O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soutier, Cristiane Costa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16426
Resumo: Resumo: No presente trabalho o objeto matemático estudado constitui-se pelos Números Construtíveis, um assunto de destaque dentro do desenvolvimento da Álgebra e também da Geometria, sendo abordado através do problema da Quadratura do Círculo Realizamos o estudo sistemático e formal de alguns aspectos da Álgebra e de Geometria, particularmente, estudamos os Números Construtíveis e temas correlatos como: Quadratura de Polígonos, Lúnulas, Quadratura do Círculo; além de tópicos de História da Matemática relacionados a estes Como objeto didático-pedagógico, fazemos a elaboração, aplicação e análise de atividades de ensino-aprendizagem para alunos de Ensino Médio, cuja temática esteve relacionada a Quadraturas Utilizamos a metodologia qualitativa, em âmbito geral, para nortear a pesquisa e, particularmente a História da Matemática e Novas Tecnologias foram empregadas como recurso metodológico para o ensino durante a aplicação das atividades O objetivo é o estabelecimento de conexões entre o conhecimento matemático avançado e a sala de aula de matemática do Ensino Médio Realizamos (i) o estudo da teoria formal sobre Números Construtíveis e temas correlatos como: Quadratura de Polígonos, Lúnulas, Quadratura do Círculo; além de tópicos de História da Matemática relacionados a estes (ii) a elaboração, aplicação e análise de atividades em sala de aula de matemática de Ensino Médio, cuja temática esteve relacionada a Quadraturas Como resultados obtidos destacamos o aprofundamento teórico no tema que possibilitou a elaboração de duas sequências de atividades: Quadratura de Regiões Poligonais e Lúnulas de Hipócrates que aplicamos a estudantes da terceira série do Ensino Médio, o trabalho com um pequeno grupo de alunos no contra turno permitiu uma relação mais próxima entre professor aluno
id UEL_4fd7b930bccc2d252bda9a5cb22a60e4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16426
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebraMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaHistóriaQuadratura do círculoMathematicsMathematicsGeometryAlgebraHistoryStudy and teachingResumo: No presente trabalho o objeto matemático estudado constitui-se pelos Números Construtíveis, um assunto de destaque dentro do desenvolvimento da Álgebra e também da Geometria, sendo abordado através do problema da Quadratura do Círculo Realizamos o estudo sistemático e formal de alguns aspectos da Álgebra e de Geometria, particularmente, estudamos os Números Construtíveis e temas correlatos como: Quadratura de Polígonos, Lúnulas, Quadratura do Círculo; além de tópicos de História da Matemática relacionados a estes Como objeto didático-pedagógico, fazemos a elaboração, aplicação e análise de atividades de ensino-aprendizagem para alunos de Ensino Médio, cuja temática esteve relacionada a Quadraturas Utilizamos a metodologia qualitativa, em âmbito geral, para nortear a pesquisa e, particularmente a História da Matemática e Novas Tecnologias foram empregadas como recurso metodológico para o ensino durante a aplicação das atividades O objetivo é o estabelecimento de conexões entre o conhecimento matemático avançado e a sala de aula de matemática do Ensino Médio Realizamos (i) o estudo da teoria formal sobre Números Construtíveis e temas correlatos como: Quadratura de Polígonos, Lúnulas, Quadratura do Círculo; além de tópicos de História da Matemática relacionados a estes (ii) a elaboração, aplicação e análise de atividades em sala de aula de matemática de Ensino Médio, cuja temática esteve relacionada a Quadraturas Como resultados obtidos destacamos o aprofundamento teórico no tema que possibilitou a elaboração de duas sequências de atividades: Quadratura de Regiões Poligonais e Lúnulas de Hipócrates que aplicamos a estudantes da terceira série do Ensino Médio, o trabalho com um pequeno grupo de alunos no contra turno permitiu uma relação mais próxima entre professor alunoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: In this final work the object studied is constituted of Constructable Numbers that is a centerpiece theme in the area of developing Algebra and Geometry and it is approached through the problem of Square the Circle We conducted a formal and systematic study about some aspects in the area of Algebra and Geometry, we focused our study at Constructable Numbers and correlate themes as: Square a Polygon, Lunulae, Square the circle; besides topics in History of Mathematics that are related to these As a didactic-pedagogical object we elaborated, applied and analised teaching-learning activities