O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Maria Bernadete Silva de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537
Resumo: Este estudo tem como tema: o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. No qual buscou-se analisar a função do jogo e da brincadeira no ensino da matemática na educação infantil. Para a operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: identificar a importância dos jogos e das brincadeiras nas atividades de sala de aula; verificar a concepção dos professores acerca do trabalho com jogos e brincadeiras em turmas de educação infantil. Quanta a metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou analisar os dados através do questionário, tendo como participantes três professoras da educação infantil que ensinam nas salas de Pré I , Pré IIA e Pré IIB, numa escola da rede publica municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras - PB. Com relação aos resultados, a investigação revelou que as professoras entendem a importância de trabalhar com o lúdico relacionado com a matemática na educação infantil, mas apenas uma das entrevistadas, faz a especificação detalhada da importância ao responder a primeira questão do questionário. As outras participantes da pesquisa também explicam, através de suas respostas, mas não de forma detalhada como a primeira professora citada.
id UFCG_ea988772d97f56b43f11a01c8c59d889
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13537
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.The game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education.Prática de ensinoEducação infantilLúdicoJogos e brincadeiras - ensino de matemáticaTeaching practiceChild educationLudicGames and play - teaching mathEducação.Este estudo tem como tema: o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. No qual buscou-se analisar a função do jogo e da brincadeira no ensino da matemática na educação infantil. Para a operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: identificar a importância dos jogos e das brincadeiras nas atividades de sala de aula; verificar a concepção dos professores acerca do trabalho com jogos e brincadeiras em turmas de educação infantil. Quanta a metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou analisar os dados através do questionário, tendo como participantes três professoras da educação infantil que ensinam nas salas de Pré I , Pré IIA e Pré IIB, numa escola da rede publica municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras - PB. Com relação aos resultados, a investigação revelou que as professoras entendem a importância de trabalhar com o lúdico relacionado com a matemática na educação infantil, mas apenas uma das entrevistadas, faz a especificação detalhada da importância ao responder a primeira questão do questionário. As outras participantes da pesquisa também explicam, através de suas respostas, mas não de forma detalhada como a primeira professora citada.This study has as its theme: the game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education. In which we have analyzed the function of the game and plays in teaching mathematics in early childhood education. To operationalize the general objective, specific objectives were established: Identify the importance of games and play activities in the classroom; verifying the design of teachers about working with games and play in early childhood education classes. Regarding the methodology, we performed a qualitative study aimed to analyze the data through the questionnaire, and the participants were three kindergarten teachers who teach in the classrooms for Pre I , Pre IIA and IIB in a school of public municipal school located in the city of Cajazeiras - PB. With regard to the results, the research revealed that teachers understand the importance of working with the playfulness related to mathematics in early childhood education, but only one of the interviewees, is the detailed specification of importance to answer the first question of the questionnaire. The other survey participants also explain, through their answers, but not so detailed as the first teacher quoted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBORBA, Valéria Maria de Lima.BORBA, V. M. L.http://lattes.cnpq.br/3764023649002251SANTOS, Elzanir dos.SOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUZA, Maria Bernadete Silva de.20132020-07-25T18:16:24Z2020-07-252020-07-25T18:16:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537SOUZA, Maria Bernadete Silva de. O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T18:18:35Zoai:localhost:riufcg/13537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T18:18:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.
The game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education.
title O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.
spellingShingle O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.
SOUZA, Maria Bernadete Silva de.
Prática de ensino
Educação infantil
Lúdico
Jogos e brincadeiras - ensino de matemática
Teaching practice
Child education
Ludic
Games and play - teaching math
Educação.
title_short O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.
title_full O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.
title_fullStr O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.
title_full_unstemmed O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.
title_sort O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.
author SOUZA, Maria Bernadete Silva de.
author_facet SOUZA, Maria Bernadete Silva de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BORBA, Valéria Maria de Lima.
BORBA, V. M. L.
http://lattes.cnpq.br/3764023649002251
SANTOS, Elzanir dos.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Maria Bernadete Silva de.
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Educação infantil
Lúdico
Jogos e brincadeiras - ensino de matemática
Teaching practice
Child education
Ludic
Games and play - teaching math
Educação.
topic Prática de ensino
Educação infantil
Lúdico
Jogos e brincadeiras - ensino de matemática
Teaching practice
Child education
Ludic
Games and play - teaching math
Educação.
description Este estudo tem como tema: o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. No qual buscou-se analisar a função do jogo e da brincadeira no ensino da matemática na educação infantil. Para a operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: identificar a importância dos jogos e das brincadeiras nas atividades de sala de aula; verificar a concepção dos professores acerca do trabalho com jogos e brincadeiras em turmas de educação infantil. Quanta a metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou analisar os dados através do questionário, tendo como participantes três professoras da educação infantil que ensinam nas salas de Pré I , Pré IIA e Pré IIB, numa escola da rede publica municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras - PB. Com relação aos resultados, a investigação revelou que as professoras entendem a importância de trabalhar com o lúdico relacionado com a matemática na educação infantil, mas apenas uma das entrevistadas, faz a especificação detalhada da importância ao responder a primeira questão do questionário. As outras participantes da pesquisa também explicam, através de suas respostas, mas não de forma detalhada como a primeira professora citada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-07-25T18:16:24Z
2020-07-25
2020-07-25T18:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537
SOUZA, Maria Bernadete Silva de. O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537
identifier_str_mv SOUZA, Maria Bernadete Silva de. O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744449008304128