O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Aline Alves de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6140
Resumo: Com o avanço dos estudos da linguística e consequentemente as mudanças no contexto educacional, surgiram novas concepções sobre a língua materna e o modo de ensiná-la, frente a metodologias e práticas no que tange a tal questão, o que tem levado linguistas e gramáticos a se questionarem sobre esse novo quadro, como também repensarem teorias que abordam conceitos “antigos” sobre o ensino de língua portuguesa. Neste trabalho monográfico refletimos a percepção de língua e de seu ensino em uma visão sociointeracionista; primeiramente abordaremos o que os PCN (1998) trazem sobre formação do professor de língua portuguesa; posteriormente discorreremos sobre a concepção de letramento como práticas sociais da língua na visão de Kleimam(2005), como também Rojo (2010) e o Pró-letramento do MEC (2007), por último veremos algumas novas teorias sobre o ensino de língua materna, tendo como enfoque os gêneros textuais como forma de ação social, abordado por Marcuschi (2005) e (2008), e práticas de letramento no ensino, refletindo com teóricos como Soares (2005), Kleiman (2005) e Antunes (2009), e outros autores que darão suporte teórico no decorrer de toda a pesquisa.
id UFCG_e9edf26923a5ab595c6ade7c3b0f0cee
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6140
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.The use of literacy and textual genres in the formation of the mother tongue teacher.Formação docente - língua portuguesaLinguísticaLetramentoGêneros textuaisTeacher Training - Portuguese LanguageLinguisticsLiteracyTextual GenresLetras - Língua Portuguesa.Com o avanço dos estudos da linguística e consequentemente as mudanças no contexto educacional, surgiram novas concepções sobre a língua materna e o modo de ensiná-la, frente a metodologias e práticas no que tange a tal questão, o que tem levado linguistas e gramáticos a se questionarem sobre esse novo quadro, como também repensarem teorias que abordam conceitos “antigos” sobre o ensino de língua portuguesa. Neste trabalho monográfico refletimos a percepção de língua e de seu ensino em uma visão sociointeracionista; primeiramente abordaremos o que os PCN (1998) trazem sobre formação do professor de língua portuguesa; posteriormente discorreremos sobre a concepção de letramento como práticas sociais da língua na visão de Kleimam(2005), como também Rojo (2010) e o Pró-letramento do MEC (2007), por último veremos algumas novas teorias sobre o ensino de língua materna, tendo como enfoque os gêneros textuais como forma de ação social, abordado por Marcuschi (2005) e (2008), e práticas de letramento no ensino, refletindo com teóricos como Soares (2005), Kleiman (2005) e Antunes (2009), e outros autores que darão suporte teórico no decorrer de toda a pesquisa.With the advancement of linguistic studies and, consequently, the changes in the educational context, new conceptions on the mother tongue and its teaching process has led linguistics and grammarians to reflect on this new framework, as well as to rethink theories which approach "old" concepts about Portuguese language teaching. This work, therefore, considering the sociointeractionist theory as the base for our reflections, discusses what is in the CPN (1998) about the Portuguese teacher’s formation, as well according on Kleimam (2005), Rojo (2010) and the pro-literacy proposed by MEC (2007), it approaches literacy as social practices of the language. Finally, based on Marcuschi (2005) and (2008), focusing on textual genres as a form of social action, the work presents some new theories about mother tongue teaching. Furthermore, it shows some reflections on literacy practices in teaching, based on Soares (2005), Kleiman (2005), Ali (2009) and other authors who gave some theoretical support throughout the research.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545PEREIRA, Hérica Paiva.SOUSA, José Wanderley Alves de.ANDRADE, Aline Alves de.2016-03-232019-08-23T14:43:31Z2019-08-232019-08-23T14:43:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6140ANDRADE, Aline Alves de. O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:55:55Zoai:localhost:riufcg/6140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:55:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.
The use of literacy and textual genres in the formation of the mother tongue teacher.
title O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.
spellingShingle O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.
ANDRADE, Aline Alves de.
Formação docente - língua portuguesa
Linguística
Letramento
Gêneros textuais
Teacher Training - Portuguese Language
Linguistics
Literacy
Textual Genres
Letras - Língua Portuguesa.
title_short O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.
title_full O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.
title_fullStr O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.
title_full_unstemmed O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.
title_sort O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.
author ANDRADE, Aline Alves de.
author_facet ANDRADE, Aline Alves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Jorgevaldo de Souza.
SILVA, J. S.
http://lattes.cnpq.br/4839768107713545
PEREIRA, Hérica Paiva.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Aline Alves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente - língua portuguesa
Linguística
Letramento
Gêneros textuais
Teacher Training - Portuguese Language
Linguistics
Literacy
Textual Genres
Letras - Língua Portuguesa.
topic Formação docente - língua portuguesa
Linguística
Letramento
Gêneros textuais
Teacher Training - Portuguese Language
Linguistics
Literacy
Textual Genres
Letras - Língua Portuguesa.
description Com o avanço dos estudos da linguística e consequentemente as mudanças no contexto educacional, surgiram novas concepções sobre a língua materna e o modo de ensiná-la, frente a metodologias e práticas no que tange a tal questão, o que tem levado linguistas e gramáticos a se questionarem sobre esse novo quadro, como também repensarem teorias que abordam conceitos “antigos” sobre o ensino de língua portuguesa. Neste trabalho monográfico refletimos a percepção de língua e de seu ensino em uma visão sociointeracionista; primeiramente abordaremos o que os PCN (1998) trazem sobre formação do professor de língua portuguesa; posteriormente discorreremos sobre a concepção de letramento como práticas sociais da língua na visão de Kleimam(2005), como também Rojo (2010) e o Pró-letramento do MEC (2007), por último veremos algumas novas teorias sobre o ensino de língua materna, tendo como enfoque os gêneros textuais como forma de ação social, abordado por Marcuschi (2005) e (2008), e práticas de letramento no ensino, refletindo com teóricos como Soares (2005), Kleiman (2005) e Antunes (2009), e outros autores que darão suporte teórico no decorrer de toda a pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-23
2019-08-23T14:43:31Z
2019-08-23
2019-08-23T14:43:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6140
ANDRADE, Aline Alves de. O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6140
identifier_str_mv ANDRADE, Aline Alves de. O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388404805632