Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Francicléia Nicolau da.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10715
Resumo: Propusemo-nos neste trabalho analisar a acessibilidade estrutural proporcionada em duas escolas públicas da cidade de São João do Rio do Peixe/PB, no sertão da Paraíba, uma pertencente ao órgão municipal e a outra estadual. Foram utilizadas como coleta de dados fotografias para que pudesse ser feito o registro dos espaços de acesso às escolas, tanto interna como externamente. Para complementação das análises foram realizadas entrevistas com os gestores e educadores das respectivas instituições, no intuito de averiguar a percepção dos mesmos sobre o tema da acessibilidade e a respectiva inclusão do aluno em seu contexto escolar. A partir dos dados constatamos que as escolas ainda não se encontram devidamente adequadas fisicamente a receber os alunos com necessidades educativas especiais, isso devido à existência de obstáculos e barreiras como, por exemplo, rampa com declives errados, falta de corrimões, barra de apoio inadequado, piso tátil, entre outros. A falta de conhecimento adequado sobre a acessibilidade física das pessoas, que compõem a escola, é um fator importante, pois contribui para a construção de rampas inadequadas e adaptações indevidas, que não contribuem em nada para o exercício do direito de ir e vir, garantido a todo cidadão brasileiro.
id UFCG_e630b2c22545cc1fad7fb2a1ce4daff8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10715
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.Spatial accessibility conditions in public schools in the Paraíba backlands: case studies.AcessibilidadeInclusãoEscolaAccessibilityInclusionSchoolHistória.Propusemo-nos neste trabalho analisar a acessibilidade estrutural proporcionada em duas escolas públicas da cidade de São João do Rio do Peixe/PB, no sertão da Paraíba, uma pertencente ao órgão municipal e a outra estadual. Foram utilizadas como coleta de dados fotografias para que pudesse ser feito o registro dos espaços de acesso às escolas, tanto interna como externamente. Para complementação das análises foram realizadas entrevistas com os gestores e educadores das respectivas instituições, no intuito de averiguar a percepção dos mesmos sobre o tema da acessibilidade e a respectiva inclusão do aluno em seu contexto escolar. A partir dos dados constatamos que as escolas ainda não se encontram devidamente adequadas fisicamente a receber os alunos com necessidades educativas especiais, isso devido à existência de obstáculos e barreiras como, por exemplo, rampa com declives errados, falta de corrimões, barra de apoio inadequado, piso tátil, entre outros. A falta de conhecimento adequado sobre a acessibilidade física das pessoas, que compõem a escola, é um fator importante, pois contribui para a construção de rampas inadequadas e adaptações indevidas, que não contribuem em nada para o exercício do direito de ir e vir, garantido a todo cidadão brasileiro.We proposed in this work to analyse about structural accessibility provided in two schools of São João do Rio do Peixe – PB, one of them belonging to the municipal body and other to the state one. It has been used photographies as data collection to register the spaces of access to the school, both the internal and external ones. For complementation of analysis we also made use of interviews with educators of these institution in an attempt to check the perception them about accessibility. In view of the data presented we observed that the schools are not yet properly adapted physically to receive the students with special educational needs, due to the existence of obstacles and barriers, like ramp with wrong slope, lack banisters, rest bar, tactile floor, among other. The lack of adequate knowledge about the physical accessibility of the persons who compose the school is an important factor, because it contributes to building of unsuitable ramps and undue adjustments, that do not contribute in anything for the exercise of the right to come and go, guaranteed to every Brazilian citizen.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim .DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685ARAÚJO, Edinaura Almeida de.MELO, Rosilene Alves de.SILVA, Francicléia Nicolau da.20132020-01-07T09:56:43Z2020-01-072020-01-07T09:56:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10715SILVA, Francicléia Nicolau da. Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-02T11:13:05Zoai:localhost:riufcg/10715Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-02T11:13:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.
Spatial accessibility conditions in public schools in the Paraíba backlands: case studies.
title Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.
spellingShingle Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.
SILVA, Francicléia Nicolau da.
Acessibilidade
Inclusão
Escola
Accessibility
Inclusion
School
História.
title_short Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.
title_full Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.
title_fullStr Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.
title_full_unstemmed Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.
title_sort Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.
author SILVA, Francicléia Nicolau da.
author_facet SILVA, Francicléia Nicolau da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim .
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Francicléia Nicolau da.
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Inclusão
Escola
Accessibility
Inclusion
School
História.
topic Acessibilidade
Inclusão
Escola
Accessibility
Inclusion
School
História.
description Propusemo-nos neste trabalho analisar a acessibilidade estrutural proporcionada em duas escolas públicas da cidade de São João do Rio do Peixe/PB, no sertão da Paraíba, uma pertencente ao órgão municipal e a outra estadual. Foram utilizadas como coleta de dados fotografias para que pudesse ser feito o registro dos espaços de acesso às escolas, tanto interna como externamente. Para complementação das análises foram realizadas entrevistas com os gestores e educadores das respectivas instituições, no intuito de averiguar a percepção dos mesmos sobre o tema da acessibilidade e a respectiva inclusão do aluno em seu contexto escolar. A partir dos dados constatamos que as escolas ainda não se encontram devidamente adequadas fisicamente a receber os alunos com necessidades educativas especiais, isso devido à existência de obstáculos e barreiras como, por exemplo, rampa com declives errados, falta de corrimões, barra de apoio inadequado, piso tátil, entre outros. A falta de conhecimento adequado sobre a acessibilidade física das pessoas, que compõem a escola, é um fator importante, pois contribui para a construção de rampas inadequadas e adaptações indevidas, que não contribuem em nada para o exercício do direito de ir e vir, garantido a todo cidadão brasileiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-01-07T09:56:43Z
2020-01-07
2020-01-07T09:56:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10715
SILVA, Francicléia Nicolau da. Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10715
identifier_str_mv SILVA, Francicléia Nicolau da. Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744426900127744