Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Emanuel Adriano.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180
Resumo: Neste trabalho será explorado o conceito de probabilidade, utilizando metodologias investigativas e direcionadas por atividades que buscam mostrar, através de jogos e desafios, a importância desse conhecimento na formação cognitiva do aluno, propiciando-lhe uma reflexão teórico-prática acerca das experiências vivenciadas e estimulando o raciocínio lógico-matemático. Cada atividade vem acompanhada das metodologias, da análise dos resultados e dos questionários avaliativos. Também, serão mostrados os aspectos históricos pertinentes ao surgimento e à formalização do conceito de probabilidade, além de evidenciar a estruturação curricular na escola sobre o tema. O trabalho servirá para subsidiar a prática docente em sala de aula no ensino de probabilidade nas turmas do Ensino Médio.
id UFCG_e71d2ecb919485602e85a6533485915d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2180
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.ProbabilidadeEnsino da matemáticaReflexão teórico-práticaJogosProbabilityTeaching mathematicsTheoretical-practical reflectionGamesMatemáticaProbabilidade e EstatísticaNeste trabalho será explorado o conceito de probabilidade, utilizando metodologias investigativas e direcionadas por atividades que buscam mostrar, através de jogos e desafios, a importância desse conhecimento na formação cognitiva do aluno, propiciando-lhe uma reflexão teórico-prática acerca das experiências vivenciadas e estimulando o raciocínio lógico-matemático. Cada atividade vem acompanhada das metodologias, da análise dos resultados e dos questionários avaliativos. Também, serão mostrados os aspectos históricos pertinentes ao surgimento e à formalização do conceito de probabilidade, além de evidenciar a estruturação curricular na escola sobre o tema. O trabalho servirá para subsidiar a prática docente em sala de aula no ensino de probabilidade nas turmas do Ensino Médio.In this dissertation will explore the concept of probability, using investigative and directed methodologies by activities that seek to show, through games and challenges, the importance of this knowledge in the student’s cognitive formation, providing him a theoretical and practical about the experiences and stimulating logical and mathematical thinking. Each activity comes with the methodologies, the analysis of the results and assessment questionnaires. Also, displays the historical aspects relevant to the emergence and formalization of the concept of probability, besides showing the structure of the school curriculum on the topic. The work will serve to subsidize the teaching practice in the classroom teaching of probability classes in high school.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGSILVA, Diogo Diniz Pereira da Silva e.SILVA, D. D. P. S. E.http://lattes.cnpq.br/5154042218439017VIEIRA , Vandenberg Lopes.SILVA, Rosana Marques da.DANTAS, Emanuel Adriano.2013-062018-11-13T16:19:11Z2018-11-132018-11-13T16:19:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180DANTAS, E. A. Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T17:04:13Zoai:localhost:riufcg/2180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T17:04:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.
title Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.
spellingShingle Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.
DANTAS, Emanuel Adriano.
Probabilidade
Ensino da matemática
Reflexão teórico-prática
Jogos
Probability
Teaching mathematics
Theoretical-practical reflection
Games
Matemática
Probabilidade e Estatística
title_short Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.
title_full Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.
title_fullStr Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.
title_full_unstemmed Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.
title_sort Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.
author DANTAS, Emanuel Adriano.
author_facet DANTAS, Emanuel Adriano.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Diogo Diniz Pereira da Silva e.
SILVA, D. D. P. S. E.
http://lattes.cnpq.br/5154042218439017
VIEIRA , Vandenberg Lopes.
SILVA, Rosana Marques da.
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Emanuel Adriano.
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidade
Ensino da matemática
Reflexão teórico-prática
Jogos
Probability
Teaching mathematics
Theoretical-practical reflection
Games
Matemática
Probabilidade e Estatística
topic Probabilidade
Ensino da matemática
Reflexão teórico-prática
Jogos
Probability
Teaching mathematics
Theoretical-practical reflection
Games
Matemática
Probabilidade e Estatística
description Neste trabalho será explorado o conceito de probabilidade, utilizando metodologias investigativas e direcionadas por atividades que buscam mostrar, através de jogos e desafios, a importância desse conhecimento na formação cognitiva do aluno, propiciando-lhe uma reflexão teórico-prática acerca das experiências vivenciadas e estimulando o raciocínio lógico-matemático. Cada atividade vem acompanhada das metodologias, da análise dos resultados e dos questionários avaliativos. Também, serão mostrados os aspectos históricos pertinentes ao surgimento e à formalização do conceito de probabilidade, além de evidenciar a estruturação curricular na escola sobre o tema. O trabalho servirá para subsidiar a prática docente em sala de aula no ensino de probabilidade nas turmas do Ensino Médio.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2018-11-13T16:19:11Z
2018-11-13
2018-11-13T16:19:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180
DANTAS, E. A. Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180
identifier_str_mv DANTAS, E. A. Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744361705963520