Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Valdecio Rodrigues de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11531
Resumo: Este trabalho se insere na linha de pesquisa Educação do Campo, Estado e Sociedade da Licenciatura em Educação do Campo, e tem como vinculação o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Práticas Pedagógicas, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande, teve como finalidade identificar como se organiza a gestão escolar numa escola pública municipal analisando quais os espaços e ferramentas para participação da comunidade escolar no processo administrativo e pedagógico da instituição. Nosso objetivo geral foi: Compreender como se organiza a gestão numa escola pública numa perspectiva da participação e da democratização da escola. Especificamente, temos como objetivos: Caracterizar o processo de gestão escolar da unidade escolar; identificar os espaços e estratégias de participação da comunidade escolar; e Identificar a percepção que a comunidade escolar tem sobre o processo da gestão escolar. Nosso pressuposto era de que existe uma dificuldade na vivência de práticas participativas na escola, que possibilitem um envolvimento dos professores, estudantes e família na gestão escolar. O aprofundamento desta problemática é uma aproximação crítica com a mesma que ocorreu a partir das categorias analíticas da Gestão Escolar (LIBANEO, 2001; LUCK, 2007) Gestão democrática (PARO, 2002) e Educação do Campo (BRASIL, 1996). A abordagem metodológica da pesquisa participante é a qual exige a participação ativa do pesquisador com os membros da comunidade que está sendo pesquisada, e usamos como instrumentos de pesquisa a analise documental, anotações em um diário de campo, a observação, participação do pesquisador e o questionário. O campo de pesquisa foi uma unidade de ensino fundamental do município de Sumé, e os sujeitos de pesquisa foram gestores, professores/as, estudantes e família. Como resultado, a pesquisa mostra que existem alguns níveis de participação, inclusive alguns espaços de participação, todavia não existe na escola um aprofundamento sobre o que realmente significaria ter uma gestão democrática participativa no sentido que os professores, pais e estudantes, devem ter diferentes espaços de participação, não só no que se refere à gestão administrativa, mas, também na dimensão pedagógica da escola. Portanto, o estudo mostra a necessidade de ser pensada algumas estratégias de forma permanente e sistemática, para ir construindo essa perspectiva na escola.
id UFCG_e554f1e1f51912e7f9c62aa0ce353b40
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11531
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.Participative management in a public public school in Sumé: the perception of the school community.Gestão escolar participativaEducação do CampoComunidade escolar - gestãoParticipatory school managementCountryside educationSchool community - managementEste trabalho se insere na linha de pesquisa Educação do Campo, Estado e Sociedade da Licenciatura em Educação do Campo, e tem como vinculação o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Práticas Pedagógicas, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande, teve como finalidade identificar como se organiza a gestão escolar numa escola pública municipal analisando quais os espaços e ferramentas para participação da comunidade escolar no processo administrativo e pedagógico da instituição. Nosso objetivo geral foi: Compreender como se organiza a gestão numa escola pública numa perspectiva da participação e da democratização da escola. Especificamente, temos como objetivos: Caracterizar o processo de gestão escolar da unidade escolar; identificar os espaços e estratégias de participação da comunidade escolar; e Identificar a percepção que a comunidade escolar tem sobre o processo da gestão escolar. Nosso pressuposto era de que existe uma dificuldade na vivência de práticas participativas na escola, que possibilitem um envolvimento dos professores, estudantes e família na gestão escolar. O aprofundamento desta problemática é uma aproximação crítica com a mesma que ocorreu a partir das categorias analíticas da Gestão Escolar (LIBANEO, 2001; LUCK, 2007) Gestão democrática (PARO, 2002) e Educação do Campo (BRASIL, 1996). A abordagem metodológica da pesquisa participante é a qual exige a participação ativa do pesquisador com os membros da comunidade que está sendo pesquisada, e usamos como instrumentos de pesquisa a analise documental, anotações em um diário de campo, a observação, participação do pesquisador e o questionário. O campo de pesquisa foi uma unidade de ensino fundamental do município de Sumé, e os sujeitos de pesquisa foram gestores, professores/as, estudantes e família. Como resultado, a pesquisa mostra que existem alguns níveis de participação, inclusive alguns espaços de participação, todavia não existe na escola um aprofundamento sobre o que realmente significaria ter uma gestão democrática participativa no sentido que os professores, pais e estudantes, devem ter diferentes espaços de participação, não só no que se refere à gestão administrativa, mas, também na dimensão pedagógica da escola. Portanto, o estudo mostra a necessidade de ser pensada algumas estratégias de forma permanente e sistemática, para ir construindo essa perspectiva na escola.This work is part of the research field Education of the State, State and Society of the Degree in Field Education, and is linked to the Center for Research and Extension in Field Education, Teacher Training and Pedagogical Practices, Development Center Sustainable Semiarid, Federal University of Campina Grande, aimed to identify how school management is organized in the municipal public school by analyzing the spaces and tools for participation of the school community in the administrative and pedagogical process of the institution. Our overall objective was: Understand how management is organized in a public school from the perspective of school participation and democratization. Specifically, we have as objectives: To characterize the school management process of the school unit; identify spaces and strategies for participation of the school community; and Identify the perception that the school community has about the school management process. Our assumption was that there is a difficulty in experiencing