Estudo de mistura solo-cal para base de pavimento rodoviário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6415 |
Resumo: | A presente monografia estuda o desempenho de uma mistura de solo-cal visando à estabilização de um solo arenoso siltoso e sua aptidão para compor a base de um pavimento rodoviário. Nesta pesquisa foi empregado um solo arenoso siltoso de Brasília-DF e uma cal do tipo CH III, produzida pela empresa ICAL – Indústria de Calcinação Ltda. Foram realizados ensaios de laboratório para a determinação dos parâmetros geotécnicos necessários para estabilização do solo. Na primeira etapa do trabalho foram realizados ensaios de caracterização do solo, tais como: análise granulométrica, limite de liquidez, limite de plasticidade e massa específica dos grãos. Também foi feita a compactação dos solos para comparar a curva de compactação de um solo natural com a curva de uma mistura solo-cal alterando-se a quantidade de cal nos respectivos teores: 6%, 8% e 10%. Na segunda etapa foram preparados corpos de prova nos teores de cal e umidade ótima específicos de cada amostra, sendo eles submetidos aos ensaios de expansão, parâmetro importante para a pavimentação, e de resistência à compressão simples para determinar a tensão de ruptura dos corpos de prova. Verificou-se que a adição de cal a um solo arenoso siltoso aumenta a resistência à compressão simples, porém não o bastante para que este seja um material constituinte da base de um pavimento rodoviário. |
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Souza, Alan Nunes de Siqueira deNogueira, Jairo Furtado2015-04-30T14:27:40Z2015-04-30T14:27:40Z2014-12-042015-04-30https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6415A presente monografia estuda o desempenho de uma mistura de solo-cal visando à estabilização de um solo arenoso siltoso e sua aptidão para compor a base de um pavimento rodoviário. Nesta pesquisa foi empregado um solo arenoso siltoso de Brasília-DF e uma cal do tipo CH III, produzida pela empresa ICAL – Indústria de Calcinação Ltda. Foram realizados ensaios de laboratório para a determinação dos parâmetros geotécnicos necessários para estabilização do solo. Na primeira etapa do trabalho foram realizados ensaios de caracterização do solo, tais como: análise granulométrica, limite de liquidez, limite de plasticidade e massa específica dos grãos. Também foi feita a compactação dos solos para comparar a curva de compactação de um solo natural com a curva de uma mistura solo-cal alterando-se a quantidade de cal nos respectivos teores: 6%, 8% e 10%. Na segunda etapa foram preparados corpos de prova nos teores de cal e umidade ótima específicos de cada amostra, sendo eles submetidos aos ensaios de expansão, parâmetro importante para a pavimentação, e de resistência à compressão simples para determinar a tensão de ruptura dos corpos de prova. Verificou-se que a adição de cal a um solo arenoso siltoso aumenta a resistência à compressão simples, porém não o bastante para que este seja um material constituinte da base de um pavimento rodoviário.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-30T14:27:40Z No. of bitstreams: 1 21041437.pdf: 2469067 bytes, checksum: aebd59ed833d590fa8e03bab032eb320 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-30T14:27:40Z (GMT). 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