Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Bruna Vitor dos.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374
Resumo: Por volta da década de 1970, a terceira geração da Escola dos Annales, promoveu uma renovação historiográfica, a partir da qual houve uma ampliação nas fontes de pesquisa, bem como surgimento de novos objetos. Dessa forma, este trabalho objetiva-se por analisar algumas das músicas que compuseram o projeto de Canto Orfeônico desenvolvido por Heitor Villa-Lobos sob a encomenda do presidente Getúlio Vargas. Tomando por base a Nova História Política, procurarei discutir as relações de poder existentes entre o projeto de Educação Musical mediante o Canto Orfeônico e a política então vigente, reportando-me entre os anos de 1937 e 1945, período este em que se compreende o Estado Novo. Entretanto, como se sabe este canto foi implantado nos currículos como disciplina obrigatória já em 1931, servindo como modelo de educação musical nas instituições públicas. Dentro desta perspectiva buscarei entendê-lo enquanto forte instrumento de exaltação do patriotismo nacional, além de procurar perceber os fatores que contribuíram para seu êxito e para sua aceitação nacional, o que tornou possível em grande medida, a propagação da política vigente no momento histórico do desenvolvimento do projeto. Por assim dizer a significativa mobilização de massa e a associação do canto enquanto difusor do civismo e do nacionalismo, parece ter servido como ferramenta de transmissão da ideologia política vigente, esta última tendo como principal alicerce os ideais nacionalistas. Outro ponto fundamental nesta pesquisa refere-se às contribuições do Canto Orfeônico para a legitimação de uma Cultura Política em prol do “Varguismo”, uma vez que as letras estavam sempre impregnadas de patriotismo e exaltação a “raça brasileira”, das belezas naturais e da figura do próprio Getúlio Vargas. Todavia os direcionamentos cívico-patrióticos que caracterizaram os movimentos políticos de aceitação da identidade nacional acabavam por promover também os ideais de harmonia e unidade coletiva, fato este muito propagado pelo canto. Assim sendo o movimento orfeônico no Brasil através da eloqüente mobilização de massa, promoveu o apelo emocional e o êxtase coletivo, de modo a impregnar mais eficientemente a ideologia política getulista e o próprio “varguismo”.
id UFCG_ea67cfa63ad892cd1fd550d51b7aa3d1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34374
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Marcio Silva (mahbibliotecacdsa@gmail.com) on 2024-02-07T21:32:38Z No. of bitstreams: 1 CONTRIBUIÇÕES DO CANTO ORFEÔNICO PARA UMA CULTURA POLÍTICA VARGUISTA (1937-1945) - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 21 2010.pdf: 108637 bytes, checksum: ae80ea6fdd954a7558084ecb9866720c (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-07T21:32:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONTRIBUIÇÕES DO CANTO ORFEÔNICO PARA UMA CULTURA POLÍTICA VARGUISTA (1937-1945) - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 21 2010.pdf: 108637 bytes, checksum: ae80ea6fdd954a7558084ecb9866720c (MD5) Previous issue date: 2010Por volta da década de 1970, a terceira geração da Escola dos Annales, promoveu uma renovação historiográfica, a partir da qual houve uma ampliação nas fontes de pesquisa, bem como surgimento de novos objetos. Dessa forma, este trabalho objetiva-se por analisar algumas das músicas que compuseram o projeto de Canto Orfeônico desenvolvido por Heitor Villa-Lobos sob a encomenda do presidente Getúlio Vargas. Tomando por base a Nova História Política, procurarei discutir as relações de poder existentes entre o projeto de Educação Musical mediante o Canto Orfeônico e a política então vigente, reportando-me entre os anos de 1937 e 1945, período este em que se compreende o Estado Novo. Entretanto, como se sabe este canto foi implantado nos currículos como disciplina obrigatória já em 1931, servindo como modelo de educação musical nas instituições públicas. Dentro desta perspectiva buscarei entendê-lo enquanto forte instrumento de exaltação do patriotismo nacional, além de procurar perceber os fatores que contribuíram para seu êxito e para sua aceitação nacional, o que tornou possível em grande medida, a propagação da política vigente no momento histórico do desenvolvimento do projeto. Por assim dizer a significativa mobilização de massa e a associação do canto enquanto difusor do civismo e do nacionalismo, parece ter servido como ferramenta de transmissão da ideologia política vigente, esta última tendo como principal alicerce os ideais nacionalistas. Outro ponto fundamental nesta pesquisa refere-se às contribuições do Canto Orfeônico para a legitimação de uma Cultura Política em prol do “Varguismo”, uma vez que as letras estavam sempre impregnadas de patriotismo e exaltação a “raça brasileira”, das belezas naturais e da figura do próprio Getúlio Vargas. Todavia os direcionamentos cívico-patrióticos que caracterizaram os movimentos políticos de aceitação da identidade nacional acabavam por promover também os ideais de harmonia e unidade coletiva, fato este muito propagado pelo canto. Assim sendo o movimento orfeônico no Brasil através da eloqüente mobilização de massa, promoveu o apelo emocional e o êxtase coletivo, de modo a impregnar mais eficientemente a ideologia política getulista e o próprio “varguismo”.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilHistória.Educação.Orpheonic singing 1937-1945Avant-garde political culture 1937-1945Orpheonic Singing Project - Heitor Villa-LobosHeitor Villa-Lobos - orpheonic singingNew Political HistoryMusical educationEstado Novo and musical educationMusic and HistoryPatriotism - orpheonic chantBrazilian musicOrpheonic singing songs2Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).Contributions of orpheonic singing to a Vargas political culture (1937-1945).20102024-02-07T21:32:38Z2024-02-072024-02-07T21:32:38Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374SANTOS, Bruna Vitor dos; CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3229-3235. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporSANTOS, Bruna Vitor dos.CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34374/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALCONTRIBUIÇÕES DO CANTO ORFEÔNICO PARA UMA CULTURA POLÍTICA VARGUISTA (1937-1945) - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 21 2010.pdfCONTRIBUIÇÕES DO CANTO ORFEÔNICO PARA UMA CULTURA POLÍTICA VARGUISTA (1937-1945) - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 21 2010.pdfapplication/pdf108637http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34374/1/CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES+DO+CANTO+ORFE%C3%94NICO+PARA+UMA+CULTURA+POL%C3%8DTICA+VARGUISTA+%281937-1945%29+-+EVENTO+II+COLOQUIO+INT.+DE+HIST%C3%93RIA+GT+21++2010.pdfae80ea6fdd954a7558084ecb9866720cMD51riufcg/343742024-02-07 18:34:20.362oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:41:54.787244Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Contributions of orpheonic singing to a Vargas political culture (1937-1945).
title Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).
spellingShingle Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).
SANTOS, Bruna Vitor dos.
História.
Educação.
Orpheonic singing 1937-1945
Avant-garde political culture 1937-1945
Orpheonic Singing Project - Heitor Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos - orpheonic singing
New Political History
Musical education
Estado Novo and musical education
Music and History
Patriotism - orpheonic chant
Brazilian music
Orpheonic singing songs
title_short Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).
title_full Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).
title_fullStr Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).
title_full_unstemmed Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).
title_sort Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).
author SANTOS, Bruna Vitor dos.
author_facet SANTOS, Bruna Vitor dos.
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
author_role author
author2 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Bruna Vitor dos.
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História.
Educação.
topic História.
Educação.
Orpheonic singing 1937-1945
Avant-garde political culture 1937-1945
Orpheonic Singing Project - Heitor Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos - orpheonic singing
New Political History
Musical education
Estado Novo and musical education
Music and History
Patriotism - orpheonic chant
Brazilian music
Orpheonic singing songs
dc.subject.por.fl_str_mv Orpheonic singing 1937-1945
Avant-garde political culture 1937-1945
Orpheonic Singing Project - Heitor Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos - orpheonic singing
New Political History
Musical education
Estado Novo and musical education
Music and History
Patriotism - orpheonic chant
Brazilian music
Orpheonic singing songs
description Por volta da década de 1970, a terceira geração da Escola dos Annales, promoveu uma renovação historiográfica, a partir da qual houve uma ampliação nas fontes de pesquisa, bem como surgimento de novos objetos. Dessa forma, este trabalho objetiva-se por analisar algumas das músicas que compuseram o projeto de Canto Orfeônico desenvolvido por Heitor Villa-Lobos sob a encomenda do presidente Getúlio Vargas. Tomando por base a Nova História Política, procurarei discutir as relações de poder existentes entre o projeto de Educação Musical mediante o Canto Orfeônico e a política então vigente, reportando-me entre os anos de 1937 e 1945, período este em que se compreende o Estado Novo. Entretanto, como se sabe este canto foi implantado nos currículos como disciplina obrigatória já em 1931, servindo como modelo de educação musical nas instituições públicas. Dentro desta perspectiva buscarei entendê-lo enquanto forte instrumento de exaltação do patriotismo nacional, além de procurar perceber os fatores que contribuíram para seu êxito e para sua aceitação nacional, o que tornou possível em grande medida, a propagação da política vigente no momento histórico do desenvolvimento do projeto. Por assim dizer a significativa mobilização de massa e a associação do canto enquanto difusor do civismo e do nacionalismo, parece ter servido como ferramenta de transmissão da ideologia política vigente, esta última tendo como principal alicerce os ideais nacionalistas. Outro ponto fundamental nesta pesquisa refere-se às contribuições do Canto Orfeônico para a legitimação de uma Cultura Política em prol do “Varguismo”, uma vez que as letras estavam sempre impregnadas de patriotismo e exaltação a “raça brasileira”, das belezas naturais e da figura do próprio Getúlio Vargas. Todavia os direcionamentos cívico-patrióticos que caracterizaram os movimentos políticos de aceitação da identidade nacional acabavam por promover também os ideais de harmonia e unidade coletiva, fato este muito propagado pelo canto. Assim sendo o movimento orfeônico no Brasil através da eloqüente mobilização de massa, promoveu o apelo emocional e o êxtase coletivo, de modo a impregnar mais eficientemente a ideologia política getulista e o próprio “varguismo”.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-07T21:32:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-07
2024-02-07T21:32:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Bruna Vitor dos; CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3229-3235. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374
identifier_str_mv SANTOS, Bruna Vitor dos; CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3229-3235. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34374/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34374/1/CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES+DO+CANTO+ORFE%C3%94NICO+PARA+UMA+CULTURA+POL%C3%8DTICA+VARGUISTA+%281937-1945%29+-+EVENTO+II+COLOQUIO+INT.+DE+HIST%C3%93RIA+GT+21++2010.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
ae80ea6fdd954a7558084ecb9866720c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396922715668480