O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537 |
Resumo: | Este estudo tem como tema: o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. No qual buscou-se analisar a função do jogo e da brincadeira no ensino da matemática na educação infantil. Para a operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: identificar a importância dos jogos e das brincadeiras nas atividades de sala de aula; verificar a concepção dos professores acerca do trabalho com jogos e brincadeiras em turmas de educação infantil. Quanta a metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou analisar os dados através do questionário, tendo como participantes três professoras da educação infantil que ensinam nas salas de Pré I , Pré IIA e Pré IIB, numa escola da rede publica municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras - PB. Com relação aos resultados, a investigação revelou que as professoras entendem a importância de trabalhar com o lúdico relacionado com a matemática na educação infantil, mas apenas uma das entrevistadas, faz a especificação detalhada da importância ao responder a primeira questão do questionário. As outras participantes da pesquisa também explicam, através de suas respostas, mas não de forma detalhada como a primeira professora citada. |
id |
UFCG_ea988772d97f56b43f11a01c8c59d889 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13537 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.The game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education.Prática de ensinoEducação infantilLúdicoJogos e brincadeiras - ensino de matemáticaTeaching practiceChild educationLudicGames and play - teaching mathEducação.Este estudo tem como tema: o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. No qual buscou-se analisar a função do jogo e da brincadeira no ensino da matemática na educação infantil. Para a operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: identificar a importância dos jogos e das brincadeiras nas atividades de sala de aula; verificar a concepção dos professores acerca do trabalho com jogos e brincadeiras em turmas de educação infantil. Quanta a metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou analisar os dados através do questionário, tendo como participantes três professoras da educação infantil que ensinam nas salas de Pré I , Pré IIA e Pré IIB, numa escola da rede publica municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras - PB. Com relação aos resultados, a investigação revelou que as professoras entendem a importância de trabalhar com o lúdico relacionado com a matemática na educação infantil, mas apenas uma das entrevistadas, faz a especificação detalhada da importância ao responder a primeira questão do questionário. As outras participantes da pesquisa também explicam, através de suas respostas, mas não de forma detalhada como a primeira professora citada.This study has as its theme: the game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education. In which we have analyzed the function of the game and plays in teaching mathematics in early childhood education. To operationalize the general objective, specific objectives were established: Identify the importance of games and play activities in the classroom; verifying the design of teachers about working with games and play in early childhood education classes. Regarding the methodology, we performed a qualitative study aimed to analyze the data through the questionnaire, and the participants were three kindergarten teachers who teach in the classrooms for Pre I , Pre IIA and IIB in a school of public municipal school located in the city of Cajazeiras - PB. With regard to the results, the research revealed that teachers understand the importance of working with the playfulness related to mathematics in early childhood education, but only one of the interviewees, is the detailed specification of importance to answer the first question of the questionnaire. The other survey participants also explain, through their answers, but not so detailed as the first teacher quoted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBORBA, Valéria Maria de Lima.BORBA, V. M. L.http://lattes.cnpq.br/3764023649002251SANTOS, Elzanir dos.SOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUZA, Maria Bernadete Silva de.20132020-07-25T18:16:24Z2020-07-252020-07-25T18:16:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537SOUZA, Maria Bernadete Silva de. O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T18:18:35Zoai:localhost:riufcg/13537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T18:18:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. The game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education. |
title |
O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. |
spellingShingle |
O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. SOUZA, Maria Bernadete Silva de. Prática de ensino Educação infantil Lúdico Jogos e brincadeiras - ensino de matemática Teaching practice Child education Ludic Games and play - teaching math Educação. |
title_short |
O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. |
title_full |
O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. |
title_fullStr |
O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. |
title_full_unstemmed |
O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. |
title_sort |
O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. |
author |
SOUZA, Maria Bernadete Silva de. |
author_facet |
SOUZA, Maria Bernadete Silva de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BORBA, Valéria Maria de Lima. BORBA, V. M. L. http://lattes.cnpq.br/3764023649002251 SANTOS, Elzanir dos. SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Maria Bernadete Silva de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino Educação infantil Lúdico Jogos e brincadeiras - ensino de matemática Teaching practice Child education Ludic Games and play - teaching math Educação. |
topic |
Prática de ensino Educação infantil Lúdico Jogos e brincadeiras - ensino de matemática Teaching practice Child education Ludic Games and play - teaching math Educação. |
description |
Este estudo tem como tema: o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. No qual buscou-se analisar a função do jogo e da brincadeira no ensino da matemática na educação infantil. Para a operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: identificar a importância dos jogos e das brincadeiras nas atividades de sala de aula; verificar a concepção dos professores acerca do trabalho com jogos e brincadeiras em turmas de educação infantil. Quanta a metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou analisar os dados através do questionário, tendo como participantes três professoras da educação infantil que ensinam nas salas de Pré I , Pré IIA e Pré IIB, numa escola da rede publica municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras - PB. Com relação aos resultados, a investigação revelou que as professoras entendem a importância de trabalhar com o lúdico relacionado com a matemática na educação infantil, mas apenas uma das entrevistadas, faz a especificação detalhada da importância ao responder a primeira questão do questionário. As outras participantes da pesquisa também explicam, através de suas respostas, mas não de forma detalhada como a primeira professora citada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2020-07-25T18:16:24Z 2020-07-25 2020-07-25T18:16:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537 SOUZA, Maria Bernadete Silva de. O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Maria Bernadete Silva de. O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744449008304128 |