As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Alanny Araújo de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.souza
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6105
Resumo: A presente pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB, no cariri paraibano, onde o Subprojeto PIBID/SOCIOLOGIA atua desde o ano de 2010 em convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). A finalidade dessa pesquisa é mostrar a importância do PIBID para o Ensino Médio, buscando entender se este contribui para o aprendizado dos alunos e, por conseguinte, para a consolidação da Sociologia enquanto disciplina escolar. O presente estudo trata-se de uma abordagem qualitativa com a utilização da técnica de análise de conteúdo, cujo procedimento para coleta de dados foi o questionário que consiste de 02 (duas) perguntas fechadas e 12 (doze) perguntas abertas. Optamos por aplicá-lo somente nas turmas do 3º ano, pelo fato dos alunos já estarem na fase final da Educação Básica e terem estudado a disciplina nos dois anos anteriores, além de conhecerem a atuação do PIBID há mais tempo que os alunos das turmas de 1° e 2° ano. Os dados obtidos na pesquisa nos mostram que o referido programa contribui de forma significante para o aprendizado dos alunos, destacando-se através do cinema e da literatura, que são de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem. Concluímos, então, que esta pesquisa é de suma importância para o desenvolvimento do PIBID, pois é através da mesma que os futuros docentes, juntamente com a professora da disciplina, podem refletir sobre suas práticas na sala de aula, a fim de reavaliá-las e reelaborá-las. É nesse sentido que pretendemos contribuir para o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia, sobretudo para a formação dos alunos da Educação Básica.
id UFCG_ea1e90d25dbd6ec8bd23735ce221bd9b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6105
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.The contributions of the institutional teaching initiation scholarship program to high school students.EducaçãoEnsino MédioSociologiaPIBIDEducationHigh schoolSociologyPIBIDA presente pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB, no cariri paraibano, onde o Subprojeto PIBID/SOCIOLOGIA atua desde o ano de 2010 em convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). A finalidade dessa pesquisa é mostrar a importância do PIBID para o Ensino Médio, buscando entender se este contribui para o aprendizado dos alunos e, por conseguinte, para a consolidação da Sociologia enquanto disciplina escolar. O presente estudo trata-se de uma abordagem qualitativa com a utilização da técnica de análise de conteúdo, cujo procedimento para coleta de dados foi o questionário que consiste de 02 (duas) perguntas fechadas e 12 (doze) perguntas abertas. Optamos por aplicá-lo somente nas turmas do 3º ano, pelo fato dos alunos já estarem na fase final da Educação Básica e terem estudado a disciplina nos dois anos anteriores, além de conhecerem a atuação do PIBID há mais tempo que os alunos das turmas de 1° e 2° ano. Os dados obtidos na pesquisa nos mostram que o referido programa contribui de forma significante para o aprendizado dos alunos, destacando-se através do cinema e da literatura, que são de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem. Concluímos, então, que esta pesquisa é de suma importância para o desenvolvimento do PIBID, pois é através da mesma que os futuros docentes, juntamente com a professora da disciplina, podem refletir sobre suas práticas na sala de aula, a fim de reavaliá-las e reelaborá-las. É nesse sentido que pretendemos contribuir para o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia, sobretudo para a formação dos alunos da Educação Básica.The present research was realized in the Elementary and High School Professor José Gonçalves de Queiroz, located in the city of Sumé-PB, in the region of Cariri, in Paraíba, where the PIBID/SOCIOLOGY Subproject acts since the year of 2010 in partnership with the Federal University from Campina Grande (FUCG), Center for Sustainable Development of Semi-Arid (CSDA). The purpose of this research is to show the importance of PIBID for High School, seeking to understand whether it contributes to the students‟ learning and, consequently, to the consolidation of Sociology as a school discipline. The present study is about a qualitative approach with use of the content analysis technique, whose procedure for data collection was the questionnaire, which consists on 02 (two) choice questions and 12 (twelve) open questions. We have chosen to apply it only in the 3rd year classes, because of the fact that the students are already in the final stage of Basic Education and have already studied the discipline in the two previous years, besides knowing PIBID‟s proceeding for longer than the students from 1st and 2nd years. The data obtained in the research show us that the referred program contributes in a relevant way to the students‟ learning, standing out through cinema and literature, that present fundamental importance to the teaching-learning process. We have concluded, then, that this research has a paramount importance for the development of PIBID, because through it, the future teachers, along with the teacher of the discipline, may reflect on their in class practices, aiming to reassess and rework them. It is in this sense that we intend to contribute for the process of teaching and learning in the discipline of Sociology, mainly for the formation of Basic Education students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGBARBOSA, Vilma Soares de Lima.BARBOSA, V. S. L.http://lattes.cnpq.br/4226302751696391SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.FARIAS, Melânea Nóbrega de.SOUZA, Alanny Araújo de.20132019-08-22T20:01:14Z2019-08-222019-08-22T20:01:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.souzahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6105SOUZA, Allany Araújo de. As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio. 2013. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-27T15:49:57Zoai:localhost:riufcg/6105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-27T15:49:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.
The contributions of the institutional teaching initiation scholarship program to high school students.
title As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.
spellingShingle As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.
SOUZA, Alanny Araújo de.
Educação
Ensino Médio
Sociologia
PIBID
Education
High school
Sociology
PIBID
title_short As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.
title_full As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.
title_fullStr As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.
title_full_unstemmed As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.
title_sort As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio.
author SOUZA, Alanny Araújo de.
author_facet SOUZA, Alanny Araújo de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
BARBOSA, V. S. L.
http://lattes.cnpq.br/4226302751696391
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
FARIAS, Melânea Nóbrega de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Alanny Araújo de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Médio
Sociologia
PIBID
Education
High school
Sociology
PIBID
topic Educação
Ensino Médio
Sociologia
PIBID
Education
High school
Sociology
PIBID
description A presente pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB, no cariri paraibano, onde o Subprojeto PIBID/SOCIOLOGIA atua desde o ano de 2010 em convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). A finalidade dessa pesquisa é mostrar a importância do PIBID para o Ensino Médio, buscando entender se este contribui para o aprendizado dos alunos e, por conseguinte, para a consolidação da Sociologia enquanto disciplina escolar. O presente estudo trata-se de uma abordagem qualitativa com a utilização da técnica de análise de conteúdo, cujo procedimento para coleta de dados foi o questionário que consiste de 02 (duas) perguntas fechadas e 12 (doze) perguntas abertas. Optamos por aplicá-lo somente nas turmas do 3º ano, pelo fato dos alunos já estarem na fase final da Educação Básica e terem estudado a disciplina nos dois anos anteriores, além de conhecerem a atuação do PIBID há mais tempo que os alunos das turmas de 1° e 2° ano. Os dados obtidos na pesquisa nos mostram que o referido programa contribui de forma significante para o aprendizado dos alunos, destacando-se através do cinema e da literatura, que são de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem. Concluímos, então, que esta pesquisa é de suma importância para o desenvolvimento do PIBID, pois é através da mesma que os futuros docentes, juntamente com a professora da disciplina, podem refletir sobre suas práticas na sala de aula, a fim de reavaliá-las e reelaborá-las. É nesse sentido que pretendemos contribuir para o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia, sobretudo para a formação dos alunos da Educação Básica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-08-22T20:01:14Z
2019-08-22
2019-08-22T20:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.souza
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6105
SOUZA, Allany Araújo de. As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio. 2013. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6105
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.souza
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6105
identifier_str_mv SOUZA, Allany Araújo de. As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência para os alunos do ensino médio. 2013. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892124831055872