A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 |
Resumo: | O trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008). |
id |
UFCG_ea1fdf2ce626dfa797576e3c5534f213 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34456 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.School mediation in the construction of black identity in elementary school students at Frei Herculano school.Identidade negraMediação escolarEducação étnico-racialEscola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PBQuilombo Pedra D’águaEnsino de História - cultura-afro-brasileiraCultura afro-brasileiraIdentidade afro-brasileiraIngá - PB - Quilombo Pedra D’águaBlack identitySchool mediationEthnic-racial educationFrei Herculano School - Pontina - Ingá - PBTeaching History - Afro-Brazilian cultureAfro-Brazilian cultureAfro-Brazilian identityHistória.O trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-14T17:37:16Z2024-02-142024-02-14T17:37:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456porOLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de.SILVA, Maria José da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-14T17:37:49Zoai:localhost:riufcg/34456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-14T17:37:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. School mediation in the construction of black identity in elementary school students at Frei Herculano school. |
title |
A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. |
spellingShingle |
A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. Identidade negra Mediação escolar Educação étnico-racial Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB Quilombo Pedra D’água Ensino de História - cultura-afro-brasileira Cultura afro-brasileira Identidade afro-brasileira Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água Black identity School mediation Ethnic-racial education Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB Teaching History - Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian identity História. |
title_short |
A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. |
title_full |
A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. |
title_fullStr |
A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. |
title_full_unstemmed |
A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. |
title_sort |
A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. |
author |
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. SILVA, Maria José da. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Maria José da. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. SILVA, Maria José da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade negra Mediação escolar Educação étnico-racial Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB Quilombo Pedra D’água Ensino de História - cultura-afro-brasileira Cultura afro-brasileira Identidade afro-brasileira Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água Black identity School mediation Ethnic-racial education Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB Teaching History - Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian identity História. |
topic |
Identidade negra Mediação escolar Educação étnico-racial Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB Quilombo Pedra D’água Ensino de História - cultura-afro-brasileira Cultura afro-brasileira Identidade afro-brasileira Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água Black identity School mediation Ethnic-racial education Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB Teaching History - Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian identity História. |
description |
O trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008). |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2024-02-14T17:37:16Z 2024-02-14 2024-02-14T17:37:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744612736106496 |