A busca pela identidade num mundo patriarcal: O Bildunsroman feminino em O despertar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9067 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar o romance O despertar (1899) da autora americana Kate Chopin (1850-1904) na perspectiva feminista, em especial destacando aspectos do Bildungsroman [Romance de Formação] (feminino), tendo como suporte teórico os trabalhos de Maas (2000) e Pinto (1990), dentre outros. Será feita uma abordagem das barreiras e imposições enfrentadas pelas escritoras do século XIX para a publicação de seus escritos. Além do mais, esta pesquisa aborda um estudo autobiográfico da autora e dos seus escritos, cuja história e contexto de vida constituem forte influências na construção dos temas desenvolvidos por Chopin, por exemplo, caracterizando-a como uma autora à frente do seu tempo. Através de Edna Pontellier, Chopin ressalta o árduo caminho percorrido pela protagonista até a tomada de consciência acerca de si mesma enquanto mulher, mãe, esposa, artista e indivíduo, o que provocou a descoberta de desejos mais profundos e as amarras sociais impostas pelo sistema patriarcal que truncaram sua formação. Edna, ao descobrir seu verdadeiro “eu”, muda de comportamento em relação ao modelo considerado ideal para a figura feminina do século XIX, culturalmente dominada pelo homem. Entretanto, suas escolhas pessoais a levam para um caminho transgressor inaceitável para aquele contexto social. Além do mais, ao ser abandonada pelo seu verdadeiro amor, Robert Lebrun, a protagonista se entrega às aguas do Golfo, representando assim, um ato de coragem e independência, embora o suicídio seja uma resposta definitiva à sociedade. Assim, o processo de amadurecimento da protagonista caracteriza este romance como um Bildungsroman feminino. |
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A busca pela identidade num mundo patriarcal: O Bildunsroman feminino em O despertar.The search for identity in a patriarchal world: The female Bildunsroman in Awakening.Análise literáriaKate Chopin (1850-1904) - estudo outobiográficoLiteraturaLiterary analysisKate Chopin (1850-1904) - Outobiographical StudyLiteratureLetras - Língua Inglesa.Este trabalho objetiva analisar o romance O despertar (1899) da autora americana Kate Chopin (1850-1904) na perspectiva feminista, em especial destacando aspectos do Bildungsroman [Romance de Formação] (feminino), tendo como suporte teórico os trabalhos de Maas (2000) e Pinto (1990), dentre outros. Será feita uma abordagem das barreiras e imposições enfrentadas pelas escritoras do século XIX para a publicação de seus escritos. Além do mais, esta pesquisa aborda um estudo autobiográfico da autora e dos seus escritos, cuja história e contexto de vida constituem forte influências na construção dos temas desenvolvidos por Chopin, por exemplo, caracterizando-a como uma autora à frente do seu tempo. Através de Edna Pontellier, Chopin ressalta o árduo caminho percorrido pela protagonista até a tomada de consciência acerca de si mesma enquanto mulher, mãe, esposa, artista e indivíduo, o que provocou a descoberta de desejos mais profundos e as amarras sociais impostas pelo sistema patriarcal que truncaram sua formação. Edna, ao descobrir seu verdadeiro “eu”, muda de comportamento em relação ao modelo considerado ideal para a figura feminina do século XIX, culturalmente dominada pelo homem. Entretanto, suas escolhas pessoais a levam para um caminho transgressor inaceitável para aquele contexto social. Além do mais, ao ser abandonada pelo seu verdadeiro amor, Robert Lebrun, a protagonista se entrega às aguas do Golfo, representando assim, um ato de coragem e independência, embora o suicídio seja uma resposta definitiva à sociedade. Assim, o processo de amadurecimento da protagonista caracteriza este romance como um Bildungsroman feminino.This research aims at analyzing the novel The awakening (1899) by the American writer Kate Chopin (1850-1904) from a feminist perspective, highlighting aspects of the Female Bildunsroman, having as theoretical support the works of Maas (2000) and Pinto (1990), among others. It will be discussed the barriers and impositions faced by female writers in the 19th century concerning the publication of their works, mainly because their personal history and life context constitute relevant influences in the themes developed by Chopin, for example, what made her a writer ahead of her own time. Through Edna Pontellier, Chopin shows the hard road taken by the protagonist until she took notice of herself as a woman, mother, wife, artist and individual, what unveild to her the discovery of deep desires and the social limits imposed by the patriarcal system that truncated her formation. Edna, in discoveing her true self, changes behavior in relation to the pattern considered ideal for the female figure of the 19th century, culturally dominated by man. However, her personal choices took her to a unacceptable transgressive journey for that social context. Besides, after being in a sense rejected by her true love, Robert Lebrun, the protagonist surrenders herself to the waters of a golf, showing thus, therefore, an act both of bravery and independence, although suicide as a definitive answer to society. Thus, the protagonsit‟s process of formation is what caracterizes this novel as a female Bildungsroman.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564ALVES , Francisco Francimar de Sousa.SILVA , Fabione Gomes da.OLIVEIRA, Israel Souza de.2017-09-142019-11-11T21:04:47Z2019-11-112019-11-11T21:04:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9067OLIVEIRA, Israel Souza de. A busca pela identidade num mundo patriarcal: O Bildunsroman feminino em O despertar. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T10:26:36Zoai:localhost:riufcg/9067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T10:26:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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