A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SILVA, Maria José da.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456
Resumo: O trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008).
id UFCG_ea1fdf2ce626dfa797576e3c5534f213
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34456
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.School mediation in the construction of black identity in elementary school students at Frei Herculano school.Identidade negraMediação escolarEducação étnico-racialEscola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PBQuilombo Pedra D’águaEnsino de História - cultura-afro-brasileiraCultura afro-brasileiraIdentidade afro-brasileiraIngá - PB - Quilombo Pedra D’águaBlack identitySchool mediationEthnic-racial educationFrei Herculano School - Pontina - Ingá - PBTeaching History - Afro-Brazilian cultureAfro-Brazilian cultureAfro-Brazilian identityHistória.O trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-14T17:37:16Z2024-02-142024-02-14T17:37:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456porOLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de.SILVA, Maria José da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-14T17:37:49Zoai:localhost:riufcg/34456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-14T17:37:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.
School mediation in the construction of black identity in elementary school students at Frei Herculano school.
title A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.
spellingShingle A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de.
Identidade negra
Mediação escolar
Educação étnico-racial
Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB
Quilombo Pedra D’água
Ensino de História - cultura-afro-brasileira
Cultura afro-brasileira
Identidade afro-brasileira
Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água
Black identity
School mediation
Ethnic-racial education
Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB
Teaching History - Afro-Brazilian culture
Afro-Brazilian culture
Afro-Brazilian identity
História.
title_short A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.
title_full A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.
title_fullStr A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.
title_full_unstemmed A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.
title_sort A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.
author OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de.
author_facet OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de.
SILVA, Maria José da.
author_role author
author2 SILVA, Maria José da.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de.
SILVA, Maria José da.
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade negra
Mediação escolar
Educação étnico-racial
Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB
Quilombo Pedra D’água
Ensino de História - cultura-afro-brasileira
Cultura afro-brasileira
Identidade afro-brasileira
Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água
Black identity
School mediation
Ethnic-racial education
Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB
Teaching History - Afro-Brazilian culture
Afro-Brazilian culture
Afro-Brazilian identity
História.
topic Identidade negra
Mediação escolar
Educação étnico-racial
Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB
Quilombo Pedra D’água
Ensino de História - cultura-afro-brasileira
Cultura afro-brasileira
Identidade afro-brasileira
Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água
Black identity
School mediation
Ethnic-racial education
Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB
Teaching History - Afro-Brazilian culture
Afro-Brazilian culture
Afro-Brazilian identity
História.
description O trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008).
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-02-14T17:37:16Z
2024-02-14
2024-02-14T17:37:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744612736106496