Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Edmilson Queiroz [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138026
Resumo: Os edifícios escolares projetados e construídos em períodos anteriores à leis e normas técnicas de acessibilidade podem comprometer o aprendizado e a inclusão dos alunos com algum tipo de necessidade especial nas escolas de educação infantil. Diante desta realidade, esta pesquisa teve como objetivo verificar o grau de inclusão escolar através da análise da acessibilidade espacial em edifícios escolares de ensino infantil do município de Bauru, para alunos com deficiência física e visual. O estudo de caso foi realizado em cinco escolas municipais de ensino infantil, localizadas no município de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil. Para esta análise foram utilizados os seguintes métodos: análise da acessibilidade espacial nas edificações através da utilização da técnica de vistoria técnica, cálculo do índice de acessibilidade espacial das escolas; análise dos deslocamentos lineares e utilização dos ambientes através da leitura da planta humanizada e registro fotográfico. Os resultados obtidos nesta pesquisa conduziram às seguintes conclusões: i) as escolas municipais de ensino infantil estão recebendo alunos deficientes (físico, visual, intelectual, etc.); no entanto, nem todos os espaços foram projetados ou adaptados para receber estes alunos; em alguns casos, estas adaptações não contribuem para a efetiva inclusão escolar; e ii) a partir dos problemas elencados nesta pesquisa, o município pode formular e implantar ações a curto, médio e longo prazos para tornar as escolas infantis acessíveis e mais includentes.
id UNSP_620d53a009afbfee5788d1ef69db36de
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138026
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantilAcessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantilAcessibilidade EspacialInclusão EscolarEscola InfantilSpatial AccessibilityInclusive EducationChildren SchoolOs edifícios escolares projetados e construídos em períodos anteriores à leis e normas técnicas de acessibilidade podem comprometer o aprendizado e a inclusão dos alunos com algum tipo de necessidade especial nas escolas de educação infantil. Diante desta realidade, esta pesquisa teve como objetivo verificar o grau de inclusão escolar através da análise da acessibilidade espacial em edifícios escolares de ensino infantil do município de Bauru, para alunos com deficiência física e visual. O estudo de caso foi realizado em cinco escolas municipais de ensino infantil, localizadas no município de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil. Para esta análise foram utilizados os seguintes métodos: análise da acessibilidade espacial nas edificações através da utilização da técnica de vistoria técnica, cálculo do índice de acessibilidade espacial das escolas; análise dos deslocamentos lineares e utilização dos ambientes através da leitura da planta humanizada e registro fotográfico. Os resultados obtidos nesta pesquisa conduziram às seguintes conclusões: i) as escolas municipais de ensino infantil estão recebendo alunos deficientes (físico, visual, intelectual, etc.); no entanto, nem todos os espaços foram projetados ou adaptados para receber estes alunos; em alguns casos, estas adaptações não contribuem para a efetiva inclusão escolar; e ii) a partir dos problemas elencados nesta pesquisa, o município pode formular e implantar ações a curto, médio e longo prazos para tornar as escolas infantis acessíveis e mais includentes.School buildings designed and constructed in previous years the laws and technical accessibility standards can compromise learning and the inclusion of students in preschools. Given the above, this research aims to verify the degree of school inclusion by analyzing the spatial accessibility in a children’s school, located in the city of Bauru, São Paulo State Brazil; for students with physical and visual disabilities. For this analysis the following methods were used: analysis of spatial accessibility in buildings through the use of technical inspection, determination of the spatial of accessibility index of preschools; analysis of linear displacements and environments through the use of reading and humanized plant and photographic record. The results obtained in this study led to the following conclusions: i) municipal children's education schools have been receiving disabled students (physical, visual, intellectual, etc.), however, not all spaces have been designed or adapted to receive these students; in some cases, these adaptations do not contribute to the effective school inclusion; and ii) from the listed problems in this research, the municipality can formulate and implement actions in the short, medium and long term to make children’s schools more accessible and more inclusive.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magagnin, Renata Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Edmilson Queiroz [UNESP]2016-04-19T17:40:07Z2016-04-19T17:40:07Z2016-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13802600087187233004056090P364706980411373100000-0003-2324-5521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:13:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138026Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:04:23.275913Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantil
Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantil
title Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantil
spellingShingle Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantil
Dias, Edmilson Queiroz [UNESP]
Acessibilidade Espacial
Inclusão Escolar
Escola Infantil
Spatial Accessibility
Inclusive Education
Children School
title_short Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantil
title_full Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantil
title_fullStr Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantil
title_full_unstemmed Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantil
title_sort Acessibilidade espacial e inclusão em escolas municipais de educação infantil
author Dias, Edmilson Queiroz [UNESP]
author_facet Dias, Edmilson Queiroz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magagnin, Renata Cardoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Edmilson Queiroz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade Espacial
Inclusão Escolar
Escola Infantil
Spatial Accessibility
Inclusive Education
Children School
topic Acessibilidade Espacial
Inclusão Escolar
Escola Infantil
Spatial Accessibility
Inclusive Education
Children School
description Os edifícios escolares projetados e construídos em períodos anteriores à leis e normas técnicas de acessibilidade podem comprometer o aprendizado e a inclusão dos alunos com algum tipo de necessidade especial nas escolas de educação infantil. Diante desta realidade, esta pesquisa teve como objetivo verificar o grau de inclusão escolar através da análise da acessibilidade espacial em edifícios escolares de ensino infantil do município de Bauru, para alunos com deficiência física e visual. O estudo de caso foi realizado em cinco escolas municipais de ensino infantil, localizadas no município de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil. Para esta análise foram utilizados os seguintes métodos: análise da acessibilidade espacial nas edificações através da utilização da técnica de vistoria técnica, cálculo do índice de acessibilidade espacial das escolas; análise dos deslocamentos lineares e utilização dos ambientes através da leitura da planta humanizada e registro fotográfico. Os resultados obtidos nesta pesquisa conduziram às seguintes conclusões: i) as escolas municipais de ensino infantil estão recebendo alunos deficientes (físico, visual, intelectual, etc.); no entanto, nem todos os espaços foram projetados ou adaptados para receber estes alunos; em alguns casos, estas adaptações não contribuem para a efetiva inclusão escolar; e ii) a partir dos problemas elencados nesta pesquisa, o município pode formular e implantar ações a curto, médio e longo prazos para tornar as escolas infantis acessíveis e mais includentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-19T17:40:07Z
2016-04-19T17:40:07Z
2016-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138026
000871872
33004056090P3
6470698041137310
0000-0003-2324-5521
url http://hdl.handle.net/11449/138026
identifier_str_mv 000871872
33004056090P3
6470698041137310
0000-0003-2324-5521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129579875827712