pernambuco, dentro do marco temporal caracterizado por Eric Hobsbawm como o “longo século XIX”. Articulando com leituras empreendidas sobre a pesquisa histórica com fontes documentais manuscritas, analisarei, especificamente, os procedimentos utilizados na lida com os registros da série “Instrução Pública” (sob a guarda do Arquivo Público Jordão Emerenciano, no Recife), nos quais estão encadernados (em códices manuscritos) diversos tipos de documentos e uma parte das correspondências, de vários tipos, recebidos pelo governo do estado (em seus primeiros anos de funcionamento) e remetidos pelos mais variados setores da administração estadual. Este conjunto documental apresenta variada tipologia de registros como por exemplo, mapas com o quantitativo das escolas bairros e municípios; pedidos de dispensa de professores; listas de alunos; avaliações apresentadas por inspetores da instrução pública; abaixo-assinados ou ofícios demandando a criação ou o fechamento de cadeiras ou aulas; relações de gastos materiais com escolas e aulas; relações de professores que atuavam na Província; listas de professores aprovados ou não em concursos públicos para o magistério público –bem como as provas de alguns destes –; atestados médicos, entre outros. Exibirei os principais resultados quantitativos e qualitativos na investigação aqui pretendida, e concluirei apresentando os procedimentos do trabalho historiográfico com cada tipo de registro e apresentaremos algumas especificidades do fazer docente, em Recife (e em Pernambuco), no período em questão. Esta investigação se insere nos campos de Estudo da História da Educação de Pernambuco para o século XIX.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-03-21T18:13:18Z2024-03-212024-03-21T18:13:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes. Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 516-526. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164porTRISTÃO, Isabela Nathália Nunes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-21T18:13:49Zoai:localhost:riufcg/35164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-21T18:13:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. Government records from the public instruction series (1889-1913): contributions to the history of education. |
title |
Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. |
spellingShingle |
Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes. História da Educação Trabalho docente - Pernambuco Pernambuco - História da Educação Série documental Instrução Pública - 1989-1913 APEJE Arquivo Público Jordão Emerenciano - Recife - PE Códices manuscritos History of Education Teaching work - Pernambuco Pernambuco - History of Education Documentary series Public Instruction - 1989-1913 APEJE Jordão Emerenciano Public Archive - Recife - PE Manuscript codices História. |
title_short |
Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. |
title_full |
Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. |
title_fullStr |
Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. |
title_full_unstemmed |
Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. |
title_sort |
Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. |
author |
TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes. |
author_facet |
TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Trabalho docente - Pernambuco Pernambuco - História da Educação Série documental Instrução Pública - 1989-1913 APEJE Arquivo Público Jordão Emerenciano - Recife - PE Códices manuscritos History of Education Teaching work - Pernambuco Pernambuco - History of Education Documentary series Public Instruction - 1989-1913 APEJE Jordão Emerenciano Public Archive - Recife - PE Manuscript codices História. |
topic |
História da Educação Trabalho docente - Pernambuco Pernambuco - História da Educação Série documental Instrução Pública - 1989-1913 APEJE Arquivo Público Jordão Emerenciano - Recife - PE Códices manuscritos History of Education Teaching work - Pernambuco Pernambuco - History of Education Documentary series Public Instruction - 1989-1913 APEJE Jordão Emerenciano Public Archive - Recife - PE Manuscript codices História. |
description |
Este artigo é fruto de algumas reflexões posteriores à conclusão parcial do Projeto de Iniciação científica intitulado “Registros referentes ao trabalho docente em Recife e em Olinda, na série documental Instrução Pública (1889-1913), sob a guarda do APEJE”, financiado, em 2017, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da Universidade Federal de Pernambuco e tem por objetivo discutir os procedimentos teórico-metodológicos utilizados na condução de uma pesquisa sobre o trabalho docente, em Pernambuco, dentro do marco temporal caracterizado por Eric Hobsbawm como o “longo século XIX”. Articulando com leituras empreendidas sobre a pesquisa histórica com fontes documentais manuscritas, analisarei, especificamente, os procedimentos utilizados na lida com os registros da série “Instrução Pública” (sob a guarda do Arquivo Público Jordão Emerenciano, no Recife), nos quais estão encadernados (em códices manuscritos) diversos tipos de documentos e uma parte das correspondências, de vários tipos, recebidos pelo governo do estado (em seus primeiros anos de funcionamento) e remetidos pelos mais variados setores da administração estadual. Este conjunto documental apresenta variada tipologia de registros como por exemplo, mapas com o quantitativo das escolas bairros e municípios; pedidos de dispensa de professores; listas de alunos; avaliações apresentadas por inspetores da instrução pública; abaixo-assinados ou ofícios demandando a criação ou o fechamento de cadeiras ou aulas; relações de gastos materiais com escolas e aulas; relações de professores que atuavam na Província; listas de professores aprovados ou não em concursos públicos para o magistério público –bem como as provas de alguns destes –; atestados médicos, entre outros. Exibirei os principais resultados quantitativos e qualitativos na investigação aqui pretendida, e concluirei apresentando os procedimentos do trabalho historiográfico com cada tipo de registro e apresentaremos algumas especificidades do fazer docente, em Recife (e em Pernambuco), no período em questão. Esta investigação se insere nos campos de Estudo da História da Educação de Pernambuco para o século XIX. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-03-21T18:13:18Z 2024-03-21 2024-03-21T18:13:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164 TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes. Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 516-526. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164 |
identifier_str_mv |
TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes. Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 516-526. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744617700065280 |