Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MULLER, Ires Maia.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MULLER, Maynara Maia.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233
Resumo: O presente trabalho constitui-se em um estudo sobre currículo e o ensino de História na contemporaneidade. Reflete sobre o debate a respeito do currículo e, embora haja progressos sobre seu estudo nas últimas décadas, muito ainda precisa ser feito para um alcance maior da relevância deste e da compreensão sobre o ensino de História. No Brasil, ao se buscar reconstituir o processo histórico do ensino de História, pode-se observar forte influência de pensadores europeus e, também, das diferentes situações políticas vividas pelo país ao longo de sua existência, razão pela qual se evidencia a importância da disciplina História para que o homem possa através desta refletir e compreender o contexto das mudanças socioeconômicas, políticas, sociais e culturais porque passa a sociedade, numa perspectiva que articule os saberes elaborados e a vida concreta de homens e mulheres que constroem o espaço cotidiano nela inseridos como atores históricos e sociais. Traz para a cena do texto leis, comentários e reflexões de autores relevantes e estudiosos que discutem esse tema na pós-modernidade. Na realização deste trabalho, considera-se pertinente um estudo analítico e, em uma perspectiva crítica, discorre sobre currículo e o papel deste quanto à questão dos estudos de temas sobre diferenças e outros saberes que adentram o currículo na cena pósmoderna. Além disso, constata-se a dinamicidade do processo social, característica das sociedades contemporâneas com suas incertezas e “verdades absolutas” sobre o conhecimento, tendo os currículos e, consequentemente, no ensino da História, aliados desconstrutores, movendo-se em harmonia com a dinâmica da sociedade. Evidencia-se ainda que nesta sociedade deva ser viabilizado um ensino de história que trabalhe com a desconstrução do próprio ensino e que este possa ser visto como uma atividade de auto-transformação e, por conseguinte, do conhecimento. Enfim, um ensino que não impinja certezas, verdades, mas que duvide de tudo que faz parte da realidade concreta de alunos e professores.
id UFCG_e5e0594795235463a510e4599f31d71c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34233
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.History curriculum and teaching in the postmodern scene.Ensino de História - contemporaneidadeCurrículo - HistóriaPós-modernidade - ensino de históriaTeaching History - contemporary timesCurriculum - HistoryPostmodernity - teaching historyHistória.Educação.O presente trabalho constitui-se em um estudo sobre currículo e o ensino de História na contemporaneidade. Reflete sobre o debate a respeito do currículo e, embora haja progressos sobre seu estudo nas últimas décadas, muito ainda precisa ser feito para um alcance maior da relevância deste e da compreensão sobre o ensino de História. No Brasil, ao se buscar reconstituir o processo histórico do ensino de História, pode-se observar forte influência de pensadores europeus e, também, das diferentes situações políticas vividas pelo país ao longo de sua existência, razão pela qual se evidencia a importância da disciplina História para que o homem possa através desta refletir e compreender o contexto das mudanças socioeconômicas, políticas, sociais e culturais porque passa a sociedade, numa perspectiva que articule os saberes elaborados e a vida concreta de homens e mulheres que constroem o espaço cotidiano nela inseridos como atores históricos e sociais. Traz para a cena do texto leis, comentários e reflexões de autores relevantes e estudiosos que discutem esse tema na pós-modernidade. Na realização deste trabalho, considera-se pertinente um estudo analítico e, em uma perspectiva crítica, discorre sobre currículo e o papel deste quanto à questão dos estudos de temas sobre diferenças e outros saberes que adentram o currículo na cena pósmoderna. Além disso, constata-se a dinamicidade do processo social, característica das sociedades contemporâneas com suas incertezas e “verdades absolutas” sobre o conhecimento, tendo os currículos e, consequentemente, no ensino da História, aliados desconstrutores, movendo-se em harmonia com a dinâmica da sociedade. Evidencia-se ainda que nesta sociedade deva ser viabilizado um ensino de história que trabalhe com a desconstrução do próprio ensino e que este possa ser visto como uma atividade de auto-transformação e, por conseguinte, do conhecimento. Enfim, um ensino que não impinja certezas, verdades, mas que duvide de tudo que faz parte da realidade concreta de alunos e professores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T18:40:06Z2024-01-312024-01-31T18:40:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233MULLER, Ires Maia; MULLER, Maynara Maia. Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1850-1858. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233porMULLER, Ires Maia.MULLER, Maynara Maia.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T18:52:22Zoai:localhost:riufcg/34233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T18:52:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.
History curriculum and teaching in the postmodern scene.
title Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.
spellingShingle Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.
MULLER, Ires Maia.
Ensino de História - contemporaneidade
Currículo - História
Pós-modernidade - ensino de história
Teaching History - contemporary times
Curriculum - History
Postmodernity - teaching history
História.
Educação.
title_short Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.
title_full Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.
title_fullStr Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.
title_full_unstemmed Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.
title_sort Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.
author MULLER, Ires Maia.
author_facet MULLER, Ires Maia.
MULLER, Maynara Maia.
author_role author
author2 MULLER, Maynara Maia.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MULLER, Ires Maia.
MULLER, Maynara Maia.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História - contemporaneidade
Currículo - História
Pós-modernidade - ensino de história
Teaching History - contemporary times
Curriculum - History
Postmodernity - teaching history
História.
Educação.
topic Ensino de História - contemporaneidade
Currículo - História
Pós-modernidade - ensino de história
Teaching History - contemporary times
Curriculum - History
Postmodernity - teaching history
História.
Educação.
description O presente trabalho constitui-se em um estudo sobre currículo e o ensino de História na contemporaneidade. Reflete sobre o debate a respeito do currículo e, embora haja progressos sobre seu estudo nas últimas décadas, muito ainda precisa ser feito para um alcance maior da relevância deste e da compreensão sobre o ensino de História. No Brasil, ao se buscar reconstituir o processo histórico do ensino de História, pode-se observar forte influência de pensadores europeus e, também, das diferentes situações políticas vividas pelo país ao longo de sua existência, razão pela qual se evidencia a importância da disciplina História para que o homem possa através desta refletir e compreender o contexto das mudanças socioeconômicas, políticas, sociais e culturais porque passa a sociedade, numa perspectiva que articule os saberes elaborados e a vida concreta de homens e mulheres que constroem o espaço cotidiano nela inseridos como atores históricos e sociais. Traz para a cena do texto leis, comentários e reflexões de autores relevantes e estudiosos que discutem esse tema na pós-modernidade. Na realização deste trabalho, considera-se pertinente um estudo analítico e, em uma perspectiva crítica, discorre sobre currículo e o papel deste quanto à questão dos estudos de temas sobre diferenças e outros saberes que adentram o currículo na cena pósmoderna. Além disso, constata-se a dinamicidade do processo social, característica das sociedades contemporâneas com suas incertezas e “verdades absolutas” sobre o conhecimento, tendo os currículos e, consequentemente, no ensino da História, aliados desconstrutores, movendo-se em harmonia com a dinâmica da sociedade. Evidencia-se ainda que nesta sociedade deva ser viabilizado um ensino de história que trabalhe com a desconstrução do próprio ensino e que este possa ser visto como uma atividade de auto-transformação e, por conseguinte, do conhecimento. Enfim, um ensino que não impinja certezas, verdades, mas que duvide de tudo que faz parte da realidade concreta de alunos e professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-31T18:40:06Z
2024-01-31
2024-01-31T18:40:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233
MULLER, Ires Maia; MULLER, Maynara Maia. Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1850-1858. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233
identifier_str_mv MULLER, Ires Maia; MULLER, Maynara Maia. Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1850-1858. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744611280683008