Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233 |
Resumo: | O presente trabalho constitui-se em um estudo sobre currículo e o ensino de História na contemporaneidade. Reflete sobre o debate a respeito do currículo e, embora haja progressos sobre seu estudo nas últimas décadas, muito ainda precisa ser feito para um alcance maior da relevância deste e da compreensão sobre o ensino de História. No Brasil, ao se buscar reconstituir o processo histórico do ensino de História, pode-se observar forte influência de pensadores europeus e, também, das diferentes situações políticas vividas pelo país ao longo de sua existência, razão pela qual se evidencia a importância da disciplina História para que o homem possa através desta refletir e compreender o contexto das mudanças socioeconômicas, políticas, sociais e culturais porque passa a sociedade, numa perspectiva que articule os saberes elaborados e a vida concreta de homens e mulheres que constroem o espaço cotidiano nela inseridos como atores históricos e sociais. Traz para a cena do texto leis, comentários e reflexões de autores relevantes e estudiosos que discutem esse tema na pós-modernidade. Na realização deste trabalho, considera-se pertinente um estudo analítico e, em uma perspectiva crítica, discorre sobre currículo e o papel deste quanto à questão dos estudos de temas sobre diferenças e outros saberes que adentram o currículo na cena pósmoderna. Além disso, constata-se a dinamicidade do processo social, característica das sociedades contemporâneas com suas incertezas e “verdades absolutas” sobre o conhecimento, tendo os currículos e, consequentemente, no ensino da História, aliados desconstrutores, movendo-se em harmonia com a dinâmica da sociedade. Evidencia-se ainda que nesta sociedade deva ser viabilizado um ensino de história que trabalhe com a desconstrução do próprio ensino e que este possa ser visto como uma atividade de auto-transformação e, por conseguinte, do conhecimento. Enfim, um ensino que não impinja certezas, verdades, mas que duvide de tudo que faz parte da realidade concreta de alunos e professores. |
id |
UFCG_e5e0594795235463a510e4599f31d71c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34233 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.History curriculum and teaching in the postmodern scene.Ensino de História - contemporaneidadeCurrículo - HistóriaPós-modernidade - ensino de históriaTeaching History - contemporary timesCurriculum - HistoryPostmodernity - teaching historyHistória.Educação.O presente trabalho constitui-se em um estudo sobre currículo e o ensino de História na contemporaneidade. Reflete sobre o debate a respeito do currículo e, embora haja progressos sobre seu estudo nas últimas décadas, muito ainda precisa ser feito para um alcance maior da relevância deste e da compreensão sobre o ensino de História. No Brasil, ao se buscar reconstituir o processo histórico do ensino de História, pode-se observar forte influência de pensadores europeus e, também, das diferentes situações políticas vividas pelo país ao longo de sua existência, razão pela qual se evidencia a importância da disciplina História para que o homem possa através desta refletir e compreender o contexto das mudanças socioeconômicas, políticas, sociais e culturais porque passa a sociedade, numa perspectiva que articule os saberes elaborados e a vida concreta de homens e mulheres que constroem o espaço cotidiano nela inseridos como atores históricos e sociais. Traz para a cena do texto leis, comentários e reflexões de autores relevantes e estudiosos que discutem esse tema na pós-modernidade. Na realização deste trabalho, considera-se pertinente um estudo analítico e, em uma perspectiva crítica, discorre sobre currículo e o papel deste quanto à questão dos estudos de temas sobre diferenças e outros saberes que adentram o currículo na cena pósmoderna. Além disso, constata-se a dinamicidade do processo social, característica das sociedades contemporâneas com suas incertezas e “verdades absolutas” sobre o conhecimento, tendo os currículos e, consequentemente, no ensino da História, aliados desconstrutores, movendo-se em harmonia com a dinâmica da sociedade. Evidencia-se ainda que nesta sociedade deva ser viabilizado um ensino de história que trabalhe com a desconstrução do próprio ensino e que este possa ser visto como uma atividade de auto-transformação e, por conseguinte, do conhecimento. Enfim, um ensino que não impinja certezas, verdades, mas que duvide de tudo que faz parte da realidade concreta de alunos e professores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T18:40:06Z2024-01-312024-01-31T18:40:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233MULLER, Ires Maia; MULLER, Maynara Maia. Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1850-1858. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233porMULLER, Ires Maia.MULLER, Maynara Maia.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T18:52:22Zoai:localhost:riufcg/34233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T18:52:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. History curriculum and teaching in the postmodern scene. |
title |
Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. |
spellingShingle |
Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. MULLER, Ires Maia. Ensino de História - contemporaneidade Currículo - História Pós-modernidade - ensino de história Teaching History - contemporary times Curriculum - History Postmodernity - teaching history História. Educação. |
title_short |
Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. |
title_full |
Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. |
title_fullStr |
Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. |
title_full_unstemmed |
Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. |
title_sort |
Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. |
author |
MULLER, Ires Maia. |
author_facet |
MULLER, Ires Maia. MULLER, Maynara Maia. |
author_role |
author |
author2 |
MULLER, Maynara Maia. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MULLER, Ires Maia. MULLER, Maynara Maia. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História - contemporaneidade Currículo - História Pós-modernidade - ensino de história Teaching History - contemporary times Curriculum - History Postmodernity - teaching history História. Educação. |
topic |
Ensino de História - contemporaneidade Currículo - História Pós-modernidade - ensino de história Teaching History - contemporary times Curriculum - History Postmodernity - teaching history História. Educação. |
description |
O presente trabalho constitui-se em um estudo sobre currículo e o ensino de História na contemporaneidade. Reflete sobre o debate a respeito do currículo e, embora haja progressos sobre seu estudo nas últimas décadas, muito ainda precisa ser feito para um alcance maior da relevância deste e da compreensão sobre o ensino de História. No Brasil, ao se buscar reconstituir o processo histórico do ensino de História, pode-se observar forte influência de pensadores europeus e, também, das diferentes situações políticas vividas pelo país ao longo de sua existência, razão pela qual se evidencia a importância da disciplina História para que o homem possa através desta refletir e compreender o contexto das mudanças socioeconômicas, políticas, sociais e culturais porque passa a sociedade, numa perspectiva que articule os saberes elaborados e a vida concreta de homens e mulheres que constroem o espaço cotidiano nela inseridos como atores históricos e sociais. Traz para a cena do texto leis, comentários e reflexões de autores relevantes e estudiosos que discutem esse tema na pós-modernidade. Na realização deste trabalho, considera-se pertinente um estudo analítico e, em uma perspectiva crítica, discorre sobre currículo e o papel deste quanto à questão dos estudos de temas sobre diferenças e outros saberes que adentram o currículo na cena pósmoderna. Além disso, constata-se a dinamicidade do processo social, característica das sociedades contemporâneas com suas incertezas e “verdades absolutas” sobre o conhecimento, tendo os currículos e, consequentemente, no ensino da História, aliados desconstrutores, movendo-se em harmonia com a dinâmica da sociedade. Evidencia-se ainda que nesta sociedade deva ser viabilizado um ensino de história que trabalhe com a desconstrução do próprio ensino e que este possa ser visto como uma atividade de auto-transformação e, por conseguinte, do conhecimento. Enfim, um ensino que não impinja certezas, verdades, mas que duvide de tudo que faz parte da realidade concreta de alunos e professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-31T18:40:06Z 2024-01-31 2024-01-31T18:40:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233 MULLER, Ires Maia; MULLER, Maynara Maia. Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1850-1858. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233 |
identifier_str_mv |
MULLER, Ires Maia; MULLER, Maynara Maia. Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1850-1858. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744611280683008 |