A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIMENTEL, Aline Soares.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursoengbiotecnologiaCDSA.2019.tccmon.pimentel
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627
Resumo: A biotecnologia ambiental tem ampliado a aplicabilidade de estratégias voltadas para a conservação dos recursos naturais, fortalecendo as metas que buscam implementar o desenvolvimento sustentável. Objetivou-se com este trabalho avaliar o nível de percepção sobre biotecnologia ambiental entre professores de escolas públicas das microrregiões do Cariri Ocidental e Oriental da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido em dez escolas públicas de ensino médio, sendo distribuídas em cinco na microrregião do Cariri Ocidental e cinco localizadas na microrregião do Cariri Oriental, no estado da Paraíba. Assim, os atores sociais da pesquisa foram professores vinculados as referidas escolas públicas e que eram responsáveis pelos componentes curriculares nas áreas de biologia, química e geografia, os quais se configuraram com relação ao eixo da biotecnologia ambiental. Os métodos adotados foram a observação participante e a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com auxílio de um gravador portátil e um diário para informações adicionais. Os professores amostrados na microrregião do Cariri Ocidental da Paraíba detiveram maior conhecimento sobre a biotecnologia ambiental e suas técnicas, quando comparado aos professores da microrregião do Cariri Oriental. Essas resultantes tiveram relação com os dados socioeconômico dos atores sociais pesquisados e ainda com o processo de formação dos mesmos no que se refere ao contato com a biotecnologia durante a sua qualificação e exercício profissional. Nesse sentido, o Cariri Ocidental se sobressaiu ao utilizar mais intensamente as ferramentas para acessar informações sobre biotecnologia e meio ambiente e ainda também por tratar em suas aulas sobre o tema utilizando instrumentos didáticos para fortalecer o aprendizado do aluno. Assim, tem-se registrado que o nível de compreensão e aplicação da biotecnologia ambiental entre professores do Cariri Ocidental foi maior em relação ao Oriental. Portanto, os dados gerados se configuraram como importantes subsídios para a implementação de estratégias que possam ampliar a aplicabilidade da biotecnologia ambiental nas escolas públicas do Cariri paraibano.
id UFCG_eadcb0fbe7abe1b2e5becb3380b49eba
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11627
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.Teachers' perception of environmental biotechnology in public schools in the cariri of Paraíba.Educação do ambientalAtores sociaisPrincípios biotecnológicos.Unidades escolaresBiotecnologia ambientalEnvironmental educationSocial actorsBiotechnological principles.School unitsEnvironmental biotechnologyA biotecnologia ambiental tem ampliado a aplicabilidade de estratégias voltadas para a conservação dos recursos naturais, fortalecendo as metas que buscam implementar o desenvolvimento sustentável. Objetivou-se com este trabalho avaliar o nível de percepção sobre biotecnologia ambiental entre professores de escolas públicas das microrregiões do Cariri Ocidental e Oriental da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido em dez escolas públicas de ensino médio, sendo distribuídas em cinco na microrregião do Cariri Ocidental e cinco localizadas na microrregião do Cariri Oriental, no estado da Paraíba. Assim, os atores sociais da pesquisa foram professores vinculados as referidas escolas públicas e que eram responsáveis pelos componentes curriculares nas áreas de biologia, química e geografia, os quais se configuraram com relação ao eixo da biotecnologia ambiental. Os métodos adotados foram a observação participante e a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com auxílio de um gravador portátil e um diário para informações adicionais. Os professores amostrados na microrregião do Cariri Ocidental da Paraíba detiveram maior conhecimento sobre a biotecnologia ambiental e suas técnicas, quando comparado aos professores da microrregião do Cariri Oriental. Essas resultantes tiveram relação com os dados socioeconômico dos atores sociais pesquisados e ainda com o processo de formação dos mesmos no que se refere ao contato com a biotecnologia durante a sua qualificação e exercício profissional. Nesse sentido, o Cariri Ocidental se sobressaiu ao utilizar mais intensamente as ferramentas para acessar informações sobre biotecnologia e meio ambiente e ainda também por tratar em suas aulas sobre o tema utilizando instrumentos didáticos para fortalecer o aprendizado do aluno. Assim, tem-se registrado que o nível de compreensão e aplicação da biotecnologia ambiental entre professores do Cariri Ocidental foi maior em relação ao Oriental. Portanto, os dados gerados se configuraram como importantes subsídios para a implementação de estratégias que possam ampliar a aplicabilidade da biotecnologia ambiental nas escolas públicas do Cariri paraibano.Environmental biotechnology has expanded the applicability of strategies aimed at the conservation of natural resources, strengthening the goals that seek to implement sustainable development. The objective of this study was to evaluate the level of perception on environmental biotechnology among public school teachers in the Western and Eastern Cariri microregions of Paraíba. The work was developed in ten public high schools, being distributed five in the Western Cariri microregion and five located in the Eastern Cariri microregion, Paraíba state. Thus, the social actors of the research were teachers linked to these public schools and who were responsible for the curriculum components in the areas of biology, chemistry and geography, which were configured in relation to the axis of environmental biotechnology. The methods adopted were participant observation and the application of questionnaires and semi-structured interviews with the aid of a portable recorder and a diary for additional information. The teachers sampled in the Paraíba Western Cariri microregion had greater knowledge about environmental biotechnology and its techniques when compared to the teachers from the Eastern Cariri microregion. These results were related to the socioeconomic data of the social actors surveyed and also to the process of their formation regarding contact with biotechnology during their qualification and professional practice. In this sense, the Western Cariri excelled in using its tools more intensively to access information on biotechnology and the environment, as well as addressing in its classes on the subject using didactic tools to strengthen student learning. Thus, it has been reported that the level of understanding and application of environmental biotechnology among Western Cariri teachers was higher than in the Eastern. Therefore, the generated data are important subsidies for the implementation of strategies that can increase the applicability of environmental biotechnology in public schools of Cariri Paraibano.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLACERDA, Alecksandra Vieira de.LACERDA, A. V.http://lattes.cnpq.br/0681095036783163NUNES, Bruno Rafael Pereira.DORNELAS, Carina Seixas Maia.PIMENTEL, Aline Soares.2019-12-102020-02-07T12:08:01Z2020-02-072020-02-07T12:08:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengbiotecnologiaCDSA.2019.tccmon.pimentelhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627PIMENTEL, Aline Soares. A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano. 2019. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-29T21:11:45Zoai:localhost:riufcg/11627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-29T21:11:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.
