Contribuições do canto orfeônico para uma cultura política varguista (1937-1945).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Bruna Vitor dos.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34374
Resumo: Por volta da década de 1970, a terceira geração da Escola dos Annales, promoveu uma renovação historiográfica, a partir da qual houve uma ampliação nas fontes de pesquisa, bem como surgimento de novos objetos. Dessa forma, este trabalho objetiva-se por analisar algumas das músicas que compuseram o projeto de Canto Orfeônico desenvolvido por Heitor Villa-Lobos sob a encomenda do presidente Getúlio Vargas. Tomando por base a Nova História Política, procurarei discutir as relações de poder existentes entre o projeto de Educação Musical mediante o Canto Orfeônico e a política então vigente, reportando-me entre os anos de 1937 e 1945, período este em que se compreende o Estado Novo. Entretanto, como se sabe este canto foi implantado nos currículos como disciplina obrigatória já em 1931, servindo como modelo de educação musical nas instituições públicas. Dentro desta perspectiva buscarei entendê-lo enquanto forte instrumento de exaltação do patriotismo nacional, além de procurar perceber os fatores que contribuíram para seu êxito e para sua aceitação nacional, o que tornou possível em grande medida, a propagação da política vigente no momento histórico do desenvolvimento do projeto. Por assim dizer a significativa mobilização de massa e a associação do canto enquanto difusor do civismo e do nacionalismo, parece ter servido como ferramenta de transmissão da ideologia política vigente, esta última tendo como principal alicerce os ideais nacionalistas. Outro ponto fundamental nesta pesquisa refere-se às contribuições do Canto Orfeônico para a legitimação de uma Cultura Política em prol do “Varguismo”, uma vez que as letras estavam sempre impregnadas de patriotismo e exaltação a “raça brasileira”, das belezas naturais e da figura do próprio Getúlio Vargas. Todavia os direcionamentos cívico-patrióticos que caracterizaram os movimentos políticos de aceitação da identidade nacional acabavam por promover também os ideais de harmonia e unidade coletiva, fato este muito propagado pelo canto. Assim sendo o movimento orfeônico no Brasil através da eloqüente mobilização de massa, promoveu o apelo emocional e o êxtase coletivo, de modo a impregnar mais eficientemente a ideologia política getulista e o próprio “varguismo”.
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