Estudo de solos modificados por adição de polímeros para uso em pavimentos rodoviários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PATRICIO, Jonny Dantas.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3865
Resumo: Em rodovias, o solo é utilizado como material de suporte e compõe as camadas de base, subbase, reforço do subleito e a fundação do pavimento. Para isto, deve apresentar características que confiram estabilidade e resistência mecânica quando submetido aos esforços solicitantes do tráfego durante a sua vida útil. As técnicas de estabilização geralmente são utilizadas quando os solos locais não atendem as especificações de construção e de desempenho, viabilizando tecnicamente e economicamente materiais antes descartados. A estabilização polimérica de solos, ao contrário das outras técnicas de estabilização como a granulométrica e química, pode ser utilizada em solos de qualquer natureza e granulometria, sendo eficaz tanto na estabilização de solos granulares como de solos finos. Partindo deste pressuposto, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do efeito da associação polimérica na estabilização de solos que podem ser utilizados em camadas de base de pavimentos rodoviários. A fase experimental foi dividida em três (3) etapas: ensaios de caracterização física, química e mineralógica dos materiais (granulometria, massa específica real, limites de Atterberg, análise química – EDX, difração de raios-X – DRX, microscopia eletrônica de varredura – MEV e azul de metileno); ensaios de Comportamento Mecânico (Índice de Suporte Califórnia - ISC, Resistência à Compressão Simples - RCS, Resistencia à Tração por Compressão Diametral - RT e Módulo de Resiliência - MR); e ensaios de Resistência ao Desgaste (Loaded Wheel Test – LWT e Wet Track Abrasion Test – WTAT). Para isso, foram utilizados quatro (4) solos diferentes com adição de associação polimérica nos teores de 2,2%, 6,2% e 10,7%, servindo como referência amostras de solo puro e adicionados estabilizantes comuns (cal e cimento). Com base nos resultados obtidos, pode-se inferir que a associação polimérica ao solo proporcionou um incremento das propriedades mecânicas em termos de ISC, RCS, RT e MR e a redução ao desgaste mensurada com os ensaios de LWT e WTAT. Em geral, a associação polimérica, estudada nesta pesquisa, mostrou-se eficaz na estabilização dos solos estudados, tornando a técnica eficiente para uso em camadas de pavimentos rodoviários a que podem ser submetidos ao tráfego leve e/ou pesado.
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A estabilização polimérica de solos, ao contrário das outras técnicas de estabilização como a granulométrica e química, pode ser utilizada em solos de qualquer natureza e granulometria, sendo eficaz tanto na estabilização de solos granulares como de solos finos. Partindo deste pressuposto, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do efeito da associação polimérica na estabilização de solos que podem ser utilizados em camadas de base de pavimentos rodoviários. A fase experimental foi dividida em três (3) etapas: ensaios de caracterização física, química e mineralógica dos materiais (granulometria, massa específica real, limites de Atterberg, análise química – EDX, difração de raios-X – DRX, microscopia eletrônica de varredura – MEV e azul de metileno); ensaios de Comportamento Mecânico (Índice de Suporte Califórnia - ISC, Resistência à Compressão Simples - RCS, Resistencia à Tração por Compressão Diametral - RT e Módulo de Resiliência - MR); e ensaios de Resistência ao Desgaste (Loaded Wheel Test – LWT e Wet Track Abrasion Test – WTAT). Para isso, foram utilizados quatro (4) solos diferentes com adição de associação polimérica nos teores de 2,2%, 6,2% e 10,7%, servindo como referência amostras de solo puro e adicionados estabilizantes comuns (cal e cimento). Com base nos resultados obtidos, pode-se inferir que a associação polimérica ao solo proporcionou um incremento das propriedades mecânicas em termos de ISC, RCS, RT e MR e a redução ao desgaste mensurada com os ensaios de LWT e WTAT. Em geral, a associação polimérica, estudada nesta pesquisa, mostrou-se eficaz na estabilização dos solos estudados, tornando a técnica eficiente para uso em camadas de pavimentos rodoviários a que podem ser submetidos ao tráfego leve e/ou pesado.On highways, the soil is used as support material and compose the pavements layers. For this, should have characteristics that confer stability and mechanical strength when submitted traffic forces over its useful life. Stabilization techniques are usually used when local soil does not answer construction and performance specifications, enabling technically and economically materials before discarded. Polymeric soil stabilization, unlike others technique (granulometric and chemical), can be effective in gravel soils as clay soils. Based on this assumption, this study aimed to evaluate the efficacy of polymer association in soil stabilization that can be used in roads pavements. The experimental procedure was divided in three stages: physical-chemical-mineralogy properties (granulometry, specific mass, Atterberg limits, chemical analyses-EDX, X-ray diffraction – DRX, scanning electron micrographs and methylene blue), mechanical properties (California Bearing Ratio –CBR, Unconfined Compressive Strength – UCS, Indirect Tensile Strength, Resilient Modulus –RM) and deterioration test (Loaded Wheel Test – LWT and Wet Abrasion Test Track). It was used four(4) different soils with addition of polymer combination in amounts of 2,2%, 6,4% and 10,7% using as reference samples of pure soil and added common additives (lime and cement). Based on the obtained results, can be inferred that the polymer association with soil provided an increase of the mechanical properties (CBR,UCS, Indirect Tensile strength and MR) and reducing degradation measured by LWT and WTAT. Altogether , the polymeric association was effective in stabilizing studied soils, being an efficient technique for use in pavements layers of roads that can be submitted to light and/or heavy traffic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRODRIGUES, John Kennedy Guedes.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283FARIAS, Márcio Muniz de.LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.PATRICIO, Jonny Dantas.2015-022019-05-20T15:31:42Z2019-05-202019-05-20T15:31:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3865PATRICIO, Jonny Dantas. Estudo de solos modificados por adição de polímeros para uso em pavimentos rodoviários. 2015. 127f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-21T12:32:01Zoai:localhost:riufcg/3865Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-21T12:32:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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