Teachers' perception of environmental biotechnology in public schools in the cariri of Paraíba.
title A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.
spellingShingle A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.
PIMENTEL, Aline Soares.
Educação do ambiental
Atores sociais
Princípios biotecnológicos.
Unidades escolares
Biotecnologia ambiental
Environmental education
Social actors
Biotechnological principles.
School units
Environmental biotechnology
title_short A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.
title_full A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.
title_fullStr A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.
title_full_unstemmed A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.
title_sort A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano.
author PIMENTEL, Aline Soares.
author_facet PIMENTEL, Aline Soares.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LACERDA, Alecksandra Vieira de.
LACERDA, A. V.
http://lattes.cnpq.br/0681095036783163
NUNES, Bruno Rafael Pereira.
DORNELAS, Carina Seixas Maia.
dc.contributor.author.fl_str_mv PIMENTEL, Aline Soares.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do ambiental
Atores sociais
Princípios biotecnológicos.
Unidades escolares
Biotecnologia ambiental
Environmental education
Social actors
Biotechnological principles.
School units
Environmental biotechnology
topic Educação do ambiental
Atores sociais
Princípios biotecnológicos.
Unidades escolares
Biotecnologia ambiental
Environmental education
Social actors
Biotechnological principles.
School units
Environmental biotechnology
description A biotecnologia ambiental tem ampliado a aplicabilidade de estratégias voltadas para a conservação dos recursos naturais, fortalecendo as metas que buscam implementar o desenvolvimento sustentável. Objetivou-se com este trabalho avaliar o nível de percepção sobre biotecnologia ambiental entre professores de escolas públicas das microrregiões do Cariri Ocidental e Oriental da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido em dez escolas públicas de ensino médio, sendo distribuídas em cinco na microrregião do Cariri Ocidental e cinco localizadas na microrregião do Cariri Oriental, no estado da Paraíba. Assim, os atores sociais da pesquisa foram professores vinculados as referidas escolas públicas e que eram responsáveis pelos componentes curriculares nas áreas de biologia, química e geografia, os quais se configuraram com relação ao eixo da biotecnologia ambiental. Os métodos adotados foram a observação participante e a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com auxílio de um gravador portátil e um diário para informações adicionais. Os professores amostrados na microrregião do Cariri Ocidental da Paraíba detiveram maior conhecimento sobre a biotecnologia ambiental e suas técnicas, quando comparado aos professores da microrregião do Cariri Oriental. Essas resultantes tiveram relação com os dados socioeconômico dos atores sociais pesquisados e ainda com o processo de formação dos mesmos no que se refere ao contato com a biotecnologia durante a sua qualificação e exercício profissional. Nesse sentido, o Cariri Ocidental se sobressaiu ao utilizar mais intensamente as ferramentas para acessar informações sobre biotecnologia e meio ambiente e ainda também por tratar em suas aulas sobre o tema utilizando instrumentos didáticos para fortalecer o aprendizado do aluno. Assim, tem-se registrado que o nível de compreensão e aplicação da biotecnologia ambiental entre professores do Cariri Ocidental foi maior em relação ao Oriental. Portanto, os dados gerados se configuraram como importantes subsídios para a implementação de estratégias que possam ampliar a aplicabilidade da biotecnologia ambiental nas escolas públicas do Cariri paraibano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2020-02-07T12:08:01Z
2020-02-07
2020-02-07T12:08:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursoengbiotecnologiaCDSA.2019.tccmon.pimentel
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627
PIMENTEL, Aline Soares. A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano. 2019. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627
url https://dx.doi.org/10.52446/cursoengbiotecnologiaCDSA.2019.tccmon.pimentel
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627
identifier_str_mv PIMENTEL, Aline Soares. A percepção dos professores sobre biotecnologia ambiental em escolas públicas no cariri paraibano. 2019. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744434446729216