to High School students The theme of these activities were related to Quadrature To direct the search we used a qualitative methodology and particularly we used the History of Mathematics and New Technologies as methodological resource for teaching during the activities application The objective is to make conections between the advanced mathematical knowledge and mathematic´s classroom environment at High School We conducted (i) the study about Constructable Numbers´ theory and correlate themes as: Square a Polygon, Lunulae, Square the circle; besides topics in History of Mathematics that are related to these (ii) the elaboration, application and analysis of the Mathmatics activities from High School classroom that the theme was related to Quadrature From the results we emphasize the theoretical study at the theme that allowed the preparation of two sequence of activities: Square Polygonal Regions and Lunulae by Hippocrates that we applied to students at the third grade at the High School The study was made with a small group of students at the counter shift thus enabled a closer relationship between teacher and studentsCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]Correa, Júlio FariaAlves, Michele de OliveiraSoutier, Cristiane Costa2024-05-01T15:07:54Z2024-05-01T15:07:54Z2017.0015.12.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16426porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebra
title O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebra
spellingShingle O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebra
Soutier, Cristiane Costa
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
História
Quadratura do círculo
Mathematics
Mathematics
Geometry
Algebra
History
Study and teaching
title_short O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebra
title_full O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebra
title_fullStr O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebra
title_full_unstemmed O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebra
title_sort O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebra
author Soutier, Cristiane Costa
author_facet Soutier, Cristiane Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]
Correa, Júlio Faria
Alves, Michele de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Soutier, Cristiane Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Matemática
História
Quadratura do círculo
Mathematics
Mathematics
Geometry
Algebra
History
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Matemática
História
Quadratura do círculo
Mathematics
Mathematics
Geometry
Algebra
History
Study and teaching
description Resumo: No presente trabalho o objeto matemático estudado constitui-se pelos Números Construtíveis, um assunto de destaque dentro do desenvolvimento da Álgebra e também da Geometria, sendo abordado através do problema da Quadratura do Círculo Realizamos o estudo sistemático e formal de alguns aspectos da Álgebra e de Geometria, particularmente, estudamos os Números Construtíveis e temas correlatos como: Quadratura de Polígonos, Lúnulas, Quadratura do Círculo; além de tópicos de História da Matemática relacionados a estes Como objeto didático-pedagógico, fazemos a elaboração, aplicação e análise de atividades de ensino-aprendizagem para alunos de Ensino Médio, cuja temática esteve relacionada a Quadraturas Utilizamos a metodologia qualitativa, em âmbito geral, para nortear a pesquisa e, particularmente a História da Matemática e Novas Tecnologias foram empregadas como recurso metodológico para o ensino durante a aplicação das atividades O objetivo é o estabelecimento de conexões entre o conhecimento matemático avançado e a sala de aula de matemática do Ensino Médio Realizamos (i) o estudo da teoria formal sobre Números Construtíveis e temas correlatos como: Quadratura de Polígonos, Lúnulas, Quadratura do Círculo; além de tópicos de História da Matemática relacionados a estes (ii) a elaboração, aplicação e análise de atividades em sala de aula de matemática de Ensino Médio, cuja temática esteve relacionada a Quadraturas Como resultados obtidos destacamos o aprofundamento teórico no tema que possibilitou a elaboração de duas sequências de atividades: Quadratura de Regiões Poligonais e Lúnulas de Hipócrates que aplicamos a estudantes da terceira série do Ensino Médio, o trabalho com um pequeno grupo de alunos no contra turno permitiu uma relação mais próxima entre professor aluno
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.12.2017
2017.00
2024-05-01T15:07:54Z
2024-05-01T15:07:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16426
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823317291433984