Quadratura: da antiguidade à atualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Vandenberg Gouveia.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2251
Resumo: Este trabalho tem na Geometria o seu principal fundamento com o intuito de contribuir no processo de ensino aprendizagem da Matemática. Nele apresentamos uma prática pedagógica que possa ajudar o aluno a perceber a importância do desenvolvimento da Geometria através dos anos e como ela foi e ainda é fundamental na resolução de certos problemas e situações práticas da vida. Desse modo apresentamos uma síntese do desenvolvimento da Geometria desde seu possível surgimento até os dias atuais, onde nossa ênfase maior darse-á no processo conhecido como Quadratura e como ele era usado para o cálculo de áreas de figuras planas. Sendo assim, construiremos, com base em proposições encontradas no livro Elementos de Euclides, todo o processo para a quadratura de um triângulo e consequentemente de um polígono. Sugerimos uma série de atividades a serem aplicadas usando os recursos do Geogebra que poderão contribuir para dinamizar o processo de aprendizagem do conteúdo envolvendo áreas de figuras planas. Por fim, dedicaremos uma pequena parte desse trabalho a comentários a respeito de como a História da Matemática foi e é vista pelos professores e profissionais da área.
id UFCG_e6bb96eeb5a8de0b157f051d3c5ac30c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2251
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Quadratura: da antiguidade à atualidade.Quadrature: from antiquity to actuality.Geometria.Quadratura.História da Matemática.Geometry.Quadrature.History of Mathematics.Matemática.Este trabalho tem na Geometria o seu principal fundamento com o intuito de contribuir no processo de ensino aprendizagem da Matemática. Nele apresentamos uma prática pedagógica que possa ajudar o aluno a perceber a importância do desenvolvimento da Geometria através dos anos e como ela foi e ainda é fundamental na resolução de certos problemas e situações práticas da vida. Desse modo apresentamos uma síntese do desenvolvimento da Geometria desde seu possível surgimento até os dias atuais, onde nossa ênfase maior darse-á no processo conhecido como Quadratura e como ele era usado para o cálculo de áreas de figuras planas. Sendo assim, construiremos, com base em proposições encontradas no livro Elementos de Euclides, todo o processo para a quadratura de um triângulo e consequentemente de um polígono. Sugerimos uma série de atividades a serem aplicadas usando os recursos do Geogebra que poderão contribuir para dinamizar o processo de aprendizagem do conteúdo envolvendo áreas de figuras planas. Por fim, dedicaremos uma pequena parte desse trabalho a comentários a respeito de como a História da Matemática foi e é vista pelos professores e profissionais da área.This work has on their main basis the Geometry in the elementary level. In it we present a pedagogical practice that can help students to realize the importance of the development of geometry along the years and how it can be used in solving certain problems in the everyday life. With this aim we present an overview of the development of geometry since antiquity to nowadays with emphasis in the process known as Quadrature and how it was and it is used to calculate areas of plane figures. Based in a sequence of axioms and propositions found in Euclid’s Elements book we present the quadrature process for a triangle and consequently for a polygon. After the process is presented, we suggest a number of activities to be implemented using the capabilities of Geogebra software which may stimulate the learning process in volving the content of areas of plane figures. In the last part of the work, we present some comments on how the history of mathematics was and it is viewed by teachers and professionalsCapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGSOUZA, Aparecido Jesuino de.SOUZA, A. J. DEhttp://lattes.cnpq.br/0949308423020439FERNANDES, José de Arimateia.RIBEIRO, Bruno Henrique Carvalho.DIAS, Vandenberg Gouveia.2014-072018-11-21T18:38:18Z2018-11-212018-11-21T18:38:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2251DIAS, V. G. Quadratura: da antiguidade à atualidade. 2014. 48 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T17:34:10Zoai:localhost:riufcg/2251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T17:34:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Quadratura: da antiguidade à atualidade.
Quadrature: from antiquity to actuality.
title Quadratura: da antiguidade à atualidade.
spellingShingle Quadratura: da antiguidade à atualidade.
DIAS, Vandenberg Gouveia.
Geometria.
Quadratura.
História da Matemática.
Geometry.
Quadrature.
History of Mathematics.
Matemática.
title_short Quadratura: da antiguidade à atualidade.
title_full Quadratura: da antiguidade à atualidade.
title_fullStr Quadratura: da antiguidade à atualidade.
title_full_unstemmed Quadratura: da antiguidade à atualidade.
title_sort Quadratura: da antiguidade à atualidade.
author DIAS, Vandenberg Gouveia.
author_facet DIAS, Vandenberg Gouveia.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Aparecido Jesuino de.
SOUZA, A. J. DE
http://lattes.cnpq.br/0949308423020439
FERNANDES, José de Arimateia.
RIBEIRO, Bruno Henrique Carvalho.
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Vandenberg Gouveia.
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria.
Quadratura.
História da Matemática.
Geometry.
Quadrature.
History of Mathematics.
Matemática.
topic Geometria.
Quadratura.
História da Matemática.
Geometry.
Quadrature.
History of Mathematics.
Matemática.
description Este trabalho tem na Geometria o seu principal fundamento com o intuito de contribuir no processo de ensino aprendizagem da Matemática. Nele apresentamos uma prática pedagógica que possa ajudar o aluno a perceber a importância do desenvolvimento da Geometria através dos anos e como ela foi e ainda é fundamental na resolução de certos problemas e situações práticas da vida. Desse modo apresentamos uma síntese do desenvolvimento da Geometria desde seu possível surgimento até os dias atuais, onde nossa ênfase maior darse-á no processo conhecido como Quadratura e como ele era usado para o cálculo de áreas de figuras planas. Sendo assim, construiremos, com base em proposições encontradas no livro Elementos de Euclides, todo o processo para a quadratura de um triângulo e consequentemente de um polígono. Sugerimos uma série de atividades a serem aplicadas usando os recursos do Geogebra que poderão contribuir para dinamizar o processo de aprendizagem do conteúdo envolvendo áreas de figuras planas. Por fim, dedicaremos uma pequena parte desse trabalho a comentários a respeito de como a História da Matemática foi e é vista pelos professores e profissionais da área.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07
2018-11-21T18:38:18Z
2018-11-21
2018-11-21T18:38:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2251
DIAS, V. G. Quadratura: da antiguidade à atualidade. 2014. 48 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2251
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2251
identifier_str_mv DIAS, V. G. Quadratura: da antiguidade à atualidade. 2014. 48 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744362433675264