participatory practices in school, which enable the involvement of teachers, students and family in school management. The deepening of this problem and a critical approach to it occurred from the analytical categories of School Management (LIBANEO, 2001; LUCK, 2007) Democratic Management (PARO, 2002) and Rural Education (BRAZIL, 1996). The methodological approach of participatory research is that it requires the active participation of the researcher with the members of the community being researched, and we use documentary analysis, participant observation and the questionnaire as research instruments. The research field was an elementary school unit in the city of Sumé, and the research subjects were managers, teachers, students and family. As a result, research shows that there are some levels of participation, including some spaces for participation, but there is no depth in school about what it would really mean to have participatory democratic management in the sense that teachers, parents and students should have different spaces. not only in terms of administrative management, but also in the pedagogical dimension of the school. Therefore, the study shows the need to think about some strategies permanently and systematically, to build this perspective in school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Maria do Socorro.SILVA, M. S.http://lattes.cnpq.br/6964593101151807TORRES, Denise Xavier.FERREIRA, Rafael de Farias.SOUSA, Valdecio Rodrigues de.2019-12-132020-02-05T15:39:30Z2020-02-052020-02-05T15:39:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.sousahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11531SOUSA, Valdecio Rodrigues de. Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar. 82f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T19:55:56Zoai:localhost:riufcg/11531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T19:55:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.
Participative management in a public public school in Sumé: the perception of the school community.
title Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.
spellingShingle Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.
SOUSA, Valdecio Rodrigues de.
Gestão escolar participativa
Educação do Campo
Comunidade escolar - gestão
Participatory school management
Countryside education
School community - management
title_short Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.
title_full Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.
title_fullStr Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.
title_full_unstemmed Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.
title_sort Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar.
author SOUSA, Valdecio Rodrigues de.
author_facet SOUSA, Valdecio Rodrigues de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Maria do Socorro.
SILVA, M. S.
http://lattes.cnpq.br/6964593101151807
TORRES, Denise Xavier.
FERREIRA, Rafael de Farias.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Valdecio Rodrigues de.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar participativa
Educação do Campo
Comunidade escolar - gestão
Participatory school management
Countryside education
School community - management
topic Gestão escolar participativa
Educação do Campo
Comunidade escolar - gestão
Participatory school management
Countryside education
School community - management
description Este trabalho se insere na linha de pesquisa Educação do Campo, Estado e Sociedade da Licenciatura em Educação do Campo, e tem como vinculação o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Práticas Pedagógicas, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande, teve como finalidade identificar como se organiza a gestão escolar numa escola pública municipal analisando quais os espaços e ferramentas para participação da comunidade escolar no processo administrativo e pedagógico da instituição. Nosso objetivo geral foi: Compreender como se organiza a gestão numa escola pública numa perspectiva da participação e da democratização da escola. Especificamente, temos como objetivos: Caracterizar o processo de gestão escolar da unidade escolar; identificar os espaços e estratégias de participação da comunidade escolar; e Identificar a percepção que a comunidade escolar tem sobre o processo da gestão escolar. Nosso pressuposto era de que existe uma dificuldade na vivência de práticas participativas na escola, que possibilitem um envolvimento dos professores, estudantes e família na gestão escolar. O aprofundamento desta problemática é uma aproximação crítica com a mesma que ocorreu a partir das categorias analíticas da Gestão Escolar (LIBANEO, 2001; LUCK, 2007) Gestão democrática (PARO, 2002) e Educação do Campo (BRASIL, 1996). A abordagem metodológica da pesquisa participante é a qual exige a participação ativa do pesquisador com os membros da comunidade que está sendo pesquisada, e usamos como instrumentos de pesquisa a analise documental, anotações em um diário de campo, a observação, participação do pesquisador e o questionário. O campo de pesquisa foi uma unidade de ensino fundamental do município de Sumé, e os sujeitos de pesquisa foram gestores, professores/as, estudantes e família. Como resultado, a pesquisa mostra que existem alguns níveis de participação, inclusive alguns espaços de participação, todavia não existe na escola um aprofundamento sobre o que realmente significaria ter uma gestão democrática participativa no sentido que os professores, pais e estudantes, devem ter diferentes espaços de participação, não só no que se refere à gestão administrativa, mas, também na dimensão pedagógica da escola. Portanto, o estudo mostra a necessidade de ser pensada algumas estratégias de forma permanente e sistemática, para ir construindo essa perspectiva na escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
2020-02-05T15:39:30Z
2020-02-05
2020-02-05T15:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11531
SOUSA, Valdecio Rodrigues de. Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar. 82f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11531
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11531
identifier_str_mv SOUSA, Valdecio Rodrigues de. Gestão participativa numa escola pública municipal em Sumé: a percepção da comunidade escolar. 82f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744433